IFTM Campus Ituiutaba celebra o Dia do Químico com foco na sustentabilidade

O evento de comemoração ao Dia do Químico, promovido pelos cursos Técnico em Química e Tecnologia em Processos Químicos do IFTM Campus Ituiutaba, aconteceu nos dias 19 e 20 de junho. Com o tema "Química verde: transformando a sustentabilidade em realidade", o evento contou com palestras, roda de conversa e minicurso.
Publicado em 27/06/2023 12:00 Atualizado em 27/06/2023 15:44
Professores, palestrantes e comissão de organização do dia do químico.
Crédito: Professora Dayane Fonseca Soares

Nos dias 19 e 20 de junho, os cursos Técnico em Química e Tecnologia em Processos Químicos do IFTM Campus Ituiutaba promoveram uma comemoração especial em honra ao Dia do Químico. A sexta edição do evento, que teve como tema "Química verde: transformando a sustentabilidade em realidade".

Durante o evento, foram realizadas diversas atividades. Uma delas foi a palestra do professor Jacson Hudson Inácio Ferreira, abordando o tema da Química e energia solar. Também ocorreu uma roda de conversa com os doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia, Allyson Leandro Rodrigues dos Santos e Marcos Vinícius Ferreira, que compartilharam suas experiências acadêmicas no contexto do intercâmbio acadêmico. Além disso, a professora Dayane Fonseca Soares ministrou um minicurso intitulado "A arte da química perfumada: fabricação de velas aromáticas".

Para a Comissão Organizadora, o evento é de grande relevância, pois, além de representar um marco na regulamentação da profissão, ele oferece aos estudantes a oportunidade de adquirir conhecimentos e vivenciar experiências enriquecedoras para além da sala de aula.

O Dia do Químico é comemorado oficialmente em 18 de junho, data em que, no ano de 1956, foi promulgada pelo então Presidente Juscelino Kubitschek a "Lei Mater dos Químicos" - Lei nº 2800/56. Essa data é de muita importância para os profissionais da Química no Brasil, pois a lei estabeleceu o exercício da profissão de Químico e criou os Conselhos de Química: CFQ/CRQs (Conselho Federal de Química e Conselhos Regionais de Química).

Tags: EVENTO