SUSTENTABILIDADE

Nova Política de Sustentabilidade busca integrar ações ambientais, sociais e econômicas no IFTM

Abrangente, documento define diretrizes para diversas frentes, de compra de materiais a gerência de resíduos nos campi
Publicado em 09/04/2025 11:30 Atualizado em 09/04/2025 11:39
Compartilhe:
Compartilhe:
Mosaico de fotografias coloridas de ações relacionadas a sustentabilidade praticadas nos campi do IFTM
Mosaico de fotografias coloridas de ações relacionadas a sustentabilidade praticadas nos campi do IFTM
Crédito: Comissões de comunicação dos campi Avançado Campina Verde, Patos de Minas e Uberaba Parque Tecnológico

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) deu um passo decisivo rumo a um futuro mais verde e responsável. Uma nova Política de Sustentabilidade, aprovada em dezembro do ano passado, promete mudar a rotina da instituição. O documento alinha ações em todas as unidades do IFTM, que vão desde a forma como se compra materiais e se gerencia o lixo nos campi, até a inclusão de temas ambientais nos cursos e incentivo a pesquisas com foco em soluções sustentáveis. A medida busca alinhar o IFTM às práticas mais modernas de gestão e às agendas globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

 “A definição de uma política institucional de sustentabilidade é uma conquista importante para o IFTM, como para qualquer organização, pois cria e estabelece um senso geral de orientação, fixando princípios e procedimentos que orientam as condutas dos membros e da gestão”, afirmou Humberto Minéu, coordenador de Sustentabilidade do IFTM.

A política prevê a instalação de comissões de coleta seletiva em todos os campi, assim como a publicação de editais específicos voltados para sustentabilidade nas modalidades de pesquisa, ensino e extensão, envolvendo a formação dos estudantes, o desenvolvimento de tecnologias e a relação com a sociedade. Outro ponto que chama atenção no documento é a criação de um programa de comunicação específica para ações de sustentabilidade, com o objetivo de sensibilizar a comunidade interna e externa para a adoção de práticas e atitudes sustentáveis.

A implementação, o aprimoramento e o monitoramento da política ficará a cargo de órgãos colegiados criados para esse fim, como Comitê de Sustentabilidade, coordenações nos campi com atribuições no âmbito da sustentabilidade já previstas no regimento interno das unidades, Núcleo de Educação Ambiental, Comissão Gestora do Plano Diretor de Logística Sustentável e Comissões de Coleta Seletiva.

Eixos de aplicação da política

A aplicação da política será organizada em três eixos: Eixa A - Administração e Infraestrutura; Eixo B - Ensino, Pesquisa e Extensão e Eixo C - Produção agropecuária. Essa divisão visa a otimização dos esforços e a melhoria na efetividade dos resultados.

Assim, ações como boas práticas administrativas, programas e projetos de eficiência energética, conformidade legal e regularização ambiental, execução dos planos de gestão de resíduos, ações de educação ambiental aos servidores e terceirizados, adoção de medidas de construções sustentáveis nas obras novas e no momento de reformas e adaptações, estão relacionadas ao Eixo A.

Já a promoção da educação ambiental nos projetos pedagógicos de cursos de nível médio, graduação, pós-graduação e Formação Inicial e Continuada (FIC), a utilização de critérios de sustentabilidade na avaliação de projetos, a estimulação de editais de pesquisa, inovação, ensino e extensão que tenham a sustentabilidade como tema central das propostas estão ligadas ao Eixo B.

A regularização ambiental da ocupação das áreas, mediante medidas de preservação e conservação ambiental, o desenvolvimento de tecnologias para maior eficiência do uso de recursos naturais, adoção de medidas para utilização de práticas agrícolas, de insumos, de agroquímicos, de agroecologia e de manejo sustentável que contribuam com a conservação do solo, da água e evitem a poluição ambiental, são pertinentes ao Eixo C.

A Política de Sustentabilidade pode ser consultada na página de sustentabilidade do IFTM.

Compartilhe:

Notícias relacionadas