Colégio de Dirigentes

8ª Reunião do Colégio de Dirigentes do IFTM discute inovação e metas institucionais

Reunião aconteceu nos dias 4 e 5 de setembro na Reitoria, em Uberaba. O encontro reuniu diretores-gerais dos campi para discutir temas estratégicos, como a expansão do Polo de Inovação, a pactuação das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a distribuição de recursos orçamentários.
Publicado em 10/09/2024 12:00 Atualizado em 13/09/2024 14:46
8ª Reunião do Colégio de Dirigentes do IFTM
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos

Nos dias 4 e 5 de setembro, a Reitoria do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), em Uberaba, sediou a 8ª reunião do Colégio de Dirigentes (Codir). O encontro reuniu diretores-gerais dos campi para debater temas estratégicos para o desenvolvimento da instituição.

Um dos principais destaques foi a apresentação do Polo de Inovação do IFTM, Unidade EMBRAPII Soluções Agroalimentares, aos diretores-gerais. Localizado no Campus Uberaba, o polo tem planos de expandir parcerias para outros campi. “A proposta de realizar visitas às unidades do IFTM para apresentar o trabalho do polo e as oportunidades de participação em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) foi muito bem recebida pelos diretores”, afirmou Fernanda Jardim, Diretora-Geral do Polo de Inovação. Ela ressaltou o compromisso firmado durante o encontro de levar essas visitas a todas as unidades do IFTM. “Além dos projetos em andamento em Paracatu e Ituiutaba, esperamos firmar novas parcerias em outros campi”, acrescentou.

Outro tema debatido foi a pactuação das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a distribuição dos recursos excedentes oriundos de uma emenda parlamentar destinada ao IFTM pelo senador Rodrigo Pacheco. Para o reitor Marcelo Ponciano, o encontro reforçou a importância da Gestão Democrática, um dos valores fundamentais do Instituto. “É gratificante trabalhar com gestores comprometidos com os resultados e com a melhoria contínua dos campi e do IFTM como um todo”, destacou o reitor.

Durante a reunião, o presidente da Comissão Permanente de Processos Administrativos e Disciplinares (CPPAD), Daniel Trevisan, apresentou orientações sobre a conduta que as Direções-Gerais devem adotar ao receber denúncias ou informações relacionadas a comportamentos inadequados, como assédio ou conduta de natureza sexual. Também foram apresentadas os tipos de manifestações mais relevantes registradas pela Ouvidoria entre janeiro e agosto de 2024. Essas iniciativas integram o Programa de Integridade do IFTM, liderado pela Diretoria Executiva. Segundo Patrícia Lírio, Diretora Executiva do IFTM, a área tem como objetivo trazer temas como assédio para as reuniões com gestores, visando oferecer mais segurança na condução de casos delicados. "A Controladoria-Geral da União utiliza um modelo de maturidade em áreas como Ouvidoria, Corregedoria e Integridade, e um dos indicadores dessa maturidade é a frequência com que essas áreas se reúnem com os gestores da instituição. O IFTM está buscando construir esse modelo e enxergamos as reuniões do Colégio de Dirigentes como uma excelente oportunidade para avançar nesse sentido", destacou Patrícia.

Em janeiro de 2019, a Controladoria-Geral da União (CGU) publicou a Portaria nº 57/2019 (alterando a Portaria nº 1.089/2018), para regulamentar o Decreto nº 9.203/2017 e estabelecer procedimentos para estruturação, execução e monitoramento de programas de integridade em órgãos e entidades do Governo Federal.

Integração e fortalecimento da gestão

Além dos pontos debatidos, o Codir é também um momento de integração entre as diferentes unidades do IFTM. Realizado presencialmente, o encontro proporciona aos diretores-gerais a oportunidade de conhecer outras unidades do Instituto e compartilhar experiências.

Nos mesmos dias, ocorreram ainda o 1º Fórum de Gestão de Pessoas e o Encontro dos Coordenadores de Registro e Controle Acadêmico, iniciativas que reforçam a integração entre a gestão e os servidores.

Sobre o Codir

O Colégio de Dirigentes é uma instância colegiada que reúne a alta gestão do IFTM, composta pelos diretores-gerais dos campi, pró-reitores e o reitor do Instituto. As reuniões são realizadas mensalmente, alternando entre os formatos presencial e virtual.