Universo IFTM 2025 promove reflexão e inovação pedagógica com fóruns de ensino e inclusão e mostra de projetos
Crédito: Alex Modolo/Marcos Capuci - Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) realizou, no início de novembro, o Universo IFTM 2025, um evento de grande relevância para a comunidade acadêmica que integrou três iniciativas vitais para o aprimoramento do ensino na instituição: a V Mostra de Projetos de Ensino, o III Fórum de Inclusão e Diversidade (FID) e o VII Fórum de Ensino.
O Professor Flávio Caldeira Silva, pró-reitor de Ensino, ressaltou a importância da iniciativa: “O VII Fórum de Ensino e o III Fórum de Inclusão e Diversidade refletiram a importância da instituição como um polo de excelência no fornecimento de educação técnica e tecnológica. Estes eventos proporcionaram um ambiente crucial para convergir as atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro do IFTM.” Ele também destacou que a Mostra é “um espelho do nosso comprometimento com uma formação de alto nível, servindo como catalisador para a criação de respostas originais e práticas para as distintas áreas de atuação.”
V Mostra de Projetos de Ensino
A V Mostra de Trabalhos de Ensino, promovida pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do IFTM, exibiu projetos inovadores desenvolvidos nos diversos campi nos anos de 2024 e 2025. O evento incluiu trabalhos de programas como NAPNE, NEABI, NEDSEG, PIBID e PET, além de relatos de experiência em estágios e monitorias.
Foram selecionados 104 projetos que foram apresentados no dia 4 de novembro, em oito sessões de 30 minutos, das 16h às 20h. As apresentações ocorreram em formato de e-pôster digital, com avaliação por especialistas que visavam selecionar os “trabalhos destaque” em cinco eixos temáticos.
O estudante Dennis Gaspar, do Curso Técnico em Agricultura do Campus Ituiutaba, que apresentou a Olimpíada de Ciências Agrárias (OCA), compartilhou sua satisfação: “A minha expectativa está sendo quebrada! Eu achei que foi muito legal apresentar esse projeto, está sendo uma experiência incrível para a minha vida. Eu acho que isso aqui vai ser construtivo na minha carreira acadêmica.” Ele também celebrou o impacto do projeto: “O resultado dessa olimpíada foi fantástico! Estudantes querem fazer Zootecnia, querem fazer Agronomia... Eu acho que esse projeto da Olimpíada de Ciências Agrárias tem que ser sim replicado e permanente, porque ele quebra uma barreira de fato.”
Henrique Ogata, estudante de Engenharia da Computação, do Campus Uberaba Parque Tecnológico, que apresentou o projeto Pró Maratona, destacou a interação: “Gosto bastante dessa parte de ser mais junto de todos os estudantes, porque a gente consegue ver bastante caras novas, caras conhecidas também, e tudo no mesmo lugar. Então a gente consegue trocar ideias, incentivar pessoas.”
III Fórum de Inclusão e Diversidade (FID)
O Fórum de Inclusão e Diversidade proporcionou um ambiente de escuta ativa e vivências práticas. Marina Beatriz Ferreira Valim, coordenadora de Ações Inclusivas e de Diversidade (CAID) do IFTM, afirmou que o evento ofereceu oficinas ministradas pelos núcleos de inclusão e diversidade, além de ações transversais.
“A participação dos estudantes na mesa ‘Juventude Plural: Perspectivas Estudantis’ revelou sensibilidade, equilíbrio, confiança e conhecimento inspiradores, tornando-se um momento precioso de aprendizado mútuo,” disse Marina Valim.
A estudante Ketlyn Karolina Silva Rosa, do Curso Técnico de Meio Ambiente do Campus Uberaba, expressou a emoção de estar no evento: “participar do FID foi uma experiência muito significativa pra mim. Estar ali, podendo compartilhar parte da minha história, foi um momento de muita emoção. O fórum me mostrou que é possível ocupar esses espaços. Senti orgulho de mim, do que construo e de fazer parte de uma instituição que acolhe a diversidade e permite que a gente se expresse.”
VII Fórum de Ensino
O VII Fórum de Ensino focou na reflexão e na ação coletiva da comunidade docente. Juliene Silva Vasconcelos, coordenadora-geral de Ensino, explicou que o fórum criou espaços de diálogo sobre os desafios contemporâneos da Educação Profissional e Tecnológica.
“As oficinas sobre inteligência artificial generativa, metodologias ativas e formação docente demonstraram a urgência e a vontade de nossos professores em transformar suas práticas pedagógicas,” disse Juliene Vasconcelos. Ela concluiu reforçando o propósito do evento: “Mais que um evento, o Universo IFTM 2025 foi um compromisso renovado com a inovação pedagógica, a equidade educacional e o impacto real no ensino e aprendizagem. Saímos desse encontro fortalecidos na convicção de que a formação continuada e colaborativa é o caminho para consolidarmos uma educação pública de qualidade e verdadeiramente inclusiva.”
A integração dos três eventos no Universo IFTM 2025 reforçou o compromisso do Instituto com o desenvolvimento pedagógico contínuo e com a promoção de uma educação pública, de qualidade e verdadeiramente inclusiva. O encontro consolida o IFTM como um ambiente fértil para a inovação, onde a troca de saberes e o protagonismo estudantil são pilares essenciais para o futuro da educação profissional e tecnológica.
Notícias relacionadas
- IFTM Campus Avançado Campina Verde realiza a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025
- IFTM conclui III CONEXT: destaque para Projetos de Extensão e Impacto Social
- Universo IFTM, edição 2025, bate recordes e celebra excelência em ensino, pesquisa e extensão
- IFTM participa da 35ª Conferência Anprotec, o principal fórum de inovação do Brasil
- IFTM na 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica: inovação e sustentabilidade para transformar vidas
- IFTM apresenta sua história: capítulo sobre o Instituto Federal do Triângulo Mineiro integra coleção nacional
