Internacionalização

Professor do IFTM Campus Ituiutaba apresenta pesquisa em conferência internacional de Inteligência Artificial na Itália

A participação evidencia a visibilidade internacional da pesquisa desenvolvida no IFTM Campus Ituiutaba na área de Inteligência Artificial.
Publicado em 06/11/2025 15:00 Atualizado em 06/11/2025 15:06
Compartilhe:
Compartilhe:
Na imagem, o professor André está em pé ao lado de uma tela de projeção em uma sala de aula. Ele veste suéter cinza, calça azul e usa crachá. Na tela, aparece um slide com o título “Sophia Project: Enhancing Player Immersion with Intelligent Autonomous NPCs in 2D RPGs”. Ao lado do título, há uma ilustração em estilo de jogo 2D, com uma personagem acenando e a frase “Thank you and goodbye”.
Na imagem, o professor André está em pé ao lado de uma tela de projeção em uma sala de aula. Ele veste suéter cinza, calça azul e usa crachá. Na tela, aparece um slide com o título “Sophia Project: Enhancing Player Immersion with Intelligent Autonomous NPCs in 2D RPGs”. Ao lado do título, há uma ilustração em estilo de jogo 2D, com uma personagem acenando e a frase “Thank you and goodbye”.
Crédito: Professor André

O professor André Luiz França Batista, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Ituiutaba, participou entre os dias 25 e 30 de outubro de 2025 do ECAI 2025 – European Conference on Artificial Intelligence, realizado em Bolonha, na Itália. Considerado um dos mais importantes eventos internacionais da área, o encontro reúne pesquisadores, profissionais e instituições de diversos países para discutir avanços recentes em Inteligência Artificial (IA).

Durante o evento, o professor apresentou presencialmente o trabalho “Sophia Project: Enhancing Player Immersion with Intelligent Autonomous NPCs in 2D RPGs” no Workshop on AI for Human-Game Interaction (AI4HGI), atividade integrante da programação oficial do ECAI 2025. O estudo aborda o desenvolvimento de NPCs (Personagens Não Jogadores) autônomos e inteligentes para jogos de RPG em 2D, capazes de demonstrar comportamentos dinâmicos, expressividade emocional e interação adaptativa com os jogadores.

A pesquisa utiliza técnicas de aprendizado de máquina e modelagem cognitiva para criar experiências de jogo mais imersivas e realistas, contribuindo para novas possibilidades no design de jogos destinados ao entretenimento, à educação e à simulação interativa.

Segundo o professor André, participar do ECAI representa um marco acadêmico e institucional.

“Participar de um evento desse porte permite que nossa pesquisa ganhe visibilidade internacional, promove novas parcerias e reforça que o IFTM está inserido nas discussões mais atuais sobre IA e desenvolvimento de jogos”, destaca.

A presença do IFTM Campus Ituiutaba no ECAI reforça o compromisso da instituição com a pesquisa aplicada, inovação tecnológica e formação de profissionais para áreas emergentes, fortalecendo o campus como referência em ciência de dados, inteligência artificial e desenvolvimento de games.

 

Conheça mais sobre:

ECAI 2025 – European Conference on Artificial Intelligence

Workshop on AI for Human-Game Interaction (AI4HGI)

Compartilhe:

Notícias relacionadas