Seminário realizado pelo IFTM Campus Uberaba debate trabalho e pesquisa como princípios educativo e pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica
Nos dias 12 e 13 de dezembro de 2024, o IFTM Campus Uberaba realizou a quarta edição do Seminário de Pesquisa em Educação e Educação Profissional e Tecnológica (SEPEDUC). Promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) e em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal (ProfEPT), evento reuniu mais de 800 inscritos de 14 países.
Adriano Eurípedes Medeiros Martins, Coordenador do PPGET, ressaltou a importância do seminário para o avanço acadêmico e a troca de conhecimentos: “O SEPEDUC chegou à sua quarta edição como um espaço privilegiado para o debate acadêmico e a troca de conhecimentos, especialmente no campo da educação profissional e tecnológica. É um evento que nasceu dentro do PPGET e do ProfEPT com o propósito de fomentar o diálogo, essencial para o avanço da educação e da pesquisa. Neste ano, ao se tornar efetivamente internacional, reforçamos nosso compromisso com a qualidade e a colaboração global, promovendo discussões que enriquecem os projetos e produtos educacionais dos nossos estudantes e pesquisadores”.
O evento contou com uma programação diversificada, proporcionando aos participantes momentos de reflexão e compartilhamento de experiências. A mesa-redonda com o tema “Trabalho e Pesquisa como Princípios Educativos e Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica” foi um dos destaques. Os palestrantes Afonso Celso Scocuglia, Dante Henrique Moura e Eliezer Moreira Pacheco trouxeram perspectivas inovadoras e relevantes, como o trabalho como processo educativo em suas dimensões ontológica e histórica, destacando-se como um meio de promover o bem-estar coletivo e a formação cidadã. O trabalho foi apontado como uma prática presente em todos os níveis e modalidades de ensino, com enfoque no princípio emancipatório, evidenciando a relação pedagógica entre o “aprender fazendo” e o “fazer aprendendo”.
Outro ponto central discutido foi a contribuição de Paulo Freire. Sua obra foi exaltada como um marco nas ciências humanas e sociais, sendo ele o terceiro autor mais citado mundialmente nessa área. Além de sua biografia, ressaltou-se sua concepção do trabalho como princípio educativo, a problematização da educação tradicional e a valorização da incerteza e do questionamento como bases para a descoberta.
Foi destacada ainda a importância de estudar Paulo Freire na contemporaneidade, considerando suas ideias iluminadoras, perspectivas atuais e práticas que continuam indispensáveis para enfrentar os desafios educacionais.
Welisson Marques, professor do PPGET e ProfEPT e presidente da comissão organizadora, destacou que o SEPEDUC representou um marco no cenário acadêmico: “Em 2024, o SEPEDUC consolida seu papel como referência no âmbito acadêmico, unindo 115 trabalhos aprovados, 80 docentes avaliadores e participantes de 14 países. Nosso evento, que cresceu desde 2021, tem uma relevância que transborda as fronteiras nacionais, com apresentações em três idiomas. Essa expansão reflete o compromisso da nossa comunidade com a qualidade e a disseminação do conhecimento. É gratificante ver o engajamento de tantas instituições e saber que contribuímos para fortalecer a rede de educação profissional e tecnológica”.
Durante as sessões de apresentação de trabalhos, os participantes exploraram temas nos eixos “Processos e Práticas Educativas”, “Tecnologias da Informação e Inovação Tecnológica” e “Gestão e Políticas Públicas”. Apresentações realizadas em inglês e espanhol ampliaram ainda mais o caráter internacional do evento.
Um dos trabalhos foi apresentado pela discente e servidora do IFTM Roberta Daiane Ribeiro. Intitulado “A educação como direito fundamentalde migrantes e refugiados: práticas em duas instituições de ensino superior no município de Uberaba/MG”, o estudo abordou as dificuldades enfrentadas por migrantes e refugiados no acesso à educação superior brasileira. Segundo dados de 2024, 122,6 milhões de pessoas estavam em situação de deslocamento forçado, sendo que o Brasil reconheceu 144 mil refugiados até dezembro de 2023. A pesquisa identificou iniciativas como grupos de apoio, eventos culturais e políticas de permanência promovidas pelo IFTM e pela UFTM, destacando a necessidade de estratégias específicas para atender esse público.
“Foi um privilégio apresentar o resumo da minha dissertação no IV SEPEDUC. Os avaliadores foram muito gentis, elogiaram bastante a temática, e deram diversas dicas para a possível continuação dessa pesquisa em um futuro doutorado”, contou Roberta Ribeiro.
“Apresentar a minha pesquisa em um evento como o IV SEPEDUC, de alcance internacional, é uma oportunidade incrível. O evento possibilitou não somente conhecermos excelentes pesquisas realizadas nas mais diversas instituições, mas também divulgarmos trabalhos e pesquisas, e ainda recebermos retorno dos avaliadores, trazendo novos olhares e perspectivas sobre o que está sendo feito, e contribuindo para o constante aperfeiçoamento dos trabalhos”, finalizou a discente do PPGET.
No último dia de evento, foi realizada a Mostra de Produtos Técnicos-Tecnológicos, realizada no encerramento, foi uma oportunidade para divulgar soluções aplicadas que impactam positivamente a comunidade e o campo educacional.
Bruno Pereira Garcês, diretor-Geral do Campus Uberaba, destacou o papel transformador dos programas de pós-graduação e das soluções apresentadas: “O crescimento do SEPEDUC é um reflexo direto da maturidade dos nossos programas de pós-graduação. Sou um defensor dos mestrados e doutorados profissionais, pois proporcionam autonomia ao estudante, permitindo que ele desenvolva pesquisas diretamente ligadas à sua prática. A Mostra de Produtos Técnicos e Tecnológicos, por exemplo, é uma oportunidade única de apresentar soluções aplicadas que impactam positivamente nossa comunidade e o campo educacional como um todo”.
Marcelo Ponciano da Silva, reitor do IFTM, frisou a relevância e o impacto do evento: “Promover um evento com tamanha abrangência, envolvendo mais de 800 inscritos de 14 países, é motivo de orgulho para o IFTM. O SEPEDUC não apenas fortalece a rede de educação profissional e tecnológica no Brasil, mas também projeta o Instituto Federal do Triângulo Mineiro no cenário internacional. O tema deste ano, que une trabalho e pesquisa como princípios educativos, reflete a essência da nossa missão: promover uma educação completa, conectada à realidade e capaz de transformar comunidades por meio do ensino, pesquisa e extensão”.
Sobre o SEPEDUC
O Seminário Internacional de Pesquisa em Educação e Educação Profissional e Tecnológica é uma iniciativa que surge no contexto dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Ele é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET), do Campus Uberaba, e pelo Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT-IFTM), do Campus Uberaba Parque Tecnológico.
O objetivo do SEPEDUC é oferecer à comunidade acadêmica, especialmente aos estudantes do PPGET (cursos de Mestrado e Doutorado) e do ProfEPT, um espaço para debate e aprofundamento de projetos e propostas de pesquisa em desenvolvimento, assim como para a apresentação de pesquisas concluídas e produtos educacionais finalizados ou em andamento.
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