SNCT

Evento "IFTM convida MOSAIC e Grupo Petrópolis" discute papéis e possibilidades das Instituições Públicas de Ensino e do Setor Privado na conquista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Quando se trata do tema Sustentabilidade, possibilidades de parcerias entre instituições públicas de ensino e o setor privado são mais produtivas do que se pode imaginar. Essa foi uma das conclusões da roda de conversa entre integrantes da Mosaic, Grupo Petrópolis, discentes e professores do Campus Uberaba
Publicado em 16/10/2023 15:00 Atualizado em 16/10/2023 16:47
Palestrantes e organizadores. Da esquerda para direita (em pé): João Vitor Gonçalves Neto, Thaislane Ferreira Alves; Nayana Grasielle Marques Silva (Mosaic) Joaquim Anibal Carvalho Andrade Filho (Mosaic); Ryan Victor de Oliveira Fiuza, Eduarda Stefani Lopes Antunes e Lourena Rios Tibery (Petropólis). (Sentados) Luzélia Calegari Santos Moizinho; Juliana Machado Rodrigues; Natália Beatriz Rodrigues Mazeto e Marco Antônio Ferreira Inácio #PraTodosVerem foto colorida de pessoas, 7 estão em pé, e outras 4 estão ajoelhadas. O grupo está em um auditório. Ao fundo observa-se uma imagem amarela com equipamentos da área das ciências básicas, com os dizeres semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Crédito: Luzélia Calegari

Quando se trata do tema Sustentabilidade, possibilidades de parcerias entre instituições públicas de ensino e o setor privado são mais produtivas do que se pode imaginar. Esta é uma das conclusões após a roda de conversa “IFTM convida MOSAIC e Grupo Petrópolis” realizada no dia 04/10/2023 no campus Uberaba, como parte das atividades da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada pelos discentes do curso Bacharelado em Administração.

Logo após as boas-vindas do Diretor Geral do IFTM Campus Uberaba, Professor Luis Fernando Santana, iniciou-se a roda de conversa, mediada pela discente do curso Bacharelado em Administração, Natália Beatriz Rodrigues Mazeto, com a provocação do papel das Instituições Públicas de Ensino para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS.

A professora Luzélia Calegari, ressaltou que, para além de uma educação para o desenvolvimento sustentável, os Institutos Federais contribuem com todos os 17 objetivos, na medida em que possibilitam uma educação de qualidade, acessível e inclusiva, incentivo às lideranças estudantis, pesquisa científica de ponta, redes de inovações tecnológica, agente de engajamento público e ações intersetoriais, entre diversas outras possibilidades.

Para exemplificar, a discente do curso Bacharelado em Administração e participante do Projeto Rondon 2023 - Operação Guaicurus, Thaislane Ferreira Alves, explicou sobre o maior projeto extensionista brasileiro e a sua participação nas ações transdisciplinares em comunidades vulneráveis no Mato Grosso do Sul, ressaltando o potencial impacto multiplicador social e econômico e o fortalecimento da cidadania nas áreas assistidas.

Na sequência, o discente do curso de Licenciatura em Química e membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Ryan Victor de Oliveira Fiuza, apresentou as ações de mobilização estudantil e a participação ativa de estudantes do campus nas decisões nas esferas municipais, estaduais e federais, enfatizando, como exemplo, a representação estudantil nas decisões de alocação de recursos para o campus.

Para discutir as possibilidades de parcerias sustentáveis entre a MOSAIC e o campus, os profissionais da área de gestão de pessoas, Joaquim Anibal Carvalho Andrade Filho e meio-ambiente, Nayana Grasielle Marques Silva, apresentaram as ações da empresa voltadas para o compromisso do grupo com os cinco ODS mais impactados pelo negócio da empresa. Os palestrantes ressaltaram ainda, a demanda por estagiários e trainees e oportunidades para profissionais formados há mais tempo.

Em seguida, a engenharia ambiental do grupo Petropólis, Lourena Rios Tibery, fez um relato da sua trajetória profissional e as mudanças em relação à preocupação ambiental neste período. A engenheira apresentou o relatório de sustentabilidade do grupo, explicando os indicadores ambientais e socioeconômicos, destacando o alinhamento com os ODS.

Ao final, os organizadores da atividade, discentes do curso Bacharelado em Administração, Eduarda Stefani Lopes Antunes, João Vitor Gonçalves Neto, Juliana Machado e Marco Antônio Ferreira Inácio, agradeceram a presença dos palestrantes em nome de todos os estudantes do curso.