Qualificação e Conhecimento: IFTM encerra primeiras ações do Editora Capacita 2025 e anuncia continuação da programação
Crédito: Danilo Almeida - Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) concluiu com êxito as atividades do primeiro semestre de 2025 do Projeto Editora Capacita. A iniciativa, promovida pela Editora IFTM em parceria com seu Conselho Editorial e a Diretoria de Comunicação Social e Eventos (DCSE), tem como objetivo aprimorar a produção e a publicação científicas, oferecendo capacitação para a comunidade interna e externa do IFTM.
Ao longo do período, a programação contou com uma série de cursos e palestras virtuais que abordaram temas como redação acadêmica, processos de edição e estímulo à leitura.
A primeira atividade, em 28 de maio, foi a palestra "Entendendo o Qualis Livros", com Alexandre Delfino (Editora IFMG), que apresentou os critérios de avaliação da CAPES e orientações práticas para pesquisadores.
Em 05 de junho, Valtencir Zucolotto (USP) ministrou a palestra "A Escrita Científica de Alto Impacto", discutindo como a comunicação científica eficiente é fundamental para a formação de pesquisadores. Zucolotto destacou que “a escrita correta e eficiente de artigos científicos representa ainda uma grande barreira ao pleno desenvolvimento científico de muitos pesquisadores”.
Na sequência, em 10 de junho, Roberta Pereira Matos (IFNMG) conduziu a atividade "Produto Educacional: Da Ideia à Escrita do Produto", oferecendo orientações valiosas para a estruturação de propostas, especialmente em mestrados profissionais e pesquisas aplicadas.
A quarta formação, realizada em 26 de junho, foi a palestra "Preciso publicar meu artigo: como aumentar a chance que ele venha ser aceito?", com o Rudi Weiblen (UFSM), que detalhou a estrutura de um artigo e os erros mais comuns na redação científica.
Encerrando o semestre, em 03 de julho, Carla Regina Amorim dos Anjos Queiroz (IFTM) ministrou a oficina "Submissão de artigos e livros nas plataformas OJS e OMP", guiando os participantes pelas etapas de submissão nos sistemas utilizados pela Editora IFTM.
“O Projeto Editora Capacita vem contribuindo para o aprimoramento da qualidade do ensino, o fortalecimento das ações de ensino, pesquisa e extensão, além de estimular e encorajar os participantes à redação e submissão de propostas para publicação”, afirmou Ana Clara Costa, Diretora de Comunicação do IFTM, ressaltando a sintonia do projeto com as metas da instituição.
Para Mariângela Castejon, coordenadora da Editora IFTM, a iniciativa fortalece o papel da Editora na divulgação científica. “A Editora IFTM tem um papel primordial na produção intelectual e divulgação científica. Nesse ínterim, surge a Editora Capacita que oportuniza a qualificação da comunidade acadêmica”, destacou.
As gravações de todas as atividades estão disponíveis para acesso no canal oficial do IFTM no YouTube, reforçando o compromisso da instituição com a excelência e a democratização do conhecimento.
Participe das próximas atividades
O Projeto Editora Capacita continua no segundo semestre com novos temas relevantes, como o uso ético da Inteligência Artificial em Periódicos Científicos; Internacionalização no IFTM; Normas, avaliação e conduta ética na publicação científica e Divulgação científica nas redes sociais.
Para mais informações sobre o projeto e fazer sua inscrição nas próximas capacitações, acesse a página do Editora Capacita 2025.
Notícias relacionadas
- Prorrogadas inscrições para relatos de experiências exitosas da Redetec 2025
- Servidores e estudantes da Rede Federal têm acesso gratuito a evento sobre TICs em Brasília
- Ituiutaba se despede do JIF 2025 com emoção, sucesso e protagonismo estudantil
- IFTM lança projeto "Globaliza Aí" para fortalecer ações de internacionalização
- Da base ao pódio: Atletismo se destaca nos JIF IFTM 2025 com projetos de formação e inclusão
- Semana Nacional da EPT será em outubro