Idiomas

Estudantes de línguas do IFTM a partir de agora contam com livros didáticos gratuitos

Acesso aos materiais se dá na forma de empréstimo junto às bibliotecas dos campi
Publicado em 18/03/2022 12:30 Atualizado em 27/07/2022 11:14
Turma de estudantes de inglês do CENID do Campus Patos de Minas estreiando os livros didáticos adquiridos de forma gratuita
Crédito: CENID Campus Patos de Minas

O início do ano letivo de 2022 no Centro de Idiomas (CENID) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) está diferente. Pela primeira vez, em nove anos de existência, o referido Centro disponibiliza, na forma de empréstimo, livros didáticos a todos os estudantes de línguas que optarem por utilizar o material disponibilizado.

Os livros podem ser retirados pelos discentes juntos às bibliotecas dos campi onde estudam mediante assinatura de termo de responsabilidade de uso.

Ao todo, foram investidos mais de R$500.000,00 (quinhentos mil reais) em material didático para os cursos de Espanhol, Francês, Inglês e Libras. Investimentos também estão sendo feitos na compra de obras paradidáticas como livros de literatura (easy readers), dicionários, entre outros.

O professor Edilson Pimenta, à frente da coordenação-geral do CENID, destaca a importância do projeto, visto que se trata de uma iniciativa de inclusão e de relevante alcance pedagógico. “O CENID completará 10 anos de existência em 2023 e a ação de disponibilizar gratuitamente aos estudantes materiais de última geração marca uma nova era no ensino de línguas no IFTM: antes, nossos cursos de idiomas, que são gratuitos, demandavam a compra do material. Agora, temos cursos de Espanhol, Francês, Inglês e Libras completamente gratuitos, já que nem mesmo o material é pago mais”, reforça Pimenta.

Edilson aproveita a oportunidade para externar seus agradecimentos a todos os servidores do IFTM envolvidos no projeto. “Foram diversos setores trabalhando para que conseguíssemos concretizar mais essa demanda do CENID. Todos se esforçaram muito. Agradeço pelo empenho”, finaliza o docente.

A reitora do IFTM, Deborah Santesso Bonnas, relata que desde o início apoiou a ideia de fornecer gratuitamente materiais para os estudantes de línguas da instituição de forma a possibilitar e ampliar o acesso a esses conhecimentos na região de atuação do IFTM. “O ensino de línguas exerce um papel muito relevante na vida acadêmica e profissional de todos nós. Portanto, a disponibilidade de materiais didáticos de línguas de forma gratuita permite a participação ativa de toda a comunidade interessada em nossos cursos de idiomas”, relata Bonnas.

A estudante Marcela Fagundes Paraguaçu, da turma de inglês iniciante do CENID do IFTM Campus Uberlândia, conta sua satisfação em estudar o idioma e ter acesso gratuito aos livros para aprender e fixar ainda mais os conteúdos. "Escolhi estudar inglês no Centro de Idiomas do IFTM com o intuito de me preparar melhor para o mercado de trabalho e ampliar minhas oportunidades. Ter acesso ao livro didático é importantíssimo para o meu aprendizado da língua, pois o livro é uma ferramenta de apoio muito útil para a realização de atividades essenciais à fixação do conteúdo das aulas. Sem ele, o desenvolvimento do estudante e sua jornada de estudos do idioma ficam bastante comprometidos. Fico muito mais motivada a estudar, tendo o livro. Agradeço ao IFTM por disponibilizá-lo", conta a aluna.

Heitor Camargos Nunes, discente do 2º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Contabiliade do IFTM Campus Patrocínio e egresso do curso de espanhol do CENID da mesma unidade, começou a estudar uma segunda língua este ano, o inglês, e também está usufruindo da possibilidade de ter o material didático do idioma de forma gratuita. “O livro da Oxford com os materiais emprestados pelo IFTM são de alta qualidade. Trazem exercícios divertidos que trabalham da teoria à mais frequente e profunda prática da língua. Com isso, o aluno se torna capaz de entender a estrutura linguística e as variações de seu uso”, destaca Nunes.