Campus Avançado Campina Verde expande sua atuação com oferta de novos cursos
Crédito: Comissão de Comunicação do Campus Avançado Campina Verde/ Aline Roldão
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Avançado Campina Verde deu um passo significativo em sua expansão na noite da última segunda-feira, 4 de agosto. Com a presença de autoridades locais e regionais, a instituição realizou no auditório do campus a aula inaugural de cinco novos cursos, marcando o início das atividades do turno noturno e o lançamento do seu primeiro curso superior, o de Tecnologia em Gestão do Agronegócio.
O evento, que simboliza a ampliação das oportunidades educacionais para a comunidade, teve como tema central a palestra “Superação, propósito e conhecimento: adaptar-se, evoluir e viver com sentido”, proferida pelo Professor Emerson Odilon Sandim. A fala buscou inspirar e motivar os novos estudantes a enfrentarem os desafios da jornada acadêmica, especialmente aqueles que conciliarão os estudos com o trabalho.
O diretor do Campus Avançado Campina Verde, Firmiano Alexandre dos Reis, ressaltou o significado histórico da noite. Em seu discurso, ele celebrou a concretização de um projeto que atende a uma demanda antiga da população. "Este evento é muito significativo por inaugurar a oferta de atividades no período noturno. Ou seja, nosso campus a partir de agora começa a funcionar também com aulas e cursos à noite, o que representa o nosso avanço e o crescimento. Estamos ampliando nossa oferta para o público de estudantes que já trabalham e que buscam capacitação e qualificação no tempo disponível. O destaque é a oferta inaugural do curso superior de Gestão do Agronegócio, o primeiro curso superior presencial da cidade. É um momento de grande orgulho para todos nós", afirmou o diretor.
O pró-reitor de Ensino, Flávio Caldeira, também destacou a relevância do momento: "Foi uma honra imensa participar da Aula Magna no Campus Avançado de Campina Verde, representando a Pró-Reitoria de Ensino do IFTM. Este momento não foi apenas simbólico para marcar o início das atividades acadêmicas, mas também profundamente significativo por reunir nossos e nossas estudantes, servidoras e servidores, juntamente com a comunidade da cidade e de toda a região. Estar no campus, olhando para jovens cheios de sonhos e para famílias que depositam no IFTM a esperança de um futuro melhor, nos enche de motivação para seguir fortalecendo a educação pública, gratuita e de qualidade. Campina Verde e os municípios vizinhos têm um papel importante no desenvolvimento regional, e ver o campus integrado à vida local, abrindo portas e criando oportunidades, é algo que nos orgulha profundamente. Mais do que iniciar um semestre letivo, a Aula Magna simbolizou o compromisso coletivo com a transformação pela educação. E poder contribuir para esse momento, como Pró-reitor de Ensino, é uma experiência que levarei comigo com muita gratidão e entusiasmo.", concluiu o pró-reitor.
Além do curso superior, o campus também inaugurou os seguintes cursos:
-
Pós-graduação em Tecnologias Digitais na Prática Pedagógica.
-
Curso Técnico em Agropecuária (concomitante).
-
Curso Técnico em Informática (concomitante).
-
Curso Técnico em Administração (Educação a Distância).
Consolidação do campus e impacto institucional
A importância da expansão foi detalhada pela pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Sany Jaqueline da Rocha Martins, que explicou o impacto estratégico da iniciativa para o futuro do campus e de todo o IFTM. Segundo a pró-reitora, os novos cursos são fundamentais para o plano de consolidação do campus. Uma portaria de 2024 estabelece que, para um "campus avançado" se tornar um "campus pleno", é necessário atingir 400 matrículas. A abertura das novas turmas permitirá que a instituição cumpra este último requisito. “Isso vai trazer inúmeros benefícios para o campus, como, por exemplo, o aumento da quantidade de servidores e o aumento de recursos para o IFTM”, destacou Sany.
Ela ainda acrescentou que a mudança de status do Campus Campina Verde também eleva a própria reitoria do IFTM, que passará a administrar dez campi. “Isso gera um impacto para nós: conseguimos mais vagas de técnicos administrativos, tanto de nível E quanto de nível D. Então, a abertura de novos cursos em Campina Verde vai muito além do curso em si e da melhoria para a cidade. Ela impacta o desenvolvimento institucional como um todo”, completou.
Ao final de sua fala, Sany elogiou o empenho da equipe local. “Fiquei admirada com a coragem dos servidores que estão ali. Eles são poucos e estão trabalhando com cursos de manhã, à tarde e agora à noite. A garra e a coragem deles me impressionou bastante. Senti que eles estão bem engajados com o compromisso de que essa oferta realmente traga todos esses benefícios”, concluiu.
A cerimônia contou com a presença do prefeito de Campina Verde, Helder Paulo Carneiro, do vice-prefeito, Alan Borges de Oliveira, do vice-prefeito de Comendador Gomes, Écio Rufino de Andrade, dos vereadores João Marcos Professor e Wellington Pretinho, do pró-reitor de Ensino do IFTM, Flávio Caldeira Silva, além da pró-reitora de desenvolvimento institucional, Sany Jaqueline.
Notícias relacionadas
- Missão de Líderes de Paracatu Explora Ecossistemas de Inovação em Porto Alegre
- IFTM Campus Ituiutaba encerra com sucesso sua Gincana Solidária
- Unidade EMBRAPII IFTM Soluções Agroalimentares ofereceu cursos de capacitação aos servidores do IFTM
- Nota de Esclarecimento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
- Mestrado Profissional em Educação Tecnológica abre inscrições para aluno regular
- Programa amplia o acesso de servidores da Rede Federal a informações de oportunidades de estudo nos EUA