Projeto de extensão do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico inicia produção de álcool em gel e álcool glicerinado

Produtos serão entregues para os campi e reitoria do IFTM e para comunidade externa
Publicado em 28/01/2021 00:00 Atualizado em 27/07/2022 11:14
Professores na produção dos antissépticos hidroalcoólicos
Crédito: Márcia do Nascimento Portes

Para ajudar nas ações de enfrentamento da Covid-19, os antissépticos hidroalcoólicos, mais conhecidos como álcool em gel e álcool glicerinado, estão sendo produzidos e distribuídos pelo Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. Esta ação visa contribuir no sentido de minimizar os impactos causados pelo vírus à saúde da comunidade interna (instalações dos campi e da reitoria do IFTM) e comunidade externa.

O projeto intitulado “Produção de antissépticos hidroalcoólicos para ações de enfretamento à Covid-19” é coordenado pela professora Márcia do Nascimento Portes e tem como membros os professores Alexandre Ribeiro Silva Júnior, Anelise dos Santos Mendonça Soares e Renato de Oliveira. E, em breve, terá a adição de dois bolsistas, a serem selecionados em edital próprio, que se tornarão responsáveis pelo envase e rotulação dos produtos já finalizados, bem como por sua classificação e separação. Também serão os responsáveis pelo controle quantitativo da produção (planilhas de produção, entrega, etc.).

Com o objetivo de disponibilizar a produção e doação de álcool antisséptico hidroalcoólico para atender a comunidade em que o IFTM está inserido, o Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, sob a responsabilidade de seus profissionais habilitados na área de química, registrados no respectivo Conselho, estão produzindo, a partir de álcool etílico 96°GL, álcool etílico 70° em gel e álcool etílico 70° glicerinado, seguindo as instruções da ANVISA e do Conselho Regional de Química 2ª Região - MG.

O cronograma seguido pelo projeto, que terá duração de nove meses, prevê a produção de aproximadamente 15 litros/dia de álcool etílico 70° - seja álcool em gel e álcool etílico glicerinado - que, após o envase em frascos, serão entregues, semanalmente, para os responsáveis dos campi, da reitoria e da comunidade externa, conforme demanda específica a ser definida.

Márcia Portes, professora e coordenadora do projeto, relata que “Tendo em vista a pandemia provocada pelo Coronavírus no mundo, a atual situação local da região e a possibilidade de retorno das aulas presenciais, estimamos que professores, alunos, servidores e a comunidade externa necessitarão ter, à sua disposição, produtos capazes de minimizar/evitar contágio e a proliferação do vírus”. Portes ressalta ainda que, de acordo com informações do Ministério da Saúde, estão previstos picos de contágio para os próximos meses, o que torna a utilização do álcool em gel 70° e álcool glicerinado 70° imprescindíveis, assim como a utilização de máscaras e a manutenção do distanciamento social.

A coordenadora do projeto também falou da importância do Conselho Federal de Química e dos Conselhos Regionais de Química, em especial o CRQ – MG , que desenvolvem a campanha “Química Solidária”, cujo objetivo é articular e divulgar em todo o país iniciativas para a produção do álcool líquido e álcool gel com o apoio de instituições de ensino, empresas, associações e profissionais da área da Química. Outras ações integram o projeto para combater a desinformação e orientar a população, por meio de cartilhas e vídeos, mostrando, por exemplo, como utilizar a solução diluída de água sanitária para fazer a desinfecção química de objetos e superfícies nas casas.

“Outro ponto a se destacar é que quando as aulas presencias retornarem, os alunos poderão através de projetos de ensino, pesquisa e extensão produzir os antissépticos hidroalcoólicos em sua total interdisciplinaridade com o conteúdo aprendido dentro de sala de aula e a prática no laboratório de Química”, finaliza a professora.