Aula Inaugural

Aula Inaugural dos cursos profissionalizantes do Programa Nacional Mulheres Mil ocorreu no IFTM Campus Ituiutaba

Na sexta-feira, 3 de maio, ocorreu a aula inaugural dos cursos profissionalizantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Ituiutaba do Programa Nacional Mulheres Mil.
Publicado em 22/05/2024 14:00 Atualizado em 22/05/2024 14:02
As mulheres do CRAS com o diretor-geral Jacson ao centro, Marilia e Francielle ao lado esquerdo
Crédito: Comunicação Social do Campus Ituiutaba

Na sexta-feira, 3 de maio ocorreu a aula inaugural dos cursos profissionalizantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Ituiutaba do Programa Nacional Mulheres Mil, do governo federal. Foi um marco significativo para as mulheres da comunidade.

Durante a aula inaugural, o Pró-reitor de Ensino do IFTM, Flávio Caldeira Silva, destacou a importância do programa para a instituição e para as estudantes. Ele ressaltou que o programa é voltado exclusivamente para mulheres e que foi concebido por mulheres, reafirmando o compromisso do IFTM com o aumento de escolaridade das estudantes.

Franciele de Carvalho Ferreira, Coordenadora do Programa Mulheres Mil no IFTM Campus Ituiutaba, ressaltou a importância dessas mulheres se identificarem como estudantes do instituto. Ela mencionou que o programa pode ser um ponto de partida para que as educandas continuem seus estudos em outros cursos oferecidos pelo IFTM, promovendo um ambiente acolhedor e motivador para o desenvolvimento acadêmico e profissional.

Marilia Gabriela de Oliveira, Diretora da Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social do município de Ituiutaba, expressou sua satisfação com a parceria entre o IFTM e a Secretaria de Desenvolvimento Social. Ela enfatizou que a iniciativa está alinhada com a missão da secretaria de trabalhar com mulheres em situação de vulnerabilidade, proporcionando-lhes melhores oportunidades.

Jacson Hudson Inácio Ferreira, Diretor-geral do IFTM Campus Ituiutaba, expressou sua gratidão à ex-reitora Deborah Santesso, enfatizando que foi graças a ela, uma mulher, que o programa foi trazido para o IFTM. Ele mencionou que, naquele dia, a gestão completava 120 dias e que o Programa Mulheres Mil está perfeitamente alinhado com a missão da instituição de promover educação, cidadania e desenvolvimento social. Jacson também reforçou que o programa tem o objetivo de empoderar as mulheres, tornando-as independentes e capacitadas, além de servir como porta de entrada para outros cursos.

O Programa Nacional Mulheres Mil foi instituído nacionalmente em 2011 e é fruto dos resultados positivos gerados por uma iniciativa piloto de mesmo nome, criada em 2007 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

O objetivo do programa é promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente das regiões Norte e Nordeste do país. Para isso, atua no sentido de garantir o acesso à educação a essa parcela da população de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

Tags: ENSINO