Viagem Técnica

Alunos do Técnico em Meio Ambiente e da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFTM Campus Uberaba exploram a riqueza da Biologia Marinha em curso de extensão

Imersão prática em ecossistemas costeiros amplia conhecimentos e fortalece a formação dos estudantes
Publicado em 22/11/2024 16:01 Atualizado em 22/11/2024 16:03
Compartilhe:
Compartilhe:
A imagem mostra um grupo de pessoas em um barco, aparentemente em uma excursão. O barco está em um corpo de água cercado por montanhas ao fundo, sob um céu parcialmente nublado. As pessoas estão sentadas e algumas fazem sinais de paz com as mãos, enquanto outras seguram objetos como câmeras e garrafas de água. Todos estão vestidos de forma casual, apropriada para uma atividade ao ar livre.
A imagem mostra um grupo de pessoas em um barco, aparentemente em uma excursão. O barco está em um corpo de água cercado por montanhas ao fundo, sob um céu parcialmente nublado. As pessoas estão sentadas e algumas fazem sinais de paz com as mãos, enquanto outras seguram objetos como câmeras e garrafas de água. Todos estão vestidos de forma casual, apropriada para uma atividade ao ar livre.
Crédito: Daniela Viana

Entre os dias 15 e 18 de novembro de 2024, estudantes terceiro ano do Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio e da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFTM Campus Uberaba participaram do Curso de Extensão em Biologia Marinha na cidade de Ubatuba, São Paulo.

O curso ofereceu uma experiência prática, interdisciplinar e imersiva, abrangendo temas das unidades curriculares de Zoologia, Ecologia, Educação Ambiental e Sustentabilidade, e Botânica. Durante os quatro dias, os estudantes exploraram diferentes ecossistemas costeiros, como praias arenosas, manguezais, estuários, costões e o infralitoral rochoso, desenvolvendo uma compreensão aprofundada e prática sobre a biodiversidade e a ecologia marinha.

A programação foi cuidadosamente planejada para garantir uma vivência ampla e enriquecedora. No dia 15, os participantes iniciaram as atividades com estudos de ecologia e biodiversidade de praias arenosas na Praia do Lázaro e metodologias de amostragem no infralitoral arenoso durante uma atividade embarcada. À noite, assistiram à palestra sobre o mercado de trabalho do biólogo marinho.

No dia 16, exploraram os manguezais e estuários da Praia Dura, a ecologia da Mata Atlântica no Saco da Ribeira e participaram da palestra “Correntes Oceânicas” à noite. No terceiro dia, dedicaram-se à ecologia e biodiversidade dos costões rochosos na Praia Grande e aproveitaram a noite para conhecer o centro histórico de Ubatuba e sua feira de artesanato.

O encerramento, no dia 18, contou com atividades sobre o infralitoral rochoso em Paraty, no estado do Rio de Janeiro, culminando no retorno à cidade de origem após o almoço.

Para a professora Daniela Lima, coordenadora da atividade, o curso foi mais que uma experiência acadêmica, revelando-se uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional para os estudantes. "Essa, sem dúvida, foi uma experiência inesquecível e de uma importância enorme para os estudantes envolvidos, pois amplia suas vivências para além do bioma Cerrado, os conhecimentos práticos relacionados às suas áreas de atuação e suas redes de contatos para estágios, trabalhos e parcerias futuros".

"Foi também uma oportunidade ímpar de desenvolvimento de habilidades que envolvem cooperação, adaptabilidade, envolvimento, relações interpessoais, organização, planejamento, responsabilidade, entre outros aspectos. Percebi ao longo do curso como os estudantes fortalecem ali seu vínculo com a instituição, com a sua formação e com a futura profissão", pontuou Daniela Viana. 

A professora ressaltou que esta foi a quarta vez que acompanhou estudantes na atividade e que cada edição se revela ainda mais enriquecedora. O curso não apenas fortaleceu competências fundamentais, como cooperação, organização e responsabilidade, mas também aprofundou o vínculo dos alunos com suas futuras carreiras.

A atividade foi organizada pelas professoras da instituição Daniela Beatriz Lima Silva Viana e Joyce Silvestre e Carina Souza, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Compartilhe:

Notícias relacionadas