Idiomas

Estudantes de línguas do IFTM a partir de agora contam com livros didáticos gratuitos

Acesso aos materiais se dá na forma de empréstimo junto às bibliotecas dos campi
Publicado em 18/03/2022 12:30 Atualizado em 27/07/2022 11:14
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Turma de estudantes de inglês do CENID do Campus Patos de Minas estreiando os livros didáticos adquiridos de forma gratuita
Turma de estudantes de inglês do CENID do Campus Patos de Minas estreiando os livros didáticos adquiridos de forma gratuita
Crédito: CENID Campus Patos de Minas

O início do ano letivo de 2022 no Centro de Idiomas (CENID) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) está diferente. Pela primeira vez, em nove anos de existência, o referido Centro disponibiliza, na forma de empréstimo, livros didáticos a todos os estudantes de línguas que optarem por utilizar o material disponibilizado.

Os livros podem ser retirados pelos discentes juntos às bibliotecas dos campi onde estudam mediante assinatura de termo de responsabilidade de uso.

Ao todo, foram investidos mais de R$500.000,00 (quinhentos mil reais) em material didático para os cursos de Espanhol, Francês, Inglês e Libras. Investimentos também estão sendo feitos na compra de obras paradidáticas como livros de literatura (easy readers), dicionários, entre outros.

O professor Edilson Pimenta, à frente da coordenação-geral do CENID, destaca a importância do projeto, visto que se trata de uma iniciativa de inclusão e de relevante alcance pedagógico. “O CENID completará 10 anos de existência em 2023 e a ação de disponibilizar gratuitamente aos estudantes materiais de última geração marca uma nova era no ensino de línguas no IFTM: antes, nossos cursos de idiomas, que são gratuitos, demandavam a compra do material. Agora, temos cursos de Espanhol, Francês, Inglês e Libras completamente gratuitos, já que nem mesmo o material é pago mais”, reforça Pimenta.

Edilson aproveita a oportunidade para externar seus agradecimentos a todos os servidores do IFTM envolvidos no projeto. “Foram diversos setores trabalhando para que conseguíssemos concretizar mais essa demanda do CENID. Todos se esforçaram muito. Agradeço pelo empenho”, finaliza o docente.

A reitora do IFTM, Deborah Santesso Bonnas, relata que desde o início apoiou a ideia de fornecer gratuitamente materiais para os estudantes de línguas da instituição de forma a possibilitar e ampliar o acesso a esses conhecimentos na região de atuação do IFTM. “O ensino de línguas exerce um papel muito relevante na vida acadêmica e profissional de todos nós. Portanto, a disponibilidade de materiais didáticos de línguas de forma gratuita permite a participação ativa de toda a comunidade interessada em nossos cursos de idiomas”, relata Bonnas.

A estudante Marcela Fagundes Paraguaçu, da turma de inglês iniciante do CENID do IFTM Campus Uberlândia, conta sua satisfação em estudar o idioma e ter acesso gratuito aos livros para aprender e fixar ainda mais os conteúdos. "Escolhi estudar inglês no Centro de Idiomas do IFTM com o intuito de me preparar melhor para o mercado de trabalho e ampliar minhas oportunidades. Ter acesso ao livro didático é importantíssimo para o meu aprendizado da língua, pois o livro é uma ferramenta de apoio muito útil para a realização de atividades essenciais à fixação do conteúdo das aulas. Sem ele, o desenvolvimento do estudante e sua jornada de estudos do idioma ficam bastante comprometidos. Fico muito mais motivada a estudar, tendo o livro. Agradeço ao IFTM por disponibilizá-lo", conta a aluna.

Heitor Camargos Nunes, discente do 2º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Contabiliade do IFTM Campus Patrocínio e egresso do curso de espanhol do CENID da mesma unidade, começou a estudar uma segunda língua este ano, o inglês, e também está usufruindo da possibilidade de ter o material didático do idioma de forma gratuita. “O livro da Oxford com os materiais emprestados pelo IFTM são de alta qualidade. Trazem exercícios divertidos que trabalham da teoria à mais frequente e profunda prática da língua. Com isso, o aluno se torna capaz de entender a estrutura linguística e as variações de seu uso”, destaca Nunes.

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