Conselho Superior

IFTM promove novas assembleias para preenchimento de vagas para suplentes no CONSUP

Assembleias acontecerão dia 13 de setembro em reuniões remotas.
Publicado em 09/09/2024 12:00 Atualizado em 11/09/2024 17:34
Processo eleitoral para vagas de suplente no Conselho Superior
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM

Na próxima sexta-feira, 13 de setembro, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) realizará assembleias remotas para preencher as vagas remanescentes de suplentes no Conselho Superior (CONSUP). As oportunidades são para o cargo de 3º Suplente Técnico-Administrativo em Educação (TAE) e 2º e 3º Suplentes para o segmento Docente e Discente.

Após duas tentativas anteriores, uma eleição regular e outra complementar, as vagas continuam em aberto, o que levou à convocação dessas novas assembleias.

Assembleia para Técnicos-Administrativos

A assembleia destinada aos servidores técnico-administrativos será às 15h30, com tolerância de 15 minutos para o início das deliberações. Poderão concorrer servidores dos campi Campina Verde, Uberlândia Centro, Uberaba Parque Tecnológico, Patos de Minas e Patrocínio. O encontro será exclusivamente online, na plataforma Google Meet, por meio do link.

Assembleia para Docentes

Para o segmento docente, a assembleia ocorrerá mais cedo, às 14h também com tolerância de 15 minutos. Podem se candidatar servidores dos campi Patos, Paracatu, Uberlândia Centro, Campina Verde e Ituiutaba. A reunião também será realizada de forma virtual, na mesma sala do Google Meet.

Assembleia para Discentes

Já para o segmento discente a assembleia ocorrerá no dia 13 de setembro, às 17h, também com tolerância de 15 minutos para o início das deliberações, de modo exclusivamente digital, na sala virtual, para votação de 2º e 3º suplente.

O Diretor de Relações Interinstitucionais do IFTM, Eduardo Jardel, esclarece que cada campus poderá eleger apenas um representante por segmento, conforme o Regimento Interno do CONSUP. "Entre titulares e suplentes, cada unidade do IFTM só pode ter um conselheiro empossado por segmento. Por isso, neste edital, não há vagas para os campi Patrocínio, Uberaba, Uberaba Parque Tecnológico e Uberlândia, que já estão representados", explica Jardel.

Impugnações e Esclarecimento

Os pedidos de esclarecimento ou impugnação do edital de convocação podem ser enviados até dois dias úteis antes das assembleias, pelo e-mail dri@iftm.edu.br. A impugnação deve ser formalizada por meio de petição, com a indicação dos fatos e fundamentos jurídicos.

Com essas ações, o IFTM busca garantir a representatividade adequada dos seus segmentos no CONSUP, o órgão máximo de deliberação da instituição.

Sobre a composição do CONSUP

O Conselho Superior do IFTM é composto por membros natos e por representantes titulares e suplentes de docentes, de servidores técnico-administrativos, de discentes, de diretores-gerais, de pró-reitores, de egressos da instituição, de entidades patronais, de entidade de trabalhadores, do setor público e de ex-reitores. Esses membros são escolhidos por seus pares, mediante eleição, para mandatos de 2 anos, permitida 1 (uma) reeleição para o período imediatamente subsequente.

As reuniões, ordinárias e extraordinárias, são presididas pelo (a) reitor (a) em exercício.

Mais informações na página do CONSUP.