ENADE

Curso de Tecnologia em Processos Químicos do IFTM Campus Ituiutaba recebe nota 4 em avaliação do MEC

Nos dias 2, 3 e 4 de outubro, o Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos foi avaliado pelo MEC e manteve a nota 4. Esse resultado reflete o compromisso da instituição com a qualidade do ensino público
Publicado em 16/10/2024 16:28 Atualizado em 17/10/2024 15:29
Fotomontagem com três fotos. Na primeira foto, localizada à esquerda, estão Janayna, Dayane, Sabrina e Edneia sorrindo ao lado de um banner do IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro). Na segunda foto, localizada acima, à esquerda, Professoras Dayane, Sabrina e Mayra estão em uma apresentação, com vários produtos químicos à frente, e um banner ao fundo com o título "Tecnologia em Processos Químicos". Na terceira foto, à direita abaixo, aparecem vários estudantes e servidores segurando garrafas em suas mãos, a frente de um quadro branco.
Crédito: Coordenadora do curso Processos Químicos.

Nos dias 2, 3 e 4 de outubro, o Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos do IFTM Campus Ituiutaba passou pela avaliação do Ministério da Educação (MEC), como parte do processo de renovação de reconhecimento do curso. Esse procedimento é fundamental para garantir que as instituições de ensino superior mantenham um padrão elevado de qualidade em suas ofertas. Pela segunda vez, o curso conquistou a nota 4, em uma escala que vai até 5, demonstrando a solidez e o comprometimento da instituição com a excelência educacional.

Essa conquista reflete o trabalho árduo de toda a equipe envolvida, docentes, técnicos-administrativos e colaboradores, que se dedicam para garantir que o curso continue a atender aos padrões de qualidade exigidos pelo MEC. Além disso, esse resultado reforça o compromisso do IFTM com a oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade.

A coordenadora do curso, professora Sabrina Dias Ribeiro, destacou a importância desse resultado para o campus: “Liderar o processo de avaliação foi um dos maiores desafios da minha carreira como docente. Essa vitória é resultado da dedicação de todos os envolvidos. Sou profundamente grata a todos os servidores que colaboraram direta ou indiretamente, e a todos que nos apoiaram com palavras de encorajamento ao longo do processo”.

A avaliação do MEC levou em consideração fatores como a organização didático-pedagógica, a qualificação do corpo docente, a infraestrutura do curso e o impacto do ensino na formação dos discentes. Manter a nota 4 é uma confirmação de que o curso está no caminho certo, formando profissionais preparados para o mercado de trabalho e contribuindo positivamente para o desenvolvimento da sociedade.

O IFTM Campus Ituiutaba se mantém comprometido em aprimorar suas ofertas acadêmicas e promover uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Apresentação

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

O Ciclo Avaliativo do Enade determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. As áreas de conhecimento para os cursos de bacharelado e licenciatura derivam da tabela de áreas do conhecimento divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já os eixos tecnológicos são baseados no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), do Ministério da Educação.

Enade — Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep (www.gov.br)