Visita Técnica

Cortes, conhecimento e conexão com o mercado: estudantes do curso Técnico em Alimentos do IFTM Campus Uberaba visitam o Açougue Bifão Carnes

Atividade prática permite integração entre teoria e a rotina profissional da desossa comercial
Publicado em 22/05/2025 18:12 Atualizado em 22/05/2025 18:15
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Em uma sala fria e azulejada, com paredes brancas e equipamentos de refrigeração no teto, um homem vestindo camiseta branca, avental claro e touca higiênica segura e exibe uma grande peça de carcaça bovina para um grupo de estudantes. Ao lado dele, outro profissional com boné preto, máscara e camiseta branca acompanha a apresentação. Ao redor da bancada de aço inox, estudantes do curso técnico em Alimentos do IFTM Campus Uberaba observam atentamente a atividade. Todos estão uniformizados com jalecos brancos e toucas descartáveis.
Em uma sala fria e azulejada, com paredes brancas e equipamentos de refrigeração no teto, um homem vestindo camiseta branca, avental claro e touca higiênica segura e exibe uma grande peça de carcaça bovina para um grupo de estudantes. Ao lado dele, outro profissional com boné preto, máscara e camiseta branca acompanha a apresentação. Ao redor da bancada de aço inox, estudantes do curso técnico em Alimentos do IFTM Campus Uberaba observam atentamente a atividade. Todos estão uniformizados com jalecos brancos e toucas descartáveis.
Crédito: Lucas Arantes Pereira

Nos dias 20 e 21 de maio de 2025, estudantes do curso técnico em Alimentos do IFTM Campus Uberaba participaram de uma visita técnica ao Açougue Bifão Carnes, localizado em Uberaba/MG. Organizada no âmbito da disciplina Tecnologia de Produtos de Origem Animal e conduzida pelo professor Lucas Arantes Pereira, a atividade proporcionou uma experiência concreta de observação dos processos de desossa e separação de carcaças em cortes comerciais.

A visita reuniu as turmas 3º F e 3º G e teve como foco consolidar o aprendizado teórico sobre bem-estar animal, abate, composição química e valor nutricional da carne, aliando esse conhecimento à prática observada em um estabelecimento comercial.

“A vivência prática é uma das etapas mais enriquecedoras do processo de formação técnica”, afirmou o professor Lucas Arantes Pereira. Segundo ele, acompanhar de perto a rotina de um açougue permite aos estudantes visualizarem, de forma clara e aplicada, os conteúdos abordados em sala de aula. "A parceria com o Açougue Bifão Carnes foi fundamental para tornar possível essa experiência, e reforça a importância do diálogo entre instituições de ensino e o setor produtivo", concluiu.

Thaís Nascimento da Paz, do 3º F, comentou que a visita foi uma forma de tornar mais palpável o que é aprendido na teoria. De acordo com a estudante, observar o processo desde a retirada da carne da câmara fria até a desossa foi esclarecedor: “No Açougue Bifão tivemos uma experiência interessante tanto pra quem é da área alimentícia como pra quem não é. Todos os funcionários nos acolheram e tiraram nossas dúvidas. Muitas risadas e uma experiência incrível para nós, futuros técnicos em alimentos”.

“Desde que entramos, uma coisa que todos perceberam foi o quão bem cuidado e limpo é o local. Vimos que é de extrema importância esse cuidado e também como é difícil manter um ambiente assim”, relatou Júlia Fernandes, do 3º G. 

Júlia destacou ainda a postura profissional e acolhedora da equipe do açougue, o que, segundo ela, contribuiu para o bom andamento da visita: “Todas as nossas perguntas foram rapidamente respondidas, com muito conhecimento, o que não deu espaço para desentendimentos. O Açougue Bifão dá um show de profissionalismo”.

Sarah Pietra, do 3º G, contou que a experiência foi essencial para compreender melhor os assuntos discutidos em sala. “A visita ao açougue facilitou o entendimento da matéria e esclareceu todas as dúvidas que ainda tínhamos em relação ao conteúdo”, afirmou. Ela destacou ainda a cordialidade da equipe local: “Os funcionários foram extremamente atenciosos e claros conosco, o que facilitou ainda mais o processo”. Para a estudante, a atividade foi um divisor de águas na formação profissional: “Com certeza saímos de lá com uma outra visão, outra mentalidade e, claro, com muito mais conhecimento”.

A proposta é que essa atividade se torne fixa na programação anual da disciplina, promovendo a aproximação constante entre os conhecimentos acadêmicos e a realidade do mercado de trabalho.

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