Sobre o programa

Programa Novos Caminhos.

O Programa Novos Caminhos (link externo) consiste em um conjunto de ações que compõem as diretrizes de atuação da atual gestão da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC). Dentre as diversas ações previstas, está o fomento de vagas gratuitas em cursos técnicos e de qualificação profissional, tanto na modalidade de educação presencial quanto à distância.

O IFTM, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXT), se tornou uma instituição parceira desse Programa na busca por ampliar novas oportunidades de inserção socioprodutiva dos cidadãos, contribuindo com a formação de profissionais qualificados para a inserção no mundo do trabalho e potencializando os arranjos produtivos locais e regionais.

Os cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC oferecidos pelo IFTM seguem o Guia de Cursos FIC Pronatec (link externo) e têm como público-alvo, trabalhadores beneficiários do seguro-desemprego e dos programas de inclusão produtiva do Governo Federal, trabalhadores e/ou pessoas em situação de vulnerabilidade social, da comunidade externa ligados à área do curso ou que almejam qualificação profissional e que possuam a idade e o nível de escolaridade mínimos exigidos para os cursos.

Seguindo as diretrizes do Programa Novos Caminhos, o IFTM ofertou, até o momento, 2000 vagas totalmente à distância na tentativa de minimizar os efeitos da crise socioeconômica deflagrada pela pandemia da COVID-19, no qual ressalta-se o desemprego e o isolamento social, impedindo que os interessados possam estudar na modalidade presencial.

Todo o processo é realizado à distância, desde a inscrição até a realização dos cursos no Ambiente Moodle do IFTM.

O ingresso nos cursos é realizado por meio de sorteio público.