IFTM na 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica: inovação e sustentabilidade para transformar vidas
Crédito: Danilo Almeida - Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM
Brasília sediou, entre os dias 7 e 9 de outubro, a 5ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), com o tema Juventudes que inovam, Brasil que avança. Realizada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), a SNEPT ocorreu em conjunto com o Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria, o Festival Curicaca, promovido pela ABDI, na Arena BRB Mané Garrincha. O IFTM marcou presença em ambos os eventos, apresentando quatro projetos na SNEPT, ministrando uma oficina no ConectaIF e participando do III Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado.
O evento, que reuniu 63 instituições, 1.434 expositores e 400 projetos, busca divulgar a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), demonstrando seu crescimento e a importância de aliar teoria e prática na formação de 4,5 milhões de alunos.
Marcelo Ponciano, reitor do IFTM esteve presente no evento e falou sobre a experiência: “participar da 5ª SNEPT foi estratégico para o IFTM, pois permitiu dar visibilidade a uma parte das ações, projetos e pesquisas que realizamos em nossa instituição” e ainda ressaltou que “nossa presença no evento reforça a ampla atuação do IFTM em temas de grande relevância para a Rede Federal, como a sustentabilidade, o desenvolvimento da inovação, o fortalecimento dos arranjos produtivos locais, a valorização do nosso cerrado brasileiro e o incentivo à participação das mulheres em projetos de robótica e criação de novos produtos”.
Projetos de extensão e inovação na SNEPT
O IFTM apresentou na SNEPT quatro projetos desenvolvidos por estudantes, professores e técnicos em diferentes campi, refletindo a diversidade e o impacto social da EPT.
Extensão que Transforma: Juventudes Protagonistas no Impacto Social e Sustentável, do Campus Uberaba. O projeto realiza a descaracterização de bebidas e perfumes apreendidos pela Receita Federal, transformando-os em produtos como álcool em gel, aromatizador e sabonete líquido. A estudante Júlia Rayane, egressa do Técnico em Química e discente de Licenciatura em Química no campus, explica que a equipe transforma os itens no laboratório para descaracterizá-los, e que agora vão iniciar minicursos para ensinar mulheres em situação de vulnerabilidade a produzir os mesmos itens, gerando uma renda extra. A professora Gislaine Fernandes, orientadora das estudantes, destacou que o projeto beneficia principalmente os cursos da área de Química, utilizando as bebidas apreendidas como material didático para aulas práticas de conceitos como densidade, destilação de etanol e controle de qualidade.
Robô Cerrado com Elas: Promovendo a Inclusão de Gênero na Robótica Educacional, do Campus Patrocínio. A iniciativa é uma extensão do projeto Robô Cerrado, focado em trazer oficinas de robótica exclusivamente para as alunas do IFTM que não têm contato com a área, como as estudantes de Administração, Contabilidade e Informática. A professora Aline Fernanda Furtado Silva, orientadora do projeto, ressalta que a iniciativa busca quebrar o estereótipo de que a robótica e a tecnologia são áreas masculinas, e que as meninas percebem que são "tão capazes e, às vezes, até melhores" em eletrônica, programação, criatividade e comunicação. Maria Cecília Ramos Raymundo, bolsista do projeto, compartilhou a satisfação de participar do evento, destacando que a experiência "está ajudando a melhorar a minha oratória", pois o projeto exige que elas aprendam a falar de um jeito mais simples para um público diverso.
AQUABOT: Tecnologia IoT para Sustentabilidade e Inclusão na Piscicultura Automatizada, do Campus Uberlândia. O projeto desenvolveu um sistema inteligente que utiliza sensores para mensurar parâmetros da qualidade da água, como pH, turbidez, temperatura e TDS. João Paulo Almeida, estudante de Engenharia Agronômica, explicou que o Aquabot é importante para o uso em pisciculturas e na agricultura - na prevenção do entupimento de bombas - além de poder ser aplicado no tratamento de água e esgoto.
Cantinho do Cerrado, do Campus Uberlândia Centro. Projeto de educação ambiental que busca conscientizar sobre a importância do bioma Cerrado. A estudante Renifer Pereira Santos, do curso de Comércio, detalhou a "Cabine do Cerrado", uma experiência sensorial que utiliza cheiros, texturas, frutos e óculos de realidade virtual para que os visitantes "sintam o bioma".
Oficinas de inovação e Seminário de Ensino Médio Integrado
O IFTM também contribuiu com a programação do Festival Curicaca e do III Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado (EMI).
Da Apreensão à Extensão - Inovação Social e Sustentabilidade em Ação. A pró-reitora de Extensão, Cutlura e Esporte do IFTM, Danielle Paoloni, falou sobre o objetivo da oficina do programa Extensão que Transforma no ConectaIF que ensinou os participantes a fazer sabonete líquido a partir de uísque apreendido pela Receita Federal: “o intuito da oficina foi mostrar que há meios de transformar material apreendido, que seria descartado, em outros produtos úteis para a sociedade, impedindo que ele vá para o ambiente.”
O participante Murilo Freire Ataíde, da Universidade de Brasília (UNB), considerou a oficina "muito interessante" por complementar seus conhecimentos em química experimental. Outra participante que gostou muito da experiência foi Roberta Amaral, do Instituto Federal de Brasília (IFB) que estava bastante curiosa sobre o processo: “eu nunca tive essa experiência, então fiquei bem curiosa para saber como é que se fabrica sabonete. ”
Ponciano também destacou a oficina promovida pelo programa Extensão que Transforma, que apresentou de forma prática o impacto social e educativo das ações desenvolvidas em toda a nossa região. “Essas ações evidenciam o compromisso do IFTM com a formação cidadã e com a transformação de realidades por meio da educação”, pontuou o reitor..
O III Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado reuniu educadores da Rede Federal para discutir e aperfeiçoar o Ensino Médio Integrado (EMI). O professor Luciano Cury (Campus Uberaba) foi um dos organizadores do evento e apresentou trabalho sobre a divulgação do EMI. O trabalho Desenvolvimento de um Sistema Web por Estudantes do Ensino Médio Técnico para Produção Automatizada de Rótulos Nutricionais para Produtos Artesanais da Agricultura Familiar, apresentado pelo estudante Guilherme Ferreira (Campus Uberlândia Centro), demonstrou a aplicação da EPT na área de alimentos e agricultura familiar. Guilherme explicou que o sistema automatiza a produção de rótulos seguros para auxiliar pequenos agricultores a obterem mais visibilidade e a cumprirem a legislação vigente.
Já o servidor Gilberto José de Amorim (Campus Patrocínio) apresentou um trabalho que analisou a perspectiva dos jovens sobre o EMI, concluindo que eles buscam uma "ideia de qualidade que está para além da formação profissional, numa perspectiva humanista". E o documentário Jovens Jornadas do Ensino Médio Integrado, do servidor Vinícius Felipe Oliveira (Campus Patrocínio), foi mais um dos trabalhos apresentados e ainda foi exibido no VII Festival de Curtas IFB / Mostra Produtos Audiovisuais ProfEPT/IFB, evidenciando a importância do EMI para transformar vidas.
A participação do IFTM nos diversos eventos ressalta o papel da instituição na produção de conhecimento e no desenvolvimento social, alinhada à fala do Ministro da Educação Camilo Santana, que destacou que "90% da pesquisa realizada no país é feita por instituições públicas, em sua maioria universidades e institutos federais".
Notícias relacionadas
- IFTM conquista dupla aprovação em chamada nacional do MEC para inovação
- Campus Ituiutaba: Inscrições abertas para o curso de extensão “Introdução à Programação de Jogos Digitais com PICO-8”
- IFTM apresenta sua história: capítulo sobre o Instituto Federal do Triângulo Mineiro integra coleção nacional
- IFTM supera desafios e garante vaga no JIF Nacional na etapa sudeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIF Sudeste 2025)
- Pioneirismo e representatividade: IFTM é destaque na 1ª Maratona de Programação Feminina de Minas Gerais
- Unidade EMBRAPII IFTM firma parceria com Ancestral Origins para criação de suplementos à base de vísceras bovinas