Visita técnica

Projeto “Rumo à Olimpíada de Português” leva estudantes do IFTM Campus Ituiutaba a espaços culturais de São Paulo

Com visitas à Pinacoteca, ao Museu da Língua Portuguesa e à 36ª Bienal, projeto ampliou o repertório cultural e artístico dos estudantes
Publicado em 03/11/2025 11:00 Atualizado em 06/11/2025 12:21
Compartilhe:
Compartilhe:
Grupo de estudantes do IFTM reunido em frente à Pinacoteca de São Paulo, um prédio histórico de tijolos laranjas aparentes e colunas altas. Todos estão sorrindo e acenando para a câmera. Eles ocupam a parte central da foto, sentados e em pé sobre um piso de pedras. Ao fundo, vê-se a fachada imponente do museu, com janelas grandes e banners coloridos pendurados nas paredes externas. O clima é de alegria e integração durante a visita cultural.
Grupo de estudantes do IFTM reunido em frente à Pinacoteca de São Paulo, um prédio histórico de tijolos laranjas aparentes e colunas altas. Todos estão sorrindo e acenando para a câmera. Eles ocupam a parte central da foto, sentados e em pé sobre um piso de pedras. Ao fundo, vê-se a fachada imponente do museu, com janelas grandes e banners coloridos pendurados nas paredes externas. O clima é de alegria e integração durante a visita cultural.
Crédito: Professora Mayra

Entre os dias 14 e 16 de outubro de 2025, um grupo de 40 estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Ituiutaba participou de uma visita técnica a São Paulo, promovida pelo Projeto de Ensino “Rumo à Olimpíada de Português 2025”, contemplado no Edital nº 02/2025 PROEN-REI. A iniciativa tem como objetivo incentivar a participação dos estudantes na Olimpíada de Português, estimulando a leitura, a escrita e o desenvolvimento de um olhar crítico sobre a língua que nos conecta.

A programação contemplou importantes espaços culturais da capital paulista, como a Pinacoteca de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa e a 36ª Bienal de Arte. Ao longo da viagem, os estudantes tiveram a oportunidade de se aproximar de diferentes expressões artísticas e manifestações culturais, ampliando sua compreensão sobre a linguagem, a história e a arte brasileiras.

A atividade foi acompanhada pelos docentes professor Rogério de Castro Ângelo (Português/Inglês) e professora Mayra Natanne Alves Marra (Português/Espanhol), e contou com apoio institucional no transporte e na concessão de auxílio financeiro aos estudantes. A seleção dos participantes considerou o engajamento nas etapas da Olimpíada de Português e nas ações preparatórias do projeto.

Mais do que um roteiro de visitas, a experiência proporcionou vivenciar conhecimentos trabalhados em sala de aula, reafirmando a importância da cultura como forma de aprendizagem. Ao promover essa vivência, o IFTM Campus Ituiutaba reforça seu compromisso com uma formação que ultrapassa os muros da escola e incentiva o estudante a perceber, na arte e na linguagem, caminhos para compreender o mundo e construir sua própria identidade.

Compartilhe:

Notícias relacionadas