Meio Ambiente

IFTM Campus Uberaba participa da 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

Estiveram presentes professores e alunos do curso técnico em Meio Ambiente
Publicado em 16/12/2024 11:22 Atualizado em 16/12/2024 11:28
Compartilhe:
Compartilhe:
A imagem mostra um grupo de pessoas, estudantes do IFTM Campus Uberaba posando para uma foto em um ambiente interno. Elas estão em pé e tem um homem agachado na frente. Todas as pessoas estão usando crachás pendurados no pescoço. Ao lado direito da imagem, há um cartaz em um suporte que contém o seguinte texto: 5º eixo temático IV: transformação ecológica, descarbonização da economia com maior inclusão social. O cartaz está relacionado a Conferência Municipal do Meio Ambiente.
A imagem mostra um grupo de pessoas, estudantes do IFTM Campus Uberaba posando para uma foto em um ambiente interno. Elas estão em pé e tem um homem agachado na frente. Todas as pessoas estão usando crachás pendurados no pescoço. Ao lado direito da imagem, há um cartaz em um suporte que contém o seguinte texto: 5º eixo temático IV: transformação ecológica, descarbonização da economia com maior inclusão social. O cartaz está relacionado a Conferência Municipal do Meio Ambiente.
Crédito: Magda Stella

No dia 11 de dezembro de 2024, os professores Bruno Pereira Garcês, diretor-geral do IFTM Campus Uberaba, Magda Stella de Melo Martins e Marina Farcic Mineio, e os  curso Técnico em Meio Ambiente da instituição marcaram presença na etapa municipal da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente de Uberaba.

Segundo a professor Magda Stella, a participação em debates que consideram as mudanças de comportamento em prol da melhoria da qualidade de vida é fundamental. "A sustentabilidade ambiental é responsabilidade de todos e, somente o envolvimento da sociedade e o exercício da cidadania farão mudanças saudáveis", destaca.

“Nesse contexto, é essencial refletir: Qual o ambiente que queremos viver? Essa pergunta reforça a importância de respeitar o próximo e de cultivar um espaço igualitário, garantindo qualidade de vida também para as futuras gerações”, reflete.

O evento, que teve como tema "Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica", promoveu debates sobre sustentabilidade e ações diante das mudanças climáticas, envolvendo participantes da comunidade local em discussões fundamentais para o futuro do planeta.

Victoria Morais Victorino Silva, participante da etapa municipal da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, destacou a relevância do evento, que teve como tema “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”. Segundo ela, a conferência foi "uma experiência única, principalmente pela prática que nos proporcionaram, como, por exemplo, a tomada de decisões junto aos palestrantes especialistas. Essa interação nos permitiu ter uma experiência fantástica”.

Victoria também elogiou os conteúdos abordados durante a conferência: "Os temas propostos foram de extrema excelência para nosso conhecimento e conexões com profissionais da área do Meio Ambiente." No eixo temático Transformação Ecológica, no qual participou, foram criadas 10 propostas, assim como nos outros eixos. "Cada representante apresentou as ideias de seu grupo, promovendo uma visão mais ampla sobre as diferentes questões abordadas. Aprendemos também a ouvir e discutir ideias, fortalecendo a união em prol de um objetivo comum", relatou.

A programação incluiu uma palestra intitulada “Governança e Educação Ambiental”, ministrada pela doutora e pedagoga Adriana Castro, de São Paulo. Em seguida, foi realizada uma dinâmica que dividiu os participantes em grupos para a construção de propostas, abordando cinco eixos temáticos: mitigação, com foco na redução das emissões de gases de efeito estufa, que teve como coordenadora a professora do Campus Uberaba Marina Farcic Mineo; adaptação e preparação para desastres, voltada à prevenção de riscos e redução de perdas e danos; justiça climática, que trata da superação das desigualdades; transformação ecológica, que enfatiza a descarbonização da economia com inclusão social; e governança e educação ambiental, com destaque para a participação e o controle social".

A estudante Isadora Firmino dos Santos, compartilhou sua experiência. “A palestra da professora Adriana Castro foi inspiradora e deu um ótimo começo ao evento. Ao nos organizarmos em grupos temáticos, escolhi participar do eixo de Justiça Climática, coordenado pelo promotor Dr. Renato. As discussões foram extremamente enriquecedoras, proporcionando novos aprendizados e a oportunidade de, em conjunto, sugerirmos ideias inovadoras para a criação de novas leis ambientais”.

“O momento mais gratificante foi presenciar as nossas propostas, elaboradas pelos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio do IFTM Campus Uberaba, sendo reconhecidas e elogiadas por profissionais experientes. Esse reconhecimento reforçou que estamos trilhando o caminho certo e nos inspirou ainda mais a continuar. Saí da conferência com um conhecimento ampliado e a sensação de ter contribuído para um futuro mais sustentável. Sem dúvida, foi uma das experiências mais marcantes da minha trajetória acadêmica”, destacou a estudante.

Bruno Garcês, também comentou sobre a participação do IFTM na 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. “Nossa participação foi muito importante “A conferência vai levar propostas significativas para a conferência estadual, em sequência para a conferência nacional, e é muito importante a gente poder mostrar para a comunidade que todos temos voz, e a contribuição técnica dos professores, dos servidores do IFTM, bem como dos estudantes, que já tem um embasamento teórico sobre isso, na conferência foi fundamental”.

“Tenho certeza de que a nossa contribuição enriqueceu bastante as propostas que estão sendo enviadas para a conferência estadual, e vamos dar apoio também aos delegados com o embasamento para que eles possam levar. As demandas para a conferência estadual”, encerrou.

 

Tags: EVENTO
Compartilhe:

Notícias relacionadas