Projeto de ensino incentiva estudantes do IFTM Campus Uberaba a praticarem exercícios físicos
Crédito: Ana Carolina Portella Silveira
No IFTM Campus Uberaba, um projeto inovador, que promoveu um estudo aprofundado sobre ginásticas de condicionamento físico, abordando as práticas de Calistenia e Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (High-Intensity Interval Training - HIIT), tem movimentado as turmas dos segundos anos dos cursos Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Agropecuária integrados ao Ensino Médio. Coordenado pelo professor de Educação Física José Carlos dos Santos, o projeto promoveu um estudo
Em entrevista, o professor José Carlos dos Santos explicou o objetivo central do projeto: “Atualmente, os jovens estão buscando uma estética associada à saúde e à longevidade. Por conta disso, trabalhamos com o contexto histórico de dois tipos de ginástica de condicionamento: a Calistenia e o HIIT, que são práticas de exercício que podem ser facilmente realizadas dentro de casa e em qualquer outro espaço social possível.”
Ele destacou que, para muitas pessoas, o custo de academias pode ser uma barreira ao acesso à prática de exercícios físicos. “A ideia é conhecer ginásticas que podem ser realizadas de modo gratuito, com entendimento dos limites, sabendo o que pode ser considerado básico, intermediário e avançado. O projeto visa também ensinar quais as características e o contexto histórico dessas práticas e o motivo pelo qual elas estão em alta na nossa sociedade”, completou o professor.
A proposta é incentivar a prática consciente de exercícios físicos, entendendo o “porquê” e o “para quê” de cada movimento. "Tem que ser consciente e ter um contexto histórico, um porquê e um motivo, e não somente a mudança da linha corporal", enfatizou José Carlos dos Santos.
A estudante Flávia Fernanda Aparecida Borges, do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, ressaltou a importância desse projeto para a formação dos alunos: “Esse estudo demonstra para nós, alunos, que a Educação Física não deve ser vista somente como prática de esporte. A Educação Física possui outros conteúdos, outras práticas que podem ajudar os estudantes na promoção da saúde física, mental e social.”
O projeto tem se mostrado uma oportunidade única para os alunos compreenderem que a prática de exercícios físicos vai além do esporte e das academias, promovendo uma visão mais ampla e consciente da Educação Física e da saúde.
É um incentivo para que jovens possam adotar hábitos saudáveis e acessíveis, contribuindo para seu bem-estar geral e para a formação de uma cidadania mais ativa e consciente.
Notícias relacionadas
- IFTM se destaca no ranking do Enem 2024; Campus Patos de Minas figura entre as 100 melhores escolas públicas do país
- Seguem abertas as inscrições para o preenchimento de 200 vagas no curso Técnico em Administração a distância em Campina Verde
- IFTM Campus Uberaba conquista medalhas e se destaca pelo espírito coletivo na etapa institucional dos Jogos dos Institutos Federais
- Ituiutaba se despede do JIF 2025 com emoção, sucesso e protagonismo estudantil
- Da base ao pódio: Atletismo se destaca nos JIF IFTM 2025 com projetos de formação e inclusão
- Com ginásio lotado e festa do esporte, IFTM abre oficialmente os Jogos dos Institutos Federais 2025 em Ituiutaba