Aula Inaugural dos cursos profissionalizantes do Programa Nacional Mulheres Mil ocorreu no IFTM Campus Ituiutaba
Na sexta-feira, 3 de maio ocorreu a aula inaugural dos cursos profissionalizantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Ituiutaba do Programa Nacional Mulheres Mil, do governo federal. Foi um marco significativo para as mulheres da comunidade.
Durante a aula inaugural, o Pró-reitor de Ensino do IFTM, Flávio Caldeira Silva, destacou a importância do programa para a instituição e para as estudantes. Ele ressaltou que o programa é voltado exclusivamente para mulheres e que foi concebido por mulheres, reafirmando o compromisso do IFTM com o aumento de escolaridade das estudantes.
Franciele de Carvalho Ferreira, Coordenadora do Programa Mulheres Mil no IFTM Campus Ituiutaba, ressaltou a importância dessas mulheres se identificarem como estudantes do instituto. Ela mencionou que o programa pode ser um ponto de partida para que as educandas continuem seus estudos em outros cursos oferecidos pelo IFTM, promovendo um ambiente acolhedor e motivador para o desenvolvimento acadêmico e profissional.
Marilia Gabriela de Oliveira, Diretora da Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social do município de Ituiutaba, expressou sua satisfação com a parceria entre o IFTM e a Secretaria de Desenvolvimento Social. Ela enfatizou que a iniciativa está alinhada com a missão da secretaria de trabalhar com mulheres em situação de vulnerabilidade, proporcionando-lhes melhores oportunidades.
Jacson Hudson Inácio Ferreira, Diretor-geral do IFTM Campus Ituiutaba, expressou sua gratidão à ex-reitora Deborah Santesso, enfatizando que foi graças a ela, uma mulher, que o programa foi trazido para o IFTM. Ele mencionou que, naquele dia, a gestão completava 120 dias e que o Programa Mulheres Mil está perfeitamente alinhado com a missão da instituição de promover educação, cidadania e desenvolvimento social. Jacson também reforçou que o programa tem o objetivo de empoderar as mulheres, tornando-as independentes e capacitadas, além de servir como porta de entrada para outros cursos.
O Programa Nacional Mulheres Mil foi instituído nacionalmente em 2011 e é fruto dos resultados positivos gerados por uma iniciativa piloto de mesmo nome, criada em 2007 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).
O objetivo do programa é promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente das regiões Norte e Nordeste do país. Para isso, atua no sentido de garantir o acesso à educação a essa parcela da população de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.
Notícias relacionadas
- Concerto Didático no IFTM Campus Uberaba: Uma experiência educacional sobre o universo orquestral e sua história
- Vem aí o “Universo IFTM”, uma união dos eventos de ensino, pesquisa, inovação e extensão
- IFTM Campus Uberaba oferta 128 vagas para os cursos de graduação com ingresso no primeiro semestre de 2025
- IFTM Campus Uberaba abre 420 vagas para cursos técnicos com ingresso para o 1º semestre de 2025
- IFTM Campus Ituiutaba realiza atividades do projeto de ensino Comunicação Não Violenta: "Autoconhecimento e Respeito Mútuo" e "Conscientização sobre o Patrimônio Escolar"
- Estudantes do IFTM Campus Uberaba participam da VIII Maratona de Matemática do Ensino Médio da Universidade Federal de Uberlândia