Editora IFTM publica edital para submissão de obras originais para publicação gratuita em 2025
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM - Ana Clara Santos Costa
Com o objetivo de contribuir com a produção e a disseminação do conhecimento nas mais diversas áreas e, também, com a democratização do acesso e apoio institucional para publicações de livros, a Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) está com edital aberto para submissão de obras para publicação de forma gratuita.
Serão selecionadas obras originais e inéditas, de autoria individual ou coletiva, as quais serão submetidas à avaliação e à aprovação do Conselho Editorial da Editora IFTM.
Interessados devem submeter o material e a documentação necessária, segundo orientações do item 4 do edital, de 10 de abril a 31 de outubro de 2025, pelo módulo DOCS do Virtual IF, sendo que a submissão precisa ser feita pelo(a) autor(a) ou organizador(a) do livro.
Em caso de aprovação na seleção, a obra é publicada em formato digital com acesso pela página da Editora IFTM, no site do Instituto.
Pré-requisitos para submissão
A autoria da obra poderá ser individual ou coletiva, mas pelo menos um dos autores deve pertencer ao quadro de servidores efetivos do IFTM e os coautores poderão ser da comunidade externa.
As obras deverão, obrigatoriamente, estar inseridas em uma das linhas editoriais publicadas pela Editora IFTM, que são:
Técnico-Científica: obras de divulgação de conhecimentos científicos, técnicos e tecnológicos que não tenham caráter precipuamente didático;
Apoio Didático-Pedagógico: obras voltadas para o suporte às diversas práticas pedagógicas desenvolvidas nos ambientes de educação formal e informal, sobretudo às ações de ensino, pesquisa e extensão;
Artístico-Literária: obras centradas no universo das artes em suas diversas linguagens e demais manifestações socioculturais.
Além disso, dentro de cada linha editorial, o formato do livro deve atender ao disposto no Regimento Interno da Editora IFTM, no artigo 26. O Manual de Redação e Estilo do IFTM também deve ser observado.
A obra inscrita para o processo seletivo deve ter escrita original e inédita, ser redigida em língua portuguesa e ter no mínimo 50 e no máximo 150 páginas, se for apresentada em formato A5, e no mínimo 50 e no máximo 100 páginas, se for apresentada em formato A4.
A revisão textual e a normalização do texto já devem ter sido realizadas antes da submissão do material, sendo que o responsável pela revisão deve atestar por escrito que a revisão foi feita para o livro. Imagens e figuras constantes na obra devem ser de autoria própria ou com direitos de uso cedidos para o autor ou autores ou ainda de domínio público.
Não serão aceitas propostas de reedição de livros e dissertações e teses na forma como foram apresentadas às bancas de defesas. Neste caso, para publicação, elas devem estar adequadas para o formato de obra e de acordo com as recomendações do edital e do Manual de Redação e Estilo do IFTM.
Obras que contenham capítulos ou partes já publicadas em revistas, periódicos e coletâneas ou que contiverem plágios ou autoplágios também não serão aceitas.
Etapas da seleção
A seleção é composta pelas seguintes etapas: análise dos documentos enviados pelo Virtual IF; análise preliminar feita pelo Conselho Editorial; verificação eletrônica de plágio pela Editora IFTM; análise preliminar das obras submetidas ao edital; e análise do mérito.
Resultados
O resultado de cada etapa será publicado na página da Editora IFTM de acordo com o cronograma apresentado no item 5 do edital da seleção. Após a publicação dos resultados e assinatura dos termos de cessão de direitos autorais, as obras recebidas pela Editora IFTM passam à etapa seguinte - editoração e diagramação, momento em que as obras entram em fila para publicação.
Mais informações, leia a íntegra do edital na página da Editora IFTM.