Atividades acadêmicas

I Workshop do Mestrado Profissional em Produção Vegetal do IFTM Campus Uberaba promove integração e debate sobre saúde mental no ambiente acadêmico

Evento reuniu alunos e docentes para discutir estratégias de bem-estar psicológico, inovações e processos acadêmicos essenciais para o desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação
Publicado em 15/04/2025 18:22 Atualizado em 15/04/2025 18:34
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A imagem retrata um auditório. Várias pessoas sentadas em cadeiras verdes, voltadas para um orador que está em pé diante de um púlpito, conduzindo uma apresentação. Atrás do orador, há uma tela de projeção exibindo um fundo de área de trabalho com ícones, o que sugere que o conteúdo pode estar relacionado a temas tecnológicos ou educacionais. No ambiente, destacam-se também cortinas verdes nas janelas e iluminação fluorescente no teto
A imagem retrata um auditório. Várias pessoas sentadas em cadeiras verdes, voltadas para um orador que está em pé diante de um púlpito, conduzindo uma apresentação. Atrás do orador, há uma tela de projeção exibindo um fundo de área de trabalho com ícones, o que sugere que o conteúdo pode estar relacionado a temas tecnológicos ou educacionais. No ambiente, destacam-se também cortinas verdes nas janelas e iluminação fluorescente no teto
Crédito: Cláudia Vicente

Na manhã do dia 11 de abril de 2025, o IFTM Campus Uberaba sediou o I Workshop do Mestrado Profissional em Produção Vegetal. Promovido pela coordenação do Programa de Pós-Graduação, o evento teve como propósito acolher os novos discentes, promover momentos de integração e discutir temas essenciais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos participantes.

A abertura oficial ficou por conta do diretor-geral do campus, professor Bruno Pereira Garcês, que deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância da iniciativa. “Receber nossos novos alunos com um evento dessa natureza demonstra o compromisso institucional com uma formação completa, que vai além do conhecimento técnico e científico. É preciso, também, cuidar das pessoas que constroem essa ciência diariamente”, afirmou.

Logo após, a programação teve início com a oficina “Saúde mental no ambiente acadêmico”, conduzida pela psicóloga Sílvia Marina Pereira. O momento proporcionou uma reflexão sobre os desafios emocionais enfrentados na pós-graduação, como a pressão por resultados, os prazos apertados e a cobrança constante. A atividade ressaltou a necessidade de olhar com atenção para o bem-estar psicológico, promovendo o autocuidado e incentivando a busca por ajuda profissional quando necessário.

O professor Daniel Pena Pereira, reforçou a urgência de se tratar a saúde mental como pauta prioritária dentro do ambiente acadêmico. “Ver que os afastamentos por transtornos mentais dobraram em dez anos, chegando a 440 mil em 2024, é um alerta sério — e no ambiente acadêmico, sentimos isso de perto. No mestrado, tanto docentes quanto discentes enfrentam pressões constantes: produtividade, prazos e uma cobrança muitas vezes elevada. Isso afeta diretamente a saúde mental. Precisamos falar sobre isso com urgência, acolher mais, escutar mais e repensar nossas práticas. Um ambiente saudável é essencial para que a ciência avance com qualidade e humanidade”, destacou.

A programação seguiu com uma palestra ministrada pelo professor Welisson Marques, coordenador geral de pós-graduação sobre os Produtos Técnicos-Tecnológicos (PTTs), que são resultados práticos desenvolvidos ao longo do curso, como tecnologias, processos e aplicativos. A proposta foi esclarecer a importância desses produtos para o fortalecimento do programa e seu impacto direto na sociedade, especialmente no setor produtivo.

Para os estudantes, o Workshop foi mais que um momento de escuta — foi uma oportunidade real de aprendizado e conexão. Segundo o mestrando Daniel Abreu, a participação no primeiro workshop do Mestrado em Produção Vegetal do IFTM foi extremamente proveitosa. Ele destacou que o evento contribuiu para esclarecer a parceria entre discentes, docentes e instituição, além de reforçar a importância dos PTTs para o fortalecimento do programa e a construção das estratégias de pesquisa dos alunos.

“A segunda parte foi igualmente impactante. A palestra sobre como balancear vida pessoal, estudo e trabalho trouxe uma reflexão muito necessária sobre nossa saúde mental. Foi um momento importante para avaliarmos, de forma introspectiva, como estamos cuidando de nós mesmos para além do físico, e como podemos prevenir problemas sérios como burnout, ansiedade e depressão, que podem surgir ao longo dessa jornada exigente”, relatou Daniel.

“Saí do Workshop sentindo-me mais orientado em relação às expectativas acadêmicas e mais consciente sobre a importância do autocuidado para atingir meus objetivos no mestrado de forma saudável e produtiva. Foi, sem dúvida, uma excelente iniciativa do IFTM”, encerrou sua fala.

A mestranda Jessyca Brant avaliou positivamente o Workshop, destacando a relevância dos temas abordados para a formação dos pós-graduandos. Segundo ela, o professor Welisson Marques apresentou o conceito de PTTs, ressaltando seu caráter prático e o impacto direto que esses produtos exercem na sociedade e no setor rural. Jessyca também mencionou a fala da psicóloga Sílvia Marina Pereira, que tratou da importância da saúde mental e dos sinais que indicam a necessidade de procurar apoio profissional. Por fim, relatou que o professor Daniel Pena explicou o funcionamento da Coleta Capes e a importância do envio das informações acadêmicas e técnicas do programa para a avaliação e continuidade dos cursos de pós-graduação

“Como discentes novatos, nos sentimos acolhidos. Esse tipo de iniciativa foi essencial para aproximar a academia da prática. Parabenizo todos os envolvidos pela organização e agradeço, em nome de todos os meus colegas. Sem dúvida, ampliou a compreensão dos desafios e oportunidades”, finalizou.

Com uma proposta que uniu informação, acolhimento e diálogo, o I Workshop do Mestrado Profissional em Produção Vegetal reforçou o compromisso do IFTM Campus Uberaba com a formação integral de seus pós-graduandos — uma formação que valoriza o conhecimento, mas também reconhece a importância do cuidado com quem o produz

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