Estudantes do IFTM Campus Ituiutaba se destacam em Maratona de Inovação com soluções para sustentabilidade
Aproximadamente 350 estudantes do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Ituiutaba participaram, nesta segunda e terça-feira, dias 12 e 13 de agosto, de um dos principais eventos de inovação do país: o “Arte de Inovar com Maratona de Inovação”. Esse projeto combina arte, cultura, educação e economia criativa, por meio de uma iniciativa da Loa Produções Culturais em parceria com o Ministério da Cultura e com patrocínio da BP Bunge Bioenergia.
Com uma metodologia própria, inspirada nas melhores práticas da Agência Espacial Americana (NASA) e do Google, envolvendo pela primeira vez no Brasil teatro, oficinas e dinâmicas de inovação, o evento ofereceu toda a estrutura necessária para que os estudantes desenvolvessem soluções criativas e inovadoras com foco na temática da sustentabilidade.
No primeiro dia, os participantes assistiram ao espetáculo teatral Água à Vista, que aborda os desafios da preservação do meio ambiente em um planeta com escassez de recursos hídricos. “O espetáculo teatral tem o objetivo de estimular a criatividade e incentivar o pensamento crítico dos jovens por meio da arte e da cultura, de maneira coletiva e em prol da educação e do meio ambiente”, destaca a coordenadora geral do evento, Andreia Nunes. “O evento foi um sucesso, com ideias muito criativas, e atuou como um verdadeiro agente de transformação na formação desses estudantes em prol do futuro do planeta”, comemorou.
No segundo dia, os estudantes foram divididos em grupos e participaram de atividades com o apoio de mentores, além de terem suas propostas avaliadas por uma banca de jurados. Na primeira sessão, os estudantes, organizados em equipes, apresentaram nove soluções para desafios locais.
Problemas como a falta de água e queimadas serviram como ponto de partida para o desenvolvimento dos projetos. “Também tivemos ideias envolvendo o uso de energias renováveis, que demonstram a consciência e preocupação dos jovens com o futuro do planeta”, destacou o coordenador de Inovação e facilitador, Wellington Sacheti.
Para a estudante Ana Beatriz Paes Lemes, a metodologia e a forma de abordagem do evento facilitaram a compreensão dos problemas e contribuíram para a criação de novas soluções. “Geralmente esses problemas são apresentados aos adolescentes de maneira muito séria e com um peso muito grande. O evento trouxe uma maneira muito interessante de explicar para a gente (os problemas ambientais) e nos ajudou a entender e a participar mais desse processo de uma maneira mais divertida”, disse.
Na parte da tarde, outros dez projetos foram apresentados, como o da estudante Jeovanna Dantas, que propôs uma rede de apoio e de informações que contribuem para a coleta de lixo. “Pensamos em formas de evitar o desperdício com a reutilização, de modo que pudesse ainda trazer ganhos para as famílias através da reciclagem”, explicou.
“Tivemos ideias que realmente se destacaram, como a proposta de eliminar lixões próximos ao campus com o plantio de girassol, melhorando o meio ambiente e gerando óleo e insumos para uso ou venda na escola. Estão todos de parabéns!”, concluiu Sacheti.
O evento Arte de Inovar com Maratona de Inovação foi pensado para proporcionar aos participantes uma experiência gamificada que inclui os ODS da ONU e o desenvolvimento das habilidades do futuro. Por meio de metodologias ativas e ferramentas de inteligências múltiplas, a expectativa é atender mais de 3.500 estudantes de cinco estados em 2024.
Confira os vencedores:
No Arte de Inovar com Maratona de Inovação em Ituiutaba, um júri avaliou as propostas e premiou as melhores soluções. Em primeiro lugar, ficou a equipe Celestial com o aplicativo Denúncia Limpa, que alerta sobre problemas de saneamento. O segundo lugar foi para a equipe Ciclo Verde, com a plataforma Do Lixo ao Luxo, que conecta resíduos a compostadores locais. A equipe Serie B ficou em terceiro com BioAlerta, que monitora resíduos e promove o reflorestamento.
Na segunda etapa, a equipe Trash venceu com Cash Trash, que incentiva o descarte correto de resíduos sólidos. O segundo lugar foi para a equipe EletroCats com VAILL-E, e o terceiro lugar foi para a equipe FusãoEletroquímico com EcoCiclo.
Notícias relacionadas
- Vem aí o “Universo IFTM”, uma união dos eventos de ensino, pesquisa, inovação e extensão
- Pesquisadora do IFTM Campus Uberaba apresenta avanços em óleos essenciais em Conferência Internacional de Avicultura
- IFTM Campus Ituiutaba se destaca na premiação do 1º Desafio de Inovação NIT/IFTM e Granto Seguros
- Unidade EMBRAPII IFTM Soluções Agroalimentares completa seu segundo ano de atuação com mais de R$3,9 milhões em projetos contratados
- Desafio Inspira Tech prorroga as inscrições até 31 de maio
- Polo de Inovação do IFTM e SEBRAE iniciam Programa de Desenvolvimento de Soft Skills