EMBRAPII

Avaliadores Externos Atestam Maturidade Operacional da Unidade EMBRAPII IFTM Soluções Agroalimentares

Avaliação aconteceu no período de 24 a 26 de outubro de 2023.
Publicado em 30/10/2023 12:00 Atualizado em 10/11/2023 10:11
Equipe da Embrapii recebe avaliadores externos
Crédito: Embrapii

Em 20 de novembro de 2020, a parceria entre a EMBRAPII e o IFTM deu origem à Unidade EMBRAPII Soluções Agroalimentares, gerenciada pelo Polo de Inovação do IFTM. Desde então, a Unidade estabeleceu contratos que ultrapassam R$5,4 milhões, realizando projetos de inovação com treze empresas industriais de diversas regiões brasileiras e beneficiando no período mais de cem bolsistas pesquisadores e estudantes do IFTM.

Para o processo de recredenciamento no ciclo 2024 a 2026, período em que se prevê a contratação de mais R$ 10 milhões em projetos, a Unidade EMBRAPII IFTM teve a desafiadora tarefa de demonstrar sua maturidade operacional. Segundo a EMBRAPII, tal maturidade é essencial para a continuidade dos trabalhos das unidades credenciadas e é refletida na capacidade da gestão em estabelecer padrões, executar, monitorar e otimizar uma ampla variedade de processos.

Alguns exemplos de processos envolvem os métodos para prospecção e negociação de projetos inovadores, a gestão e a execução eficaz das pesquisas, a gestão estratégica do portfólio, a capacidade de formar bolsistas com habilidades comportamentais, o gerenciamento da propriedade intelectual que resulta dos projetos, além da comunicação interna e externa.

Como parte da avaliação, entre os dias 24 e 26 de outubro de 2023, a Unidade EMBRAPII Soluções Agroalimentares recebeu os auditores externos Álvaro José Abackerli e Vanessa Vargas. Álvaro é Gerente de Acompanhamento Técnico de Grupos de Pesquisa da EMBRAPII e já atuou como Diretor de Operações e Negócios do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, sendo reconhecido como umas das maiores autoridades em inovação do país.

O foco principal desta visita foi o entendimento in-loco dos processos avaliados, baseado em evidências concretas de sua execução, controle e melhoria. Isso não apenas permitiu ajustar os resultados da 2ª Avaliação realizada com base em arquivos enviados digitalmente, mas também ofereceu uma oportunidade valiosa de diálogo com a equipe da Unidade EMBRAPII Soluções Agroalimentares. A colaboração entre os visitantes e a equipe local visava identificar oportunidades de aprimoramento e promover melhorias nos processos.

Cabe ressaltar que desde o credenciamento da Unidade EMBRAPII IFTM a equipe de gestão tem se preparado para esta avaliação, revisando periodicamente todos seus processos e mecanismos de controle. Inclusive realizando diversas visitas às unidades de referência, no sentido de entender como as melhores práticas de gestão podem ser adaptadas e incorporadas no funcionamento da Unidade.

Apesar de diversos apontamentos sobre melhorias, a avaliação preliminar realizada pelos auditores externos demonstrou que os processos da Unidade estão consolidados e se encontram em um nível satisfatório de controle, com média superior a maioria das unidades de outras Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICT) credenciadas no período.

A equipe do Polo de Inovação do IFTM segue empenhada na melhoria contínua de seus processos e projeta que no próximo ciclo será possível não apenas ampliar sua atuação, mas elevar cada vez a qualidade dos serviços prestados a comunidade do IFTM e às empresas industriais brasileiras.