Projeto de Ensino

Projeto Comunica-Ação Ambiental realiza etapa de sensibilização no IFTM Campus Uberaba

Foram introduzidas as novas lixeiras recicláveis, que foram recentemente instaladas em todas as salas, como parte de um esforço contínuo para transformar a instituição em um espaço mais ecológico e sustentável
Publicado em 04/09/2024 17:03 Atualizado em 04/09/2024 17:04
Fotografia colorida de duas alunas apresentando para uma sala de aula
Crédito: Maria Clara do Carmo Cândido

Na última semana, o Projeto Comunica-Ação Ambiental deu mais um importante passo em sua proposta de conscientizar e sensibilizar a comunidade acadêmica do IFTM Campus Uberaba. Esta etapa contou com a participação ativa de estudantes dos cursos técnicos, graduações e pós-graduações, além de servidores e terceirizados.

O projeto, coordenado pela professora Marina Farcic Mineo, em parceria com os estagiários do curso técnico em Meio Ambiente, realizou visitas às salas de aula do Campus, com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre o descarte correto de resíduos sólidos.

Durante as apresentações, foram introduzidas as novas lixeiras recicláveis, recentemente instaladas em todas as salas, como parte de um esforço contínuo para transformar a instituição em um espaço mais ecológico e sustentável.

A professora Marina Farcic Mineo destacou a importância da iniciativa: "Muitos discentes, servidores e terceirizados passam a maior parte do seu dia na instituição. No entanto, grande parte da comunidade acadêmica, envolvida nas tarefas do seu dia a dia, percebe o Campus apenas como local de trabalho e/ou estudo e se desconecta das questões ambientais que o tornam tão especial e único"

"Pensando em restabelecer essa conexão, o projeto foi criado. Por meio de ações educativas, buscamos sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância ambiental do campus, a fim de despertar ou manter ativo o sentimento de pertencimento", explica Marina.

Além disso, a bolsista Maria Clara do Carmo Cândido enfatizou a importância da parceria com os estagiários do curso técnico em Meio Ambiente: "A parceria foi extremamente enriquecedora. Por meio das visitas às salas de aula, tivemos a oportunidade de estreitar laços com os estudantes e professores do campus, incentivando-os a adotar uma postura mais vigilante em relação ao descarte correto de resíduos."

As ações do projeto Comunica-Ação Ambiental têm se mostrado eficazes, sensibilizando alunos e servidores sobre a importância de práticas sustentáveis. Esta etapa atingiu alunos dos cursos técnicos e superiores.

Com mais três meses de vigência do projeto, novas ações de sensibilização continuarão a ser realizadas no campus, além do desenvolvimento e divulgação de conteúdo na página do Projeto.

A expectativa é que essas iniciativas continuem a transformar o IFTM Campus Uberaba em um exemplo de sustentabilidade e responsabilidade ambiental.