Projeto de Ensino

Projeto de ensino incentiva estudantes do IFTM Campus Uberaba a praticarem exercícios físicos

Com estudos e pesquisas, os jovens da instituição são incentivados a adotarem hábitos saudáveis e acessíveis, que podem contribuir para o bem-estar geral
Publicado em 29/08/2024 13:25 Atualizado em 29/08/2024 13:27
Fotografia colorida de um grupo de estudantes em frente ao Ginásio do Campus Uberaba
Crédito: Ana Carolina Portella Silveira

No IFTM Campus Uberaba, um projeto inovador, que promoveu um estudo aprofundado sobre ginásticas de condicionamento físico, abordando as práticas de Calistenia e Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (High-Intensity Interval Training - HIIT), tem movimentado as turmas dos segundos anos dos cursos Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Agropecuária integrados ao Ensino Médio. Coordenado pelo professor de Educação Física José Carlos dos Santos, o projeto promoveu um estudo

Em entrevista, o professor José Carlos dos Santos explicou o objetivo central do projeto: “Atualmente, os jovens estão buscando uma estética associada à saúde e à longevidade. Por conta disso, trabalhamos com o contexto histórico de dois tipos de ginástica de condicionamento: a Calistenia e o HIIT, que são práticas de exercício que podem ser facilmente realizadas dentro de casa e em qualquer outro espaço social possível.”

Ele destacou que, para muitas pessoas, o custo de academias pode ser uma barreira ao acesso à prática de exercícios físicos. “A ideia é conhecer ginásticas que podem ser realizadas de modo gratuito, com entendimento dos limites, sabendo o que pode ser considerado básico, intermediário e avançado. O projeto visa também ensinar quais as características e o contexto histórico dessas práticas e o motivo pelo qual elas estão em alta na nossa sociedade”, completou o professor.

A proposta é incentivar a prática consciente de exercícios físicos, entendendo o “porquê” e o “para quê” de cada movimento. "Tem que ser consciente e ter um contexto histórico, um porquê e um motivo, e não somente a mudança da linha corporal", enfatizou José Carlos dos Santos.

A estudante Flávia Fernanda Aparecida Borges, do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, ressaltou a importância desse projeto para a formação dos alunos: “Esse estudo demonstra para nós, alunos, que a Educação Física não deve ser vista somente como prática de esporte. A Educação Física possui outros conteúdos, outras práticas que podem ajudar os estudantes na promoção da saúde física, mental e social.”

O projeto tem se mostrado uma oportunidade única para os alunos compreenderem que a prática de exercícios físicos vai além do esporte e das academias, promovendo uma visão mais ampla e consciente da Educação Física e da saúde.

É um incentivo para que jovens possam adotar hábitos saudáveis e acessíveis, contribuindo para seu bem-estar geral e para a formação de uma cidadania mais ativa e consciente.