Representantes do IFTM participam do 1º Encontro Nacional de Centros de Línguas da Rede Federal e retornam com propostas inovadoras para a comunidade acadêmica
Crédito: Arquivo do CENID
Entre os dias 14 e 16 de maio, representantes dos Centros de Idiomas (CENID) do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) participaram do 1º Encontro Nacional de Centros de Línguas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, realizado em Foz do Iguaçu (PR). O evento foi promovido de forma colaborativa por diversos centros de línguas e assessorias de relações internacionais da Rede Federal, com o objetivo de fortalecer políticas institucionais voltadas ao ensino de línguas e à internacionalização.
O IFTM esteve presente com uma delegação composta por representantes do CENID de cada campus, além da coordenadora geral, professora Joyce Braga. A participação no evento foi possível graças ao apoio dos diretores-gerais dos campi, que viabilizaram a liberação e ofereceram suporte às representantes, reconhecendo a importância estratégica da formação continuada e da atuação dos centros de línguas para o desenvolvimento institucional.
Durante o encontro, além de acompanhar palestras, mesas-redondas e momentos de intercâmbio de experiências, o IFTM também se destacou academicamente ao apresentar quatro trabalhos. As apresentações abordaram temas como os processos de internacionalização no contexto do Instituto, as práticas pedagógicas adotadas pelo CENID e reflexões sobre o ensino de línguas. A participação ativa reafirmou o protagonismo do IFTM no cenário nacional da Rede Federal.
Durante as discussões, a coordenadora Adriana Aguiar destacou a relevância da abordagem de temáticas sociais no ensino de línguas, com ênfase na perspectiva antirracista. Segundo ela, “é extremamente importante abordar questões antirracistas no ensino de línguas, pois o ensino de línguas pode perpetuar estereótipos raciais se não considerar a diversidade histórica dos povos que as falam”.
Já Thayanne Lima, representante do CENID do campus Uberlândia, destacou a importância da internacionalização como eixo central do trabalho dos centros de línguas. Segundo ela, “os Centros de Línguas não são apenas salas onde ensinamos idiomas, mas espaços de formação global. São ambientes que promovem o encontro entre culturas, ampliam horizontes e preparam os estudantes para atuarem em um mundo interconectado. Compreender a importância da internacionalização é reconhecer que ensinar línguas é também formar cidadãos conscientes de seu papel no mundo e capazes de dialogar com diferentes realidades sociais, culturais e políticas”.
Ao final do evento, a coordenadora geral de internacionalização e CENID do IFTM, professora Joyce Braga, avaliou de forma muito positiva a participação da equipe. Segundo ela, o retorno foi marcado por entusiasmo e motivação das representantes, que agora estão engajadas na elaboração e execução de projetos que trarão benefícios concretos para os estudantes e a comunidade acadêmica como um todo. “Ver a equipe inspirada, cheia de ideias e com vontade de colocar em prática ações inovadoras mostra que estamos no caminho certo. A troca de experiências no encontro fortaleceu nossa rede e abriu novas possibilidades para o crescimento do CENID”, afirmou.
A participação no 1º Encontro Nacional de Centros de Línguas reafirma o compromisso do IFTM com a excelência no ensino, na internacionalização e na formação cidadã de seus alunos, além de fortalecer o papel do CENID como espaços de inovação, inclusão e desenvolvimento humano.
Notícias relacionadas
- IFTM realiza 5ª edição da Jornada de Idiomas e Internacionalização (JOI) com foco no diálogo educacional global
- Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do IFTM Campus Uberaba expande horizontes com a recepção de quatro intercambistas colombianos para Doutorado Sanduíche, em 2025
- IFTM lança edital para cursos de idiomas gratuitos
- IFTM participa do Congresso Mundial de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da WFCP na Jamaica
- Última semana de inscrições para cursos de idiomas gratuitos em nível iniciante no IFTM
- Estudantes de línguas do IFTM a partir de agora contam com livros didáticos gratuitos