Semana do Livro e da Biblioteca

Lançamento de livros abre a VI Semana do Livro e da Biblioteca no IFTM - Campus Paracatu

No dia 03 de outubro, no auditório do IFTM campus Paracatu, foi realizado o lançamento de livros publicados por servidores da instituição. O evento foi organizado pela biblioteca do campus e fez parte da cerimônia de abertura das atividades em comemoração à VI Semana do Livro e da Biblioteca.
Publicado em 05/10/2022 16:27 Atualizado em 05/10/2022 16:30
Lançamento de livros abre a VI Semana do Livro e da Biblioteca
Crédito: Nathália Torres

De acordo com a bibliotecária Nathália Torres, o objetivo de realizar um lançamento de livros durante as atividades da semana da biblioteca foi dar visibilidade à produção de obras produzidas pela comunidade interna bem como incentivar alunos e servidores para que novos trabalhos sejam produzidos.

Nathália afirma que foi inspirador ver como foi o construir das obras de diferentes temas. Os alunos já vieram à biblioteca atrás das obras divulgadas para fazer a leitura, e os participantes da atividade nos deram feedback positivo.

A professora Magda Ribeiro, autora do livro “Negociando com o papa”, que fez o lançamento da sua obra para a comunidade acadêmica, deu o seu depoimento: “O evento foi uma grande oportunidade de divulgarmos nossos trabalhos para os alunos. Eles costumam nos ouvir falar de nossas experiências acadêmicas, mas o lançamento organizado pela biblioteca valoriza o esforço de cada autor, o resultado de cada obra! Isso representa muito para a formação dos discentes!  É a possibilidade de eles reconhecerem que grandes projetos podem ser realizados e que eles mesmos também poderão realizar os seus! Sem contar que evidenciar livros é destacar um dos principais instrumentos de desenvolvimento das potencialidades dos discentes: a leitura! Adorei participar!”

A divulgação teve duração de uma hora, foi realizada em dois turnos (manhã e noite) e contou com a participação de alunos do ensino médio e superior, além de servidores do campus Paracatu.

Confira as obras lançadas no evento

Livro: Fundamentos de projetos eletrônicos envolvendo o Arduino

Autor: Prof. Carlos Renato Borges dos Santos

Livro: Fundamentos de projetos eletrônicos envolvendo o ESP32 e ESP32 LoRa: utilizando Arduino IDE

Autor: Prof. Carlos Renato Borges dos Santos

Livro: Um olhar além da máscara: análise da caretada como forma de preservar a identidade e a cultura em Paracatu - MG

Autora: Profª. Keli Evangelista da Silva

Livro: Negociando com o Papa: uma história da Cruzada Albigenese

Autora: Profª. Magda Rita Ribeiro de Almeida Duarte

Livro: Cinema contra a homofobia: a utilização do cinema como recurso pedagógico contra a homofobia

Autor: Marcos Tadeu Pereira de Queiroz

Livro: Indústria e varejo: estratégias de competitividade

Autor: Prof. William Junio do Carmo

A realização do evento faz parte da cerimônia de abertura da VI Semana do Livro e da Biblioteca que este ano acontece entre os dias 03 e 07 de outubro e conta com diversas outras atividades como roda de conversas, intervalo cultural, troca de livros, empréstimo premiado e muito mais.

Confira a programação completa na página de divulgação. [link para o site] https://bibliotecaptu.wixsite.com/vi-semana-da-bibliot

Tags: EVENTO