Internacionalização

IFTM participa do Congresso Mundial de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da WFCP na Jamaica

Evento é um dos maiores da área de Educação Profissional e Tecnológica do mundo, ocorreu de 23 a 27 de setembro, na Jamaica, e contou com delegações de mais de 20 países, de cinco continentes do mundo.
Publicado em 03/10/2024 19:00 Atualizado em 04/10/2024 16:35
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Fotos 1 e 2: parcerias internacionais firmadas na Jamaica pelo IFTM. Foto 3: palestra proferida pelo Coordenador-geral de Centro de Idiomas e Relações Internacionais, Edilson Pimenta, durante o Congresso da WFCP. Foto 4: Livro
Fotos 1 e 2: parcerias internacionais firmadas na Jamaica pelo IFTM. Foto 3: palestra proferida pelo Coordenador-geral de Centro de Idiomas e Relações Internacionais, Edilson Pimenta, durante o Congresso da WFCP. Foto 4: Livro "Vozes da Internacionalização" ganha ouro no Prêmio de Excelência da WFCP
Crédito: Coordenação-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) alcançou um marco significativo no cenário acadêmico internacional ao participar do Congresso Mundial da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP), realizado entre 23 e 27 de setembro em Montego Bay, Jamaica. A instituição compôs a comitiva brasileira e consolidou sua presença em quatro frentes: firmou parcerias estratégicas com instituições jamaicanas, foi premiada internacionalmente e teve destaque com a palestra do professor Edilson Pimenta, único brasileiro a figurar entre os conferencistas.

O Congresso Mundial da WFCP

A primeira agenda do IFTM, na Jamaica, foi a efetiva participação do Congresso Mundial da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, sigla em inglês). O evento, que ocorreu em Montego Bay, Jamaica, de 23 a 27 de setembro, é considerado um dos maiores da área de Educação Profissional e Técnica do mundo. Nos dois primeiros dias, o reitor Marcelo Ponciano e o professor Edilson Pimenta puderam participar de um curso de lideranças internacionais, voltado para ampliação de atuação interinstitucional e para a consolidação de parcerias globais. Essa programação de formação continuada, prevista na programação do evento internacional, serviu de espaço fértil para ações de “Benchmarking” e de “Branding”. Por “Benchmarking”, na cena educacional internacional, compreende-se o processo de aperfeiçoamento por meio da avaliação de instituições de atuação em mesmo segmento que possuem indicadores de impacto. Já por “Branding”, compreende-se o trabalho de promover a marca institucional e torná-la estrategicamente mais conhecida.

Para avanços nessas duas vertentes, Benchmarking e Branding, os professores responsáveis pelo curso de liderança, Denise Amyot (canadense, que atua como consultora e coach internacional)  e Don Bureaux (prestigiado palestrante internacional, que exerce a função de presidente da Nova Scotia Community College, no Canadá, desde 2011) trabalharam diferentes conceitos contemporâneos de liderança e conduziram diferentes dinâmicas no grupo de líderes presente para aproximar estrategicamente os participantes, que eram de diferentes países.

Finalizados os dois primeiros dias, destinados ao “curso de lideranças”, o Congresso Mundial foi efetivamente iniciado ao grande público, sob o tema norteador dos trabalhos na edição 2024, qual seja “Empoderar, equipar e sobressair (“Empower, Equip, Excel”, em inglês).    

Sob a tônica da constituição de espaços acadêmicos que sejam atentos ao desenvolvimento de talentos e à sustentabilidade, que deve ser norteador imperativo institucional, a despeito de avanços tecnológicos inevitáveis, o congresso contou com a realização de conferências e painéis acerca de diversas questões inerentes ao Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

As palestras trataram de questões como motivação docente e estudantil; múltiplas inteligências; inteligência artificial; formação política e social; liderança; soft skills; ganhos e perdas de avanços tecnológicos; dentre outras.

Estiveram à frente dessas atividades conferencistas e palestrantes premiados e reconhecidos mundialmente. Também compuseram a programação autores de livros de alcance internacional. Nos painéis, foram destaque assuntos como a necessidade de atrelar o desenvolvimento institucional às metas de desenvolvimento sustentável previstos pela ONU; levantamento de recursos financeiros junto a multinacionais e a agências de fomento; Cyberseguranca; saúde mental discente e docente; educação indígena e de minorias; dentre inúmeros outros.

O Congresso Mundial da WFCP também é conhecido pela apresentação e premiação de cases de sucesso mundiais.

A premiação do Congresso Mundial da WFCP

Dentre as oito categorias de premiação previstas pela WFCP, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi anunciado como o vencedor do Prêmio de Excelência da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos na categoria “Cidadania Global”.

A premiação reconheceu o e-book “Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores(as) da Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, uma obra que documenta histórias reais de internacionalização vividas por alunos e servidores da Rede Federal ao longo dos últimos 15 anos. O IFTM foi uma das instituições protagonistas, tendo tido o prof. Edilson Pimenta como um dos nove organizadores da obra, e contribuindo com duas narrativas selecionadas para compor a obra, o que amplia a projeção internacional da instituição do Triângulo Mineiro. A obra foi publicada pela editora do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Dentre as 82 histórias contadas no livro, o IFTM participa da obra com duas narrativas: “CENID-IFTM: um Centro de Línguas cuja missão se confunde com a da Rede Federal há dez anos”, de Edilson Pimenta e “Dois intercambistas bolsistas do IFTM Campus Paracatu: o que aprendemos sobre Chile, Colômbia e o impacto de uma ação de internacionalização nas nossas vidas profissionais”, de Felipe Guimarães dos Santos, em coautoria com Gabriel Luiz de Jesus Ribeiro e Juliana Vilela Alves.

Para o professor Marcelo Ponciano, Reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), é um privilégio ter testemunhado o alcance que o IFTM e a Rede Federal obtiveram, por meio da publicação e da premiação de uma obra, que é um marco na internacionalização. Nas palavras do Reitor, “é uma oportunidade ímpar de apresentar alguns dos vários casos de sucesso do IFTM e da Rede Federal a diferentes instituições internacionais e, com isso, ampliar a possibilidade de construção de parcerias que beneficiem estudantes e servidores”.

O Brasil contou ainda com a premiação em duas outras categorias, “Desenvolvimento Profissional de Professores” e “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Ambas as premiações foram obtidas por iniciativas do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), que também contou com representantes na comitiva brasileira.

As parcerias internacionais firmadas na Jamaica pelo IFTM

Como extensão da agenda na Jamaica, a Coordenação-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais construiu, previamente, uma agenda paralela ao Congresso Mundial, em que estariam previstas visitas técnicas às instituições de Educação Básica, Técnica e Tecnológica da Jamaica para conhecimento das práticas locais e, também, para a análise da viabilidade de serem firmados acordos interinstitucionais entre as instituições Jamaicanas e o IFTM.

A comitiva do IFTM visitou duas unidades do Heart NSTA-Trust, College of Innovation and Technology, na Jamaica. O Heart College é conhecido por sua expertise em inovação e tecnologia aplicada à educação e tem como missão ampliar as oportunidades de trabalho por meio de cursos integrados ao Ensino Médio e Superior. A instituição, que foi fundada, em 1982 foi representada na visita pela Diretora-geral Georgette Shirley Dyer e pelo Diretor de Ensino Khalil Daubon. Em reunião posterior à visita, dada a semelhança evidenciada na atuação entre as duas instituições, o Reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, e o Coordenador-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM, Edilson Pimenta, compreenderam como estratégica a assinatura de uma carta de intenções com a instituição jamaicana, com vistas a pavimentar o fortalecimento do engajamento científico, tecnológico e social entre o IFTM e o Heart College, ao promover o intercâmbio de conhecimentos e soluções que impactem positivamente ambas as comunidades acadêmicas.

Ainda motivados pela possibilidade de ampliar as parcerias internacionais no Caribe, a Coordenação-geral do Centro de idiomas e Relações Internacionais do IFTM atuou na obtenção de agenda com a sra. Donna Powell, Diretora Executiva do Council of Community Colleges of Jamaica (CCCJ). A CCCJ é um órgão responsável por 27 instituições públicas na Jamaica e é compreendida como a instituição pública mais abrangente do Caribe. A sra. Donna Powell, apesar de estar muito envolvida com a organização do Congresso Mundial, cuja presidência estava a seu cargo, optou por conceder a agenda à comitiva do IFTM. As discussões empreendidas sobre atividades acadêmicas interinstitucionais, realizadas sob os princípios da reciprocidade e da cooperação conjunta, propiciaram a assinatura de uma carta de intenções, expedida pelo órgão jamaicano, para cooperar com o IFTM.  

A carta propõe a promoção da cooperação acadêmica internacional e possibilitará ações concretas como a criação de programas de intercâmbio de estudantes e docentes, além de projetos conjuntos de pesquisa científica e tecnológica. Além disso, por meio de parceria, poderão ser organizados eventos acadêmicos, como conferências, seminários e workshops, o que ampliará o alcance da produção acadêmica de ambas as instituições e incentivará a troca de conhecimentos e práticas pedagógicas.

O Prof. Edilson Pimenta compreendeu a possibilidade de firmar parcerias internacionais como estratégica para robustecer a atuação internacional do IFTM e, também, chancelar o IFTM como instituição brasileira estratégica para parcerias com instituições e órgãos internacionais.

A atuação de servidor do IFTM como palestrante do Congresso Mundial

A programação do Congresso Mundial de Educação Profissional da WFCP contou com 17 sessões de apresentação, o que abrangeu o total de 62 palestras. Conduziram essas palestras conferencistas da Austrália, China, Canadá, Jamaica, Inglaterra, México, Estados Unidos, Alemanha e Nova Zelândia. O único brasileiro a palestrar, entre esses 62 conferencistas, foi o prof. Edilson Pimenta, que é professor do IFTM e Coordenador-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM.

A apresentação se deu, a convite da organização do Congresso Mundial, na figura da sra. Donna Powell, Diretora Executiva da CCCJ e organizadora do Congresso Mundial e versou sobre estratégias de ensino-aprendizagem na Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Durante a apresentação, o prof. Edilson Pimenta narrou algumas das ações adotadas pelo IFTM durante a pandemia ocasionada pela COVID-19 e, também, apontou algumas das ferramentas contemporâneas que ele tem utilizado no processo ensino-aprendizagem, seja na forma presencial, seja na forma on-line.

Para Pimenta, mais do que uma experiência profissional marcante, que se tornou real depois de 27 anos de atuação como professor, trata-se de um reconhecimento das ações de internacionalização que o IFTM tem empreendido. Nas palavras do próprio professor: “mais do que uma representação pessoal, tratou-se de uma representação do IFTM”, destaca o prof. Edilson.

A apresentação foi acompanhada por dirigentes de diferentes países e serviu de espaço ainda para que aproximações estratégicas fossem feitas com as instituições cujos líderes encontravam-se presentes.

Depois da intensa agenda no exterior, tanto o Reitor do IFTM quanto o Coordenador-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais da instituição declararam sua satisfação em participar do Congresso Mundial da WFCP e reforçaram a importância de o IFTM estar presente nesses espaços internacionais de grande relevância. “O Congresso Mundial da WFCP é o maior espaço de troca de conhecimento e experiências exitosas da educação profissional global. É a cena ideal para quem busca fomentar parcerias e acordos com instituições que valorizam a bilateralidade das ações, como faz o IFTM”, concluíu Ponciano. 

 

 

 

 

 

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