SEPEDUC

Seminário realizado pelo IFTM Campus Uberaba debate trabalho e pesquisa como princípios educativo e pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica

O SEPEDUC, que aconteceu nos dias 12 e 13 de dezembro, além de palestras, contou com a apresentação dos produtos técnicos-tecnológicos desenvolvidos pelos discentes do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica.
Publicado em 18/12/2024 16:11 Atualizado em 18/12/2024 17:56
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Captura de tela que mostra uma transmissão ao vivo utilizando a plataforma StreamYard. Há quatro participantes na transmissão, cada um em uma janela separada. No canto superior esquerdo, há um banner azul com o texto
Captura de tela que mostra uma transmissão ao vivo utilizando a plataforma StreamYard. Há quatro participantes na transmissão, cada um em uma janela separada. No canto superior esquerdo, há um banner azul com o texto "Ao vivo com o StreamYard". No canto inferior esquerdo, há um banner verde com o texto "Prof. Welisson Marques (PPGET/ProfEPT)". No canto superior direito, há um participante identificado como "Marcelo Ponciano da Silva". Abaixo dele, há outro participante identificado como "Prof. Adriano Martins" .No canto inferior direito, há um logotipo do StreamYard.
Crédito: Divulgação

Nos dias 12 e 13 de dezembro de 2024, o IFTM Campus Uberaba realizou a  quarta edição do Seminário de Pesquisa em Educação e Educação Profissional e Tecnológica (SEPEDUC). Promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) e em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal (ProfEPT), evento reuniu mais de 800 inscritos de 14 países.

Adriano Eurípedes Medeiros Martins, Coordenador do PPGET, ressaltou a importância do seminário para o avanço acadêmico e a troca de conhecimentos: “O SEPEDUC chegou à sua quarta edição como um espaço privilegiado para o debate acadêmico e a troca de conhecimentos, especialmente no campo da educação profissional e tecnológica. É um evento que nasceu dentro do PPGET e do ProfEPT com o propósito de fomentar o diálogo, essencial para o avanço da educação e da pesquisa. Neste ano, ao se tornar efetivamente internacional, reforçamos nosso compromisso com a qualidade e a colaboração global, promovendo discussões que enriquecem os projetos e produtos educacionais dos nossos estudantes e pesquisadores”.

O evento contou com uma programação diversificada, proporcionando aos participantes momentos de reflexão e compartilhamento de experiências. A mesa-redonda com o tema “Trabalho e Pesquisa como Princípios Educativos e Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica” foi um dos destaques. Os palestrantes Afonso Celso Scocuglia, Dante Henrique Moura e Eliezer Moreira Pacheco trouxeram perspectivas inovadoras e relevantes, como o trabalho como processo educativo em suas dimensões ontológica e histórica, destacando-se como um meio de promover o bem-estar coletivo e a formação cidadã. O trabalho foi apontado como uma prática presente em todos os níveis e modalidades de ensino, com enfoque no princípio emancipatório, evidenciando a relação pedagógica entre o “aprender fazendo” e o “fazer aprendendo”.

Outro ponto central discutido foi a contribuição de Paulo Freire. Sua obra foi exaltada como um marco nas ciências humanas e sociais, sendo ele o terceiro autor mais citado mundialmente nessa área. Além de sua biografia, ressaltou-se sua concepção do trabalho como princípio educativo, a problematização da educação tradicional e a valorização da incerteza e do questionamento como bases para a descoberta.

Foi destacada ainda a importância de estudar Paulo Freire na contemporaneidade, considerando suas ideias iluminadoras, perspectivas atuais e práticas que continuam indispensáveis para enfrentar os desafios educacionais.

Welisson Marques, professor do PPGET e ProfEPT e presidente da comissão organizadora, destacou que o SEPEDUC representou um marco no cenário acadêmico: “Em 2024, o SEPEDUC consolida seu papel como referência no âmbito acadêmico, unindo 115 trabalhos aprovados, 80 docentes avaliadores e participantes de 14 países. Nosso evento, que cresceu desde 2021, tem uma relevância que transborda as fronteiras nacionais, com apresentações em três idiomas. Essa expansão reflete o compromisso da nossa comunidade com a qualidade e a disseminação do conhecimento. É gratificante ver o engajamento de tantas instituições e saber que contribuímos para fortalecer a rede de educação profissional e tecnológica”.

Durante as sessões de apresentação de trabalhos, os participantes exploraram temas nos eixos “Processos e Práticas Educativas”, “Tecnologias da Informação e Inovação Tecnológica” e “Gestão e Políticas Públicas”. Apresentações realizadas em inglês e espanhol ampliaram ainda mais o caráter internacional do evento.

Um dos trabalhos foi apresentado pela discente e servidora do IFTM Roberta Daiane Ribeiro. Intitulado “A educação como direito fundamentalde migrantes e refugiados: práticas em duas instituições de ensino superior no município de Uberaba/MG”, o estudo abordou as dificuldades enfrentadas por migrantes e refugiados no acesso à educação superior brasileira. Segundo dados de 2024, 122,6 milhões de pessoas estavam em situação de deslocamento forçado, sendo que o Brasil reconheceu 144 mil refugiados até dezembro de 2023. A pesquisa identificou iniciativas como grupos de apoio, eventos culturais e políticas de permanência promovidas pelo IFTM e pela UFTM, destacando a necessidade de estratégias específicas para atender esse público.

“Foi um privilégio apresentar o resumo da minha dissertação no IV SEPEDUC. Os avaliadores foram muito gentis, elogiaram bastante a temática, e deram diversas dicas para a possível continuação dessa pesquisa em um futuro doutorado”, contou Roberta Ribeiro.

“Apresentar a minha pesquisa em um evento como o IV SEPEDUC, de alcance internacional, é uma oportunidade incrível. O evento possibilitou não somente conhecermos excelentes pesquisas realizadas nas mais diversas instituições, mas também divulgarmos trabalhos e pesquisas, e ainda recebermos retorno dos avaliadores, trazendo novos olhares e perspectivas sobre o que está sendo feito, e contribuindo para o constante aperfeiçoamento dos trabalhos”, finalizou a discente do PPGET.

No último dia de evento, foi realizada a Mostra de Produtos Técnicos-Tecnológicos, realizada no encerramento, foi uma oportunidade para divulgar soluções aplicadas que impactam positivamente a comunidade e o campo educacional.

Bruno Pereira Garcês, diretor-Geral do Campus Uberaba, destacou o papel transformador dos programas de pós-graduação e das soluções apresentadas: “O crescimento do SEPEDUC é um reflexo direto da maturidade dos nossos programas de pós-graduação. Sou um defensor dos mestrados e doutorados profissionais, pois proporcionam autonomia ao estudante, permitindo que ele desenvolva pesquisas diretamente ligadas à sua prática. A Mostra de Produtos Técnicos e Tecnológicos, por exemplo, é uma oportunidade única de apresentar soluções aplicadas que impactam positivamente nossa comunidade e o campo educacional como um todo”.

Marcelo Ponciano da Silva, reitor do IFTM, frisou a relevância e o impacto do evento: “Promover um evento com tamanha abrangência, envolvendo mais de 800 inscritos de 14 países, é motivo de orgulho para o IFTM. O SEPEDUC não apenas fortalece a rede de educação profissional e tecnológica no Brasil, mas também projeta o Instituto Federal do Triângulo Mineiro no cenário internacional. O tema deste ano, que une trabalho e pesquisa como princípios educativos, reflete a essência da nossa missão: promover uma educação completa, conectada à realidade e capaz de transformar comunidades por meio do ensino, pesquisa e extensão”.

Sobre o SEPEDUC

O Seminário Internacional de Pesquisa em Educação e Educação Profissional e Tecnológica é uma iniciativa que surge no contexto dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Ele é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET), do Campus Uberaba, e pelo Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT-IFTM), do Campus Uberaba Parque Tecnológico.

O objetivo do SEPEDUC é oferecer à comunidade acadêmica, especialmente aos estudantes do PPGET (cursos de Mestrado e Doutorado) e do ProfEPT, um espaço para debate e aprofundamento de projetos e propostas de pesquisa em desenvolvimento, assim como para a apresentação de pesquisas concluídas e produtos educacionais finalizados ou em andamento.

 

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