PPGET

Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do IFTM Campus Uberaba discute memória, identidade e cultura escolar

Palestra instiga reflexão sobre patrimônio educativo e os sentidos da história na formação profissional
Publicado em 10/07/2025 21:08 Atualizado em 10/07/2025 21:08
Compartilhe:
Compartilhe:
Três homens estão lado a lado, sorrindo, em frente a um quadro branco em ambiente de sala de aula. O homem à esquerda veste camiseta marrom e tem cabelo grisalho curto com barba. Ao centro, o homem de cabelos brancos e óculos usa camisa social com estampa  em tons de azul. O homem à direita, também de óculos, usa camisa listrada em bege e azul e tem cabelo castanho escuro. Todos estão em pé, um com o braço apoiado no ombro do outro, em pose de confraternização. Ao fundo, à esquerda da imagem, aparece parcialmente uma televisão ligada com parte de um slide azul visível na tela
Três homens estão lado a lado, sorrindo, em frente a um quadro branco em ambiente de sala de aula. O homem à esquerda veste camiseta marrom e tem cabelo grisalho curto com barba. Ao centro, o homem de cabelos brancos e óculos usa camisa social com estampa em tons de azul. O homem à direita, também de óculos, usa camisa listrada em bege e azul e tem cabelo castanho escuro. Todos estão em pé, um com o braço apoiado no ombro do outro, em pose de confraternização. Ao fundo, à esquerda da imagem, aparece parcialmente uma televisão ligada com parte de um slide azul visível na tela
Crédito: Juno Carneiro

O Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do IFTM Campus Uberaba promoveu, no dia 4 de julho, uma palestra com Juno Alexandre Vieira Carneiro, técnico em arquivo da unidade, mestre em Educação Tecnológica pela instituição e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação. A atividade abordou a temática do patrimônio educativo com base em sua pesquisa de doutorado intitulada "Por um inventário dos sentidos: o patrimônio educativo da Escola Agrotécnica Federal de Uberaba (1979-2002)".

A palestra foi destinada aos estudantes do curso de doutorado do PPGET e integrou as atividades das disciplinas Educação, Trabalho e Inovação Tecnológica, ministrada pelo professor Anderson Claytom Ferreira Brettas, e Seminários de Pesquisa II, sob coordenação do professor Otaviano José Pereira.

Durante o encontro, os participantes tiveram acesso a aspectos da memória institucional da antiga Escola Agrotécnica Federal de Uberaba (EAFU), a partir de depoimentos de docentes coletados na pesquisa. "O estudo trata do inventário dos sentidos da memória institucional do IFTM, com base no conceito de patrimônio educativo. Esse conceito abrange os processos de patrimonialização, que envolvem a seleção e atribuição de valores a objetos, lugares, práticas e saberes da cultura escolar, constituídos ao longo das experiências coletivas das instituições de ensino", explicou Juno.

O palestrante também destacou que a proposta busca difundir a ideia de construção do patrimônio educativo da EAFU por meio da elaboração de um inventário simbólico, com base nos significados coletivos atribuídos e compartilhados pelos protagonistas da história institucional.

Juno apresentou as condições socio-históricas do surgimento da EAFU no final da década de 1970, ressaltando permanências e transformações desde sua fundação como escola voltada à economia rural doméstica.

"A concepção de inventário no campo do patrimônio cultural foi discutida como uma ferramenta analítica importante para compreender os sentidos atribuídos às referências culturais relacionadas à EAFU", afirmou o pesquisador.

A atividade contribuiu para articular ensino, pesquisa e memória institucional, fortalecendo o papel da pós-graduação na valorização da história do IFTM Campus Uberaba.

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas