Projeto para produção de escudos faciais do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico já doou mais de 550 equipamentos de proteção

A produção começou em maio e será finalizada em dezembro
Publicado em 09/12/2020 00:00 Atualizado em 27/07/2022 11:14
Doação de escudos faciais para o Hospital Hélio Angoti
Crédito: Gustavo Finholdt

O projeto de Extensão “Ação comunitária em prol da saúde e da vida no combate ao coronavírus” do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, elaborado com o objetivo de ajudar no combate e prevenção da pandemia provocada pelo coronavírus (Covid-19), em especial na produção de equipamentos de proteção individual (EPIs), começou a ser executado quando foi contemplado com uma impressora 3D ao participar do edital do Projeto “Distrito 4770 no combate ao Coronavírus” em parceria com o Rotary Club de Uberaba-Aeroporto.

A partir daí o projeto começou a produzir escudos faciais (Face-Shields) para serem doados a empresas públicas e privadas, sem fins lucrativos, dentre os quais hospitais e empresas de assistência social a famílias carentes. A princípio o projeto tinha a expectativa de produzir cerca de 400 máscaras, entre maio e dezembro, porém já conseguiram doar 570 escudos faciais, 59 suportes de escudos faciais e 2200 presilhas para fixação de máscaras.

O projeto, que foi elaborado pelos professores Gustavo Finholdt, Marcelo Ponciano da Silva e Alexandre Ribeiro Silva Júnior, também conseguiu, através de um edital de apoio a projetos de extensão do campus, um bolsista para auxiliar na confecção dos EPIs, o aluno Diogo Antunes Rocha Ribeiro, do segundo ano do Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio. O projeto também conseguiu auxílio financeiro para compra de mais duas impressoras 3D e insumos para a produção dos escudos faciais, sendo contemplado em um edital das Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e de Extensão e Cultura do IFTM.

“O gatilho do início das atividades foi a preocupação com o bem-estar da população no momento do COVID-19. Pensamos que podíamos ajudar um pouco com o conhecimento que temos e com o que podemos fazer” nos disse o professor Gustavo Finholdt, coordenador da equipe. Ele nos conta ainda que até a finalização do projeto, que acontecerá esse mês, pretendem produzir mais 910 escudos faciais, que serão utilizados para atender a demanda e proteção interna aos alunos e servidores do IFTM, no retorno seguro das atividades presenciais.

Vale ressaltar que após a conclusão do projeto, as impressoras 3D farão parte do laboratório MAKER, do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, onde serão utilizadas em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, possibilitarão a implementação de novos cursos, como modelagem de objetos 3D, utilização de impressoras 3D, robótica aplicada, dentre tantos outros. “Ter as impressoras 3D no laboratório também abre espaço para projetos de iniciação científica nos quais precisem da criação de robôs ou peças mecânicas especificamente desenhadas e projetadas pelos próprios estudantes. E isso é um grande ganho para a instituição”, finaliza Finholdt.