INOVAÇÃO

Unidade EMBRAPII IFTM Solicitações Agroalimentares conclui projeto pioneiro de avaliação do estado nutricional e qualidade de grãos de milho

Intitulado “Adaptação e validação da tecnologia de espectrômetros de infravermelho próximo (NIR) para avaliação do estado nutricional e qualidade de grãos de milho”, o projeto foi desenvolvido em parceria com as empresas Iotic Consultoria e Tecnologias Agrícolas e Uby Agroquímica S/A e visou o desenvolvimento de nova utilidade da tecnologia NIR por meio de equipamento portátil
Publicado em 21/06/2023 18:15 Atualizado em 21/06/2023 19:37
Compartilhe:
Compartilhe:
Foto colorida de pessoa utilizando equipamento portátil com a nova funcionalidade da tecnologia de espectrômetros de infravermelho próximo (NIR) em cima de grãos de milho em um balcão
Foto colorida de pessoa utilizando equipamento portátil com a nova funcionalidade da tecnologia de espectrômetros de infravermelho próximo (NIR) em cima de grãos de milho em um balcão
Crédito: Fernanda Jardim

A Unidade EMBRAPII IFTM Soluções Agroalimentares concluiu com sucesso seu primeiro projeto inovador, intitulado “Adaptação e validação da tecnologia de espectrômetros de infravermelho próximo (NIR) para avaliação do estado nutricional e qualidade de grãos de milho”. Em parceria com as empresas Iotic Consultoria e Tecnologias Agrícolas e Uby Agroquímica S/A, o projeto visou o desenvolvimento de nova utilidade da tecnologia NIR, por meio de equipamento portátil, para avaliação do estado nutricional e qualidade do referido grão.

Tal tecnologia permite a agricultores e profissionais da indústria agroalimentar uma análise rápida, confiável e não destrutiva dos grãos, proporcionando informações essenciais para a tomada de decisões e otimização de processos.

Com valor global de investimentos de R$ 907.392,86 e tempo de execução de 19 meses, o projeto, liderado pelo pesquisador e professor Hamilton César de Oliveira Charlo, do IFTM Campus Uberaba, foi concluído com resultados exitosos e promete revolucionar o setor agrícola.

Dentre os principais resultados destacam-se melhorias na ergonomia, aparência e composição do equipamento portátil desenvolvido pela empresa parceira; obtenção de modelos de predição dos parâmetros de qualidade de grãos e estado nutricional de plantas de milho, a partir da tecnologia NIR, com boa precisão; desenvolvimento de um software com capacidade de realizar diversos tratamentos de dados para obtenção de modelos de predição a partir de espectros coletados com a tecnologia NIR.

Hamilton explica que foram desenvolvidos dezesseis modelos de predição relativos à qualidade de grãos de milho, tanto na forma de grãos quanto na forma de farelo, que permite estimar, em tempo real, os principais parâmetros de qualidade da cultura do milho, a saber, Proteína, Amido, Umidade, FDN, FDA, Extrato Etéreo, Fibras e Material Mineral. “Da mesma forma, foram desenvolvidos modelos de predição para os teores foliares de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, boro, cobre, zinco e manganês, com os quais as empresas poderão negociar a utilização destes junto a laboratórios de análise de tecido foliar”, complementa o pesquisador.

Adicionalmente, foram entregues resultados exploratórios sobre a viabilidade da utilização da técnica NIR em folhas verdes, para avaliações do estado nutricional em campo, em tempo real.

Um outro destaque do projeto foi o registro da tecnologia desenvolvida no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), software denominado SPECTRATOOL (Processo Nº: BR512023001470-2), de forma a fortalecer a proteção intelectual do trabalho realizado e abrir oportunidades para futuras parcerias e licenciamentos, ampliando o impacto da inovação.

Charlo relata que as principais vantagens técnicas do software incluem a capacidade de executar uma ampla gama de pré-processamentos e regressões PLS em um único pacote, além da opção de inserir e remover outliers, e salvar modelos para previsões futuras. “A ferramenta oferece ainda uma ampla gama de preprocessamentos, incluindo correção de linha de base por polinômio, correção de linha de base pela média, MSC, SNV, RNV, normalização e remoção de tendência. Além disso, o software possui uma interface gráfica fácil de usar, que permite que os usuários executem as tarefas de forma mais rápida e intuitiva. Com isso, as empresas contratantes demonstraram-se muito satisfeitas com os resultados e relataram ter interesse em novos projetos junto a Unidade EMBRAPII Soluções Agroalimentares”, finaliza o professor.

A Diretora Geral da Unidade EMBRAPII IFTM Soluções Agroalimentares, professora Fernanda Jardim, também do IFTM Campus Uberaba, acredita que a conclusão bem-sucedida desse projeto é um marco significativo no desenvolvimento de tecnologias avançadas para o setor agrícola. “Construindo uma sólida trajetória no fomento e desenvolvimento de pesquisa tecnológica de estímulo à inovação na indústria brasileira, por meio de parcerias público-privadas, a Unidade EMBRAPII Soluções Agroalimentares está sempre engajada no desenvolvimento de produtos e processos eficientes, promovendo utilização eficiente dos recursos naturais, e, maximização da produção de alimentos no país”, reforça Jardim.

Para mais informações sobre a Unidade EMBRAPII IFTM Soluções Agroalimentares acesse a página ou entre em contato pelo email poloembrapii@iftm.edu.br.

Compartilhe:

Notícias relacionadas