Maratona de Inovação

Estudantes do IFTM Campus Ituiutaba se destacam em Maratona de Inovação com soluções para sustentabilidade

Estudantes participaram de oficinas e dinâmicas com a temática sustentabilidade e apresentaram soluções criativas e inovadoras em evento de inovação pioneiro no Brasil.
Publicado em 22/08/2024 10:00 Atualizado em 22/08/2024 11:19
Várias fotografias do evento. Na primeira estão os estudantes e a equipe de teatro. Na segunda o reitor e o diretor-geral recebem a placa por realizar a maratona no IFTM Campus Ituiutaba; Na terceira os alunos estão sentados realizando a atividade da maratona. Na quarta os estudantes vencedores da primeira etapa estão com os certificados na mão. Na quinta a bandeira da Maratona de Inovação assinada pela estudante Kellyn Faria, que escreveu IFTM. Na sétima os estudantes vencedores da segunda etapa juntamente com o assessor da SicoobPontal Alexandre Vilarinho. Na sétima os estudantes estão participando da maratona. Na oitava, os estudantes e o teatro estão de frente a foto enquanto a platéia no fundo levantam as mãos. E na última foto estudantes mostrando o certificado e o troféu.
Crédito: Comunicação Social do Campus Ituiutaba

Aproximadamente 350 estudantes do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Ituiutaba participaram, nesta segunda e terça-feira, dias 12 e 13 de agosto, de um dos principais eventos de inovação do país: o “Arte de Inovar com Maratona de Inovação”. Esse projeto combina arte, cultura, educação e economia criativa, por meio de uma iniciativa da Loa Produções Culturais em parceria com o Ministério da Cultura e com patrocínio da BP Bunge Bioenergia.

Com uma metodologia própria, inspirada nas melhores práticas da Agência Espacial Americana (NASA) e do Google, envolvendo pela primeira vez no Brasil teatro, oficinas e dinâmicas de inovação, o evento ofereceu toda a estrutura necessária para que os estudantes desenvolvessem soluções criativas e inovadoras com foco na temática da sustentabilidade.

No primeiro dia, os participantes assistiram ao espetáculo teatral Água à Vista, que aborda os desafios da preservação do meio ambiente em um planeta com escassez de recursos hídricos. “O espetáculo teatral tem o objetivo de estimular a criatividade e incentivar o pensamento crítico dos jovens por meio da arte e da cultura, de maneira coletiva e em prol da educação e do meio ambiente”, destaca a coordenadora geral do evento, Andreia Nunes. “O evento foi um sucesso, com ideias muito criativas, e atuou como um verdadeiro agente de transformação na formação desses estudantes em prol do futuro do planeta”, comemorou.

No segundo dia, os estudantes foram divididos em grupos e participaram de atividades com o apoio de mentores, além de terem suas propostas avaliadas por uma banca de jurados. Na primeira sessão, os estudantes, organizados em equipes, apresentaram nove soluções para desafios locais.

Problemas como a falta de água e queimadas serviram como ponto de partida para o desenvolvimento dos projetos. “Também tivemos ideias envolvendo o uso de energias renováveis, que demonstram a consciência e preocupação dos jovens com o futuro do planeta”, destacou o coordenador de Inovação e facilitador, Wellington Sacheti.

Para a estudante Ana Beatriz Paes Lemes, a metodologia e a forma de abordagem do evento facilitaram a compreensão dos problemas e contribuíram para a criação de novas soluções. “Geralmente esses problemas são apresentados aos adolescentes de maneira muito séria e com um peso muito grande. O evento trouxe uma maneira muito interessante de explicar para a gente (os problemas ambientais) e nos ajudou a entender e a participar mais desse processo de uma maneira mais divertida”, disse.

Na parte da tarde, outros dez projetos foram apresentados, como o da estudante Jeovanna Dantas, que propôs uma rede de apoio e de informações que contribuem para a coleta de lixo. “Pensamos em formas de evitar o desperdício com a reutilização, de modo que pudesse ainda trazer ganhos para as famílias através da reciclagem”, explicou.

“Tivemos ideias que realmente se destacaram, como a proposta de eliminar lixões próximos ao campus com o plantio de girassol, melhorando o meio ambiente e gerando óleo e insumos para uso ou venda na escola. Estão todos de parabéns!”, concluiu Sacheti.

O evento Arte de Inovar com Maratona de Inovação foi pensado para proporcionar aos participantes uma experiência gamificada que inclui os ODS da ONU e o desenvolvimento das habilidades do futuro. Por meio de metodologias ativas e ferramentas de inteligências múltiplas, a expectativa é atender mais de 3.500 estudantes de cinco estados em 2024.

Confira os vencedores:

No Arte de Inovar com Maratona de Inovação em Ituiutaba, um júri avaliou as propostas e premiou as melhores soluções. Em primeiro lugar, ficou a equipe Celestial com o aplicativo Denúncia Limpa, que alerta sobre problemas de saneamento. O segundo lugar foi para a equipe Ciclo Verde, com a plataforma Do Lixo ao Luxo, que conecta resíduos a compostadores locais. A equipe Serie B ficou em terceiro com BioAlerta, que monitora resíduos e promove o reflorestamento.

Na segunda etapa, a equipe Trash venceu com Cash Trash, que incentiva o descarte correto de resíduos sólidos. O segundo lugar foi para a equipe EletroCats com VAILL-E, e o terceiro lugar foi para a equipe FusãoEletroquímico com EcoCiclo.