INOVAÇÃO

IFTM é selecionado para a Trilha Nacional de Pré-incubação Brasil Inovador

Iniciativa da SETEC/MEC visa transformar projetos acadêmicos em novos negócios
Publicado em 10/11/2025 11:35 Atualizado em 10/11/2025 11:36
Compartilhe:
Compartilhe:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) alcançou uma importante conquista ao ser classificado no Edital Nº 27/2025 e integrar a Trilha Nacional de Pré-incubação Brasil Inovador. O resultado final da homologação foi divulgado na última segunda-feira, 03 de novembro de 2025, confirmando o IFTM entre as 15 instituições selecionadas em todo o país.

A Trilha Nacional é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), contando com o apoio técnico e operacional do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), através do projeto Assitec Inova. O principal objetivo é fortalecer o ecossistema de inovação na Rede Federal e nas Redes Estaduais de Educação, estimulando o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico regional.

Capacitação e apoio a novos negócios

A participação do IFTM no programa se dará em duas etapas principais. Primeiramente, a equipe gestora de inovação da instituição passará por uma capacitação na metodologia da “Trilha Brasil Inovador”.

Em seguida, o IFTM deverá aplicar essa metodologia localmente, selecionando e pré-incubando, no mínimo, 10 projetos desenvolvidos por estudantes e servidores que apresentem potencial de criação de novos negócios (startups). As atividades de capacitação e pré-incubação ocorrerão nas próprias dependências da instituição.

O projeto local classificado em 1º lugar na seleção interna do IFTM terá a chance de representar o Instituto na Banca Nacional, onde serão premiados os três melhores projetos do país.

Visão do IFTM

Para Rodrigo Rossi, Coordenador Geral de Inovação e Empreendedorismo do IFTM, a aprovação é um marco: “a aprovação marca mais um avanço da Coordenação-Geral de Inovação e Empreendedorismo da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPI), que vem ampliando suas ações para incentivar o empreendedorismo no IFTM e capacitar servidores a atuarem no fortalecimento da incubadora de empresas Mobius.”

A seleção reforça o compromisso da PROPI em ampliar as ações de fomento ao empreendedorismo e capacitar seus servidores para atuar no fortalecimento de sua incubadora de empresas.

Compartilhe:

Notícias relacionadas