ENEM

IFTM se destaca no ranking do Enem 2024; Campus Patos de Minas figura entre as 100 melhores escolas públicas do país

Em um universo de mais de 18 mil instituições públicas, os campi do Instituto Federal do Triângulo Mineiro demonstram força no cenário educacional, com estratégias que unem formação técnica e preparação para o acesso ao ensino superior
Publicado em 17/07/2025 11:43 Atualizado em 17/07/2025 17:22
Compartilhe:
Compartilhe:
Estudantes do Projeto de Ensino IFacilita Redação Nota Mil - Edição 2024
Estudantes do Projeto de Ensino IFacilita Redação Nota Mil - Edição 2024
Crédito: Andréa Cristina de Paula

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, no dia 11 de julho, os resultados por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) consolidou sua posição de destaque no cenário da educação pública nacional. Todos os oito campi da instituição que tiveram turmas concluintes do ensino médio integrado avaliadas se posicionaram entre os 4,5% melhores do país.

O levantamento, que considerou as notas de 18.410 escolas públicas em todo o Brasil, posicionou o IFTM Campus Patos de Minas em 73º lugar no ranking geral, com uma média de 638.62 pontos. Isso coloca a unidade no seleto grupo de 0,4% das melhores escolas públicas do país.

Outras unidades do IFTM também alcançaram posições relevantes:

IFTM Campus Patrocínio: 116º (Nota: 625.71)

IFTM Campus Uberlândia Centro: 150º (Nota: 619.86)

IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico: 243º (Nota: 606.47)

IFTM Campus Uberlândia: 366º (Nota: 592.67)

IFTM Campus Ituiutaba: 375º (Nota: 591.90)

IFTM Campus Uberaba: 633º (Nota: 577.31)

IFTM Campus Paracatu: 834º (Nota: 569.69)

O IFTM Campus Avançado Campina Verde não aparece no ranking porque os estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio ainda não estavam aptos a realizar a prova. A participação da unidade ocorrerá a partir de 2025, quando os alunos da primeira turma farão o Enem.

Para Belchior Antônio da Silva, diretor-geral do IFTM Campus Patos de Minas, o resultado é um marco para a comunidade acadêmica. “Na última sexta-feira, 11, o Inep divulgou o ranking das 18.410 instituições de ensino públicas no Brasil com melhores resultados no Enem, onde o IFTM Campus Patos de Minas aparece em 73º. Para a gente, é um orgulho muito grande, porque nós estamos entre as 100 melhores instituições públicas de todo o Brasil. E, curiosamente, é a única escola da região, inclusive de Patos de Minas, que se encontra entre as 100 primeiras. Então é um motivo que muito nos orgulha e nos deixa bastante ciente da responsabilidade que aumenta ainda mais”, avalia o diretor.

Os pilares do resultado: projetos e dedicação

O bom desempenho não é um acaso, mas sim o resultado de um trabalho estruturado que combina a formação profissional com uma forte preparação acadêmica. Projetos de ensino específicos para as áreas de maior peso no Enem, como Matemática e Redação, são apontados como fundamentais para o sucesso dos estudantes.

A professora de matemática Michelle Almeida de Vasconcelos coordena o projeto "Matematicando", que está em sua terceira edição. “É um projeto que engloba os alunos de terceiro ano, e só os alunos que querem participar, ele não é obrigatório. Mas, no ano passado, a gente teve uma participação de 84 alunos. Acontece de forma quinzenal o ano inteiro, e a gente faz revisão de todos os conteúdos com resolução de questões”, explica. Ela ressalta a filosofia por trás da iniciativa: “Aí os meninos sempre perguntam: 'Vai preparar para o Enem?'. Não, eu preparo eles para a vida. Mas o Enem faz parte da vida do estudante. O interessante é que eles saem daqui, vão para a universidade e dão um feedback muito bom, falando que conseguiram aprender a matemática, principalmente porque eu foco no raciocínio lógico.”

Na área de Linguagens, a preparação para a redação, que possui grande peso na nota final, recebe atenção especial. A professora Andréa Cristina de Paula detalha as estratégias adotadas. “O excelente resultado do Campus Patos de Minas deve-se também às diferentes ações desenvolvidas, visando aprimorar as habilidades exigidas na redação do Enem. Os alunos matriculados no terceiro ano possuem uma disciplina de redação separada, destinada especificamente ao aperfeiçoamento da escrita de textos do tipo argumentativo”, afirma.

Além da disciplina regular, foi oferecido o projeto de ensino "IFacilita Redação Nota Mil". “O projeto tem como objetivo facilitar e ampliar o processo de ensino e aprendizagem por meio de encontros com a participação ativa dos estudantes, de professores convidados e de bolsistas em oficinas práticas. O bom desempenho dos estudantes na redação não surpreende, tendo em vista os feedbacks que recebi dos alunos egressos, muitos dos quais alcançaram notas acima de 900 pontos”, complementa a professora Andréa.

O diretor Belchior reforça que essa preparação é parte integrante do modelo do IFTM. “Além da formação tecnológica e profissional, que é a nossa expertise, os professores desenvolvem alguns trabalhos, algumas metodologias e projetos de ensino que trabalham com essa dinâmica de preparativo para o Enem. Nas semanas anteriores, a gente intensifica esse estudo, o que realmente dá uma tranquilidade maior para os nossos estudantes enfrentarem esse grande desafio”, diz.

A experiência que forma para a vida e para o mercado

A formação no IFTM vai além da sala de aula e da preparação para provas. Os estudantes são incentivados a participar de projetos de pesquisa, ensino e extensão, que enriquecem sua formação e seu currículo. Daniel Guerra Nazar, estudante do terceiro ano do curso Técnico em Eletrotécnica, é um exemplo disso. “Faço parte de um projeto de pesquisa. Atualmente, esse projeto está desenvolvendo uma plantadora de cana-de-açúcar, o projeto Canamax. Essa oportunidade que o Instituto Federal nos fornece agrega muito ao nosso currículo e também nos capacita para o mercado de trabalho futuramente”, relata.

Esse conjunto de fatores — ensino de qualidade, projetos de apoio e oportunidades de desenvolvimento — gera um forte sentimento de orgulho e pertencimento entre os estudantes. Maria Eduarda Silva Amorim, do terceiro ano do curso Técnico em Agroecologia, resume essa percepção.

“Desde que eu entrei no IF, sinto como é carregar o peso dessa camisa. Essa marca de 'federal' já te dá um orgulho. E quando a gente recebe o resultado do Enem e vê que existe um retorno da instituição para os alunos, é muito gratificante. Eu acho que dá orgulho de ser aluno daqui, dá orgulho dos nossos professores e dá vontade de sair daqui, olhar para o passado e falar: 'Nossa, eu vim do IF'. Realmente dá orgulho fazer parte dessa instituição”, finaliza.

A abordagem de aliar o ensino técnico a projetos de ensino, pesquisa e extensão não se restringe ao Campus de Patos de Minas. Seguindo o pilar da indissociabilidade entre essas três áreas, todos os outros campi do IFTM desenvolvem iniciativas semelhantes, visando à preparação integral dos estudantes. O desempenho destacado de todas as unidades no ranking do Enem 2024 reflete, assim, um compromisso institucional com a oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade, que prepara os jovens não apenas para o mercado de trabalho, mas também para os desafios acadêmicos e para a cidadania.

Compartilhe:

Notícias relacionadas