Portal de periódicos da Capes pode ser acessado gratuitamente com login do IFTM

Biblioteca virtual disponibiliza um acervo com mais de 45 mil títulos e dispõe de videoaulas sobre assuntos acadêmicos
Publicado em 28/10/2020 00:00 Atualizado em 27/07/2022 11:14
IFTM é uma das instituições credenciadas que permite o acesso a todo conteúdo do portal
Crédito: Divulgaçãio

Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) certamente é uma importante ferramenta de pesquisa e estudo. Com mais de 45 mil títulos, — incluindo artigos, patentes, livros eletrônicos, teses, conteúdo audiovisual, enciclopédias, entre outros —, o portal reúne e disponibiliza à instituições de ensino e pesquisa no Brasil um vasto material e os estudantes do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) têm acesso ao conteúdo das bases de dados.

No Portal Capes existe uma parte de conteúdo gratuito, mas o acesso a todo banco de dados só pode ser feito a partir de uma instituição credenciada. O IFTM é uma dessas instituições e possui acesso a algumas bases de dados autorizadas, internamente ou remotamente, por meio do CAFe – Comunidade Acadêmica Federada.

Para fazer login no CAe, o professor, técnico-administrativo ou estudante do IFTM devem acessar o Portal de Periódicos da Capes, clicar na seção  "Acesso Café"  no menu superior, selecionar o nome da Instituição (IFTM) e enviar. Em seguida, fazer a autenticação com o login (apenas o nome, sem o domínio) e senha do Virtual-IF.

É importante ressaltar que, além do conteúdo gratuito, o usuário apenas terá acesso completo aos documentos disponíveis nas bases selecionadas pelo IFTM. Para mais informações sobre as bases disponíveis procure a biblioteca do campus (biblioteca.udicentro@iftm.edu.br).

Sobre o acervo da Capes

O Portal de Periódicos foi criado tendo em vista o déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria muito caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal.

O acervo é dedicado à toda comunidade universitária (docentes, alunos, pesquisadores) e atende questões dos setores acadêmico, produtivo e governamental. O portal também dispõe de forma gratuita uma série de videoaulas sobre diversos assuntos acadêmicos, como o SciFinder (ferramenta desenvolvida para uso de pesquisadores nas áreas de ciências). O estudante interessado consegue ter acesso a mais de dez vídeos sobre SciFinder, um guia em PDF e diversas referências sobre o tema.

O Portal ainda oferece com periodicidade frequente capacitações sobre como utilizar o sistema de buscas. As capacitações são divididas por áreas de conhecimento e o participante aprende a utilizar as ferramentas do Portal. Confira datas e áreas dos treinamentos neste link.

(Matéria desenvolvida por Fabiane Camargo, aluna do curso de Tecnologia em Marketing, no projeto de extensão IFTM em Rede, sob a coordenação do jornalista Guilherme Brasil, do IFTM Campus Uberlândia Centro)