Visita Técnica

Estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFTM Campus Uberaba participarão do Festival Nacional de Matemática, que acontece no Rio de Janeiro, de 5 a 7 de setembro

Acompanhados de professores, os alunos partem de Uberaba no dia 4 de setembro. O Museu do Amanhã será um dos locais visitados pelo grupo
Publicado em 22/08/2024 14:08 Atualizado em 22/08/2024 14:14
Fotografia colorida de quatro pessoas, duas estudantes estão segurando um certificado.
Crédito: Cristielle Bizinoto

O IFTM Campus Uberaba está organizando uma viagem especial para os estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio de Administração, Agropecuária, Alimentos, Meio Ambiente e Química. Acompanhados pelos professores José Henrique Bizinoto, Cristielle Sousa Bizinoto, Mauro Junio Prado e Airton Monte Serrat Borin Junior, os alunos participarão do Festival Nacional de Matemática, que acontece de 5 a 7 de setembro, no Rio de Janeiro/RJ .

“O Festival foi criado para promover a disseminação da matemática para a população. Com isso, um grupo de professores do Campus Uberaba, como forma de aprofundamento das técnicas de conhecimento em matemática, organizou a viagem com os alunos. Aproveitando o conceito de transdisciplinaridade, prepararam um estudo de meio, inserindo no roteiro o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio (MAR) e o  Real Gabinete Português de Leitura”, explica uma das organizadoras, a professora Cristielle Bizinoto.

A delegação do Campus Uberaba será composta pelos 35 melhores alunos classificados na 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2024, além de 3 alunos que receberam menções honrosas na OBMEP de 2023 e 2 alunos que participaram da Maratona de Matemática na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em 2024.

O professor Mauro Junio Prado destaca a importância da viagem como uma experiência transdisciplinar: “Pretendemos aprofundar nos aspectos culturais, além de promover o aprofundamento da matemática junto aos nossos estudantes, e proporcionar uma experiência de uma visita técnica interestadual”.

Os alunos estão entusiasmados com a oportunidade. Cauã Costa, do curso técnico em química, comenta: “Eu estou muito animado para a viagem ao Rio de Janeiro, nunca fui lá. Estou muito ansioso para ir aos museus, principalmente no Festival de Matemática, e conhecer o IMPA. Sempre gostei muito de matemática e isso me fez ter mais facilidade na disciplina. Estudo bastante desde o início, fui monitor de matemática do IFTM Campus Uberaba em 2023, ganhei menção honrosa da OBMEP 2023, fui semifinalista, medalha de bronze, na maratona de matemática da UFTM/2024, passei para a segunda fase da OMIF 2023 e para a OBMEP 2024, e estou muito feliz de estar vendo o retorno. Hoje percebo quantas portas são abertas através do estudo e fico extremamente contente por ter seguido neste caminho”.

Nicolly Rosa, do curso técnico em agropecuária, expressou sua alegria: “Estou muito entusiasmada para a viagem ao Rio de Janeiro, pois sempre quis ir até essa cidade. Nicolly Estou muito ansiosa para ir ao Festival da Matemática e conhecer o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Desde pequena, amo a matemática. Por isso, sempre tive muita facilidade. Vejo o retorno de todo meu esforço e amo mais ainda a matemática”.

O professor Airton Monte Serrat Borin Junior também compartilhou suas expectativas: “Estou empolgado com a oportunidade de levar meus alunos para essa viagem educacional ao Rio de Janeiro. Participar de um evento de matemática é uma chance única de expandir os horizontes dos estudantes, oferecendo a eles a possibilidade de aprofundar seus conhecimentos, interagir com profissionais da área e vivenciar o aprendizado de forma prática e inspiradora. Espero que essa experiência ajude a despertar ainda mais o interesse deles pela matemática e os motive a explorar novos caminhos no campo das ciências exatas”.

O Festival de Matemática é organizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).