Abertas inscrições para o HackaForLife

Evento realizado pelo IFTM e UFTM para busca de soluções inovadoras para o enfrentamento da pandemia da Covid-19
Publicado em 30/07/2020 10:40 Atualizado em 27/07/2022 11:14
HackaForLife
Crédito: HackaForLife

O IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico e a Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM), com o apoio da Prefeitura Municipal de Uberaba, através do Parque Tecnológico de Uberaba, CODIUB, SEBRAE e Zebu Valley, estão organizando um Hackathon online e gratuito, com o desafio para o desenvolvimento de soluções para o enfrentamento da pandemia ocasionada pelo vírus SARS-CoV-2, agente etiológico da Covid-19.

O HackaForLife, que será realizado entre os dias 19 e 23 de agosto, é aberto a toda comunidade e tem como público alvo estudantes e profissionais de programação, designer, ciência, saúde, economia e administração de empresa que desejam dar vida a projetos inovadores para a solução de problemas e desafios relacionados a saúde e economia, que foram gerados ou agravados pela pandemia da Covid-19.

Os objetivos principais do HackaForLife são estimular a comunidade interna/externa do IFTM e da UFTM na produção de soluções criativas e inovadoras relacionadas à produção de ideias, planos, ações, produtos, serviços, entre outros para o enfrentamento da pandemia e disponibilizar à sociedade, órgãos da saúde e da economia, as soluções, produções e serviços originados a partir dessa iniciativa.

Devido a pandemia, este Hackathon será totalmente online devendo, obrigatoriamente, preservar as orientações de distanciamento social preconizadas pelas autoridades de saúde.  A plataforma virtual a ser utilizada pelas equipes será divulgada após a homologação das inscrições, que estarão abertas de 17 de julho a 02 de agosto, na página do evento.

A participação será por equipes, as quais deverão ser formadas com 5 (cinco) integrantes cada. É desejável que os inscritos tenham conhecimento ou experiência em programação, desenvolvimento web e/ou mobile, design de interfaces e/ou gráfico, gestão de negócios, saúde (incluindo áreas de enfermaria, medicina, psicologia, dentre outros) não havendo, todavia, a necessidade de ter conhecimento em todas essas áreas cumulativamente.

No HackaForLife haverá premiação, que será divulgada posteriormente por meio do site oficial do evento e suas mídias sociais, para as três primeiras colocações de cada uma das temáticas tratadas no evento, isto é, saúde e economia.  Além disso, cada equipe receberá um certificado de reconhecimento.

O que é um Hackathon?

O termo Hackathon vem da junção dos termos hack (do inglês e nesse contexto, em tradução livre, com o sentido de desenvolver programas de computador com expertise) e marathon (do inglês, em tradução livre, maratona). Dessa forma, um evento de Hackathon se caracterizou, originalmente, pela reunião de programadores e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software, de forma intensiva e num determinado intervalo de tempo, para a criação de soluções para um dado desafio. Hoje, a partir do sucesso da abordagem, os eventos de Hackathon tornaram-se multidisciplinar agregando participantes das diferentes áreas do conhecimento para a produção de propostas inovadoras, com potencial de enfrentar, em curto e médio prazo, os desafios propostos.