Empreendedorismo

Professor do IFTM Campus Uberaba desenvolve jogo interativo para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem das ações de empreendedorismo e gestão de negócios

O Empreendedorismo Guru permite que os estudantes do curso de Administração dos níveis médio e graduação desenvolvam habilidades comportamentais de forma dinâmica e imersiva
Publicado em 01/08/2024 09:04 Atualizado em 01/08/2024 09:09
Fotografia colorida de dois alunos apresentando trabalho
Crédito: Eduardo Jardel

O professor do curso de Administração do IFTM Campus Uberaba, Eduardo Jardel Veiga Gonçalves desenvolveu um novo método interativo está transformando a maneira como os estudantes aprendem Empreendedorismo chamado Empreendedorismo Guru, um jogo interativo e inovador que combina que combina conteúdo digital, fichas, cartas e decisões estratégicas, criado para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Empreendedorismo e em outras áreas da gestão de negócios.

O objetivo é promover a participação ativa dos estudantes, permitindo a exploração de diversos conceitos de gestão e o desenvolvimento de habilidades comportamentais de forma dinâmica e imersiva.

"Sempre entendi o empreendedorismo como a capacidade de criar algo novo e com valor para as outras pessoas. O problema é que essa capacidade tem mais a ver com o comportamento, do que necessariamente com conhecimento técnico. Neste contexto é que surgiu o Empreendedorismo Guru, da crença de que é possível desenvolver comportamento empreendedor por meio de uma experiência empreendedora gamificada. Meu sonho é levar esta experiência para mais escolas no Brasil, por isso o material é cem por cento aberto, é livre para qualquer professor que quiser acessar o site e baixar”, explica Jardel.

O jogo começa com a formação de equipes de três ou quatro membros, cuidadosamente balanceadas para maximizar a diversidade de habilidades. Os estudantes assumem papéis distintos, como Líder, Visionário, Guardião, Estrategista ou Desbravador, cada um com talentos específicos que influenciam o desenvolvimento da startup. Cada equipe recebe uma Ficha da Startup para registrar todas as decisões e eventos ao longo do jogo.

“Durante o jogo, os estudantes realizam Ações Empreendedoras para acumular pontos e evoluir nas cinco dimensões críticas: Equipe, Produto, Recursos, Competitividade e Mercado. Quando uma equipe alcança pontuação máxima em todas as dimensões, um Evento no Baralho é sorteado, impactando positiva ou negativamente a empresa. As Classes de Empreendedor presentes nas equipes podem amplificar ou mitigar esses efeitos, adicionando um elemento estratégico crucial ao jogo”, esclarece o professor.

Danilo Santos, estudante do 7º período do Bacharelado em Administração, atualmente cursa a disciplina de Jogos Empresariais ministrada por Jardel, declara “como discente e futuro administrador, posso afirmar que está sendo de grande valia e muito satisfatória, pois com a didática do jogo estou conseguindo conciliar com êxito os conceito, além de colocar na prática o que aprendemos durante os semestres anteriores, sendo a cada aula e apresentação, momentos divertidos, de grandes aprendizados, criatividade, desafios e nos dando mais empoderamento de conhecimentos ,inovações, análises e nos dando de fato a capacidade e entendimento de o que é administrar/empreender”.

Empreendedorismo Guru – É Um projeto independente desenvolvido desde 2017 pelo Professor Eduardo Jardel. Na criação do jogo buscou-se valorizar as inteligências múltiplas dos estudantes e suas habilidades comportamentais por meio da escolha nas Classes de Empreendedor; dotá-los de autonomia e responsabilidade por meio das Ações Empreendedoras que geram pontos para evoluir a empresa; e proporcionar uma experiência que envolvesse variáveis não controladas por meio do Baralho de Eventos.