IFTM Campus Uberaba brilha nos Jogos dos Institutos Federais e se destaca nas modalidades individual e coletiva
O IFTM Campus Uberaba mais uma vez se destacou nos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2024, etapa institucional. Com um desempenho extraordinário, o Campus alcançou resultados importantes, foi campeão geral em modalidades individuais e coletivas, vice-campeão em outras, e assegurou um sólido terceiro lugar em diversas disputas.
Os atletas mostraram todo o seu potencial nas competições individuais. No atletismo Lara Beatriz se destacou ao cruzar a linha de chegada como campeã nos 1500m e 5000m. A equipe masculina de revezamento 4x400m, formada por Kauê Crozara, Matheus Mendes, Fábio Machado e Jean Luca, também garantiu o primeiro lugar, ficando com a medalha dourada. Na mesma modalidade, as atletas Ligia Lomartirre, Sofia Sofia Ellen de Souza Chagas, Jennifer Guimarães e Ana Luisa Pereira, levaram a medalha de prata.
"Me preparar para o JIF 2024 foi desafiador mas extremamente especial, e representar o nosso Campus Uberaba no atletismo foi uma honra enorme. Durante os jogos, senti muita emoção e orgulho fazer parte daquilo tudo, foi uma semana inesquecível. E conseguir a vitória foi uma alegria que nem dá pra explicar, ver que todo o esforço valeu a pena é uma sensação única, e só tenho que agradecer o apoio dos professores e amigos”, nos contou emocionada Sofia Ellen de Souza Chagas, estudantes do 2º ano do Técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio.
Pâmela Araújo Barcelos Silva brilhou ao conquistar o ouro nas provas de 100m e 50m nado livre. Sofia Helena Gonçalves de Souza também teve uma excelente performance, levando o ouro nos 50m costas e o bronze nos 50m nado livre. No revezamento 4x50m livre masculino, João Pedro Guimarães, Gabriel Lopes Aquino, Eduardo Cardoso Batista e Thiago Franscicon Cipriano, brilharam com o ouro, garantindo o 1º lugar geral.
No tatame, o judoca João Victor Gomes Bessa, ouro na categoria Meio Pesado, e Antônio Renato da Silva Valério, campeão no Médio, contribuíram para o 1º lugar geral da modalidade e, o tênis de mesa feminino e xadrez, com Eduarda Naves e Lucas Eduardo Alves Sene, ficaram com as medalhas de prata e bronze, respectivamente, o que levou o Campus ao 3º lugar no pódio.
“Participar dos JIF e conquistar o 2º lugar no xadrez foi uma experiência que vou levar comigo para sempre. Desde o início da preparação, eu sabia que enfrentaria grandes desafios. Passei um bom tempo estudando jogadas, treinando, e me esforçando. Representar o Campus Uberaba foi uma honra muito grande. Entrar nessa competição com a responsabilidade de carregar o nome da nossa instituição foi algo que me deixou muito feliz. Cada partida foi uma mistura de ansiedade e concentração total e uma oportunidade que acontece apenas uma vez por ano. Quando conquistei o 2º lugar, foi uma explosão de emoções. Me senti realizado porque sabia que todo o esforço valeu a pena. Não foi só sobre ganhar uma medalha e sim toda jornada até ali, relatou emocionado o estudante do 2º ano do curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio, Lucas Eduardo Alves Sene.
Nas modalidades coletivas, o Campus Uberaba com as equipes do vôlei de quadra feminino e masculino e de praia feminino conquistaram o ouro, com jogadas que encantaram o público.
“Ser medalhista do JIF foi uma das experiências mais incríveis da minha vida. Todo o esforço nos treinos, as horas dedicadas ao preparo e os desafios valeram muito a pena quando subi no pódio. Foi puxado, mas cada gota de suor e cada momento de dedicação fez toda a diferença. Trabalhei muito, dei meu máximo e contei com a força do meu time para chegar até aqui. Os jogos foram sensacionais. A vibe era incrível, a galera na torcida, a organização, tudo perfeito. Foi muito especial jogar com tanta gente talentosa e sentir a energia do esporte em cada partida. Mais do que a medalha, levo as memórias, as amizades e as experiências que marcaram esse momento tão importante para mim”, explicou Carlos Henrique de Carvalho Curso, do 1º ano do curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio.
No futsal feminino e no futebol de campo, a tradição foi reafirmada, com ambas as equipes levantando o troféu de campeãs. Com partidas disputadas, as equipes do handebol e baquete femininos batalharam até o fim, emocionando a torcida, ficaram em 2º lugar no pódio.
Para o diretor-geral do IFTM Campus Uberaba, Bruno Pereira Garcês a participação da instituição nos JIF 2024 não foi apenas uma celebração do esporte, mas também do esforço e trabalho em equipe. “A determinação e o apoio institucional podem transformar sonhos em realidade. As conquistas alcançadas não apenas reafirmam a excelência esportiva do campus, também inspiram futuras gerações de atletas a seguirem esse legado de sucesso”.
“O JIF 2024 ficará marcado como um momento em que o IFTM Campus Uberaba se destacou, não apenas pelas medalhas, mas pela paixão e dedicação de seus atletas. Encerramos nossa participação com a certeza de que continuamos formando campeões dentro e fora das competições”, finalizou.
Professor de Educação Física destaca superação e dedicação em depoimento sobre os JIF 2024
O professor de Educação Física Romualdo compartilhou sua visão sobre os desafios e conquistas na organização e participação do IFTM Campus Uberaba nos Jogos Nacionais do CONIF 2024. Coordenador técnico da COJIF (Comissão Organizadora dos Jogos Nacionais), ele revelou como o ano foi marcado por incertezas e dificuldades que exigiram resiliência e trabalho em equipe.
“Foi um ano cheio de idas e vindas. Greves, enchentes no Sul do país e outros fatores interferiram diretamente no nosso trabalho. Durante algum tempo, as informações que recebíamos do CONIF apontavam que os jogos não aconteceriam em 2024. Mesmo assim, contamos com o apoio constante do nosso reitor e da Pró-Reitoria de Extensão. Isso me fez acreditar no potencial da nossa equipe e continuar o trabalho de organização do evento e de preparação dos nossos alunos.”
O professor destacou que o esforço valeu a pena: “Foi um ano intenso, mas o resultado final foi recompensador. Tivemos um evento lindo e impecável, graças a todos os colaboradores, parceiros e pessoas que se desdobraram para que tudo fosse perfeito.”
Romualdo também enfatizou a dedicação dos alunos-atletas, que, segundo ele, passam por um longo e complexo processo de preparação. “Nosso sucesso se deve à seriedade com que encaramos esse processo. Ele começa com o projeto de oficinas esportivas, que abre oportunidades para todos os estudantes interessados no esporte. Durante o ano, vamos lapidando esses talentos para que estejam preparados física, psicológica, técnica e taticamente para os desafios da competição.”
O professor ainda ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos alunos: “Imagine estudantes que, muitas vezes, moram longe e chegam em casa depois das 22 horas para, no dia seguinte, estarem prontos para a rotina novamente. Ser estudante-atleta não é simples, e por isso é tão importante valorizar cada conquista e acolher cada frustração. Tudo isso é um aprendizado para a vida.”
O depoimento de Romualdo evidencia o espírito de superação, união e comprometimento que fizeram dos Jogos Nacionais do CONIF 2024 um marco para o IFTM Campus Uberaba.
Jornal IF Informa e a cobertura especial dos JIF 2024
A cobertura dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2024 no IFTM Campus Uberaba ficou por conta do Jornal IF Informa, um projeto de extensão que tem como objetivo informar e engajar a comunidade acadêmica sobre as atividades realizadas na instituição. Por meio de sua rede social, o IF Informa não apenas leva notícias aos estudantes do campus Uberaba, mas também compartilha informações relevantes com alunos de outras unidades do Instituto.
A editora-chefe do Jornal, Ana Laura Ferreira Rezende, do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária, destacou a importância dessa experiência. “É sempre um prazer estar à frente de um projeto tão significativo quanto o Jornal do IF, e fico muito feliz por ter participado da cobertura dos JIF deste ano. Claro, não poderia ter feito nada sozinha; contei com uma equipe extremamente eficiente, que deu o seu melhor para repassar as informações aos alunos de forma clara e precisa. Representar o jornal é um desafio que exige dedicação, mas é gratificante ver o resultado do nosso trabalho. E é com muito orgulho que posso dizer que concluímos nossa missão com sucesso. Que venha o JIF de 2025”, afirmou Ana Laura.
A atuação do Jornal IF Informa JIF 2024 foi marcada por empenho e criatividade, garantindo que os principais momentos do evento fossem registrados e compartilhados com a comunidade acadêmica e esportiva de forma dinâmica e acessível
Legado de dedicação e conquistas
Paulo Henrique Soares de Carvalho, carinhosamente conhecido como Papaulo, é uma figura marcante na história da rede federal de ensino. Professor de Educação Física desde 1996, quando ingressou na Rede Federal.
Com passagens pelos campi de Bambuí, Barbacena e, desde 2013, Uberaba, Papaulo deixou um legado de dedicação ao esporte e à educação. Sua carreira é repleta de conquistas nos antigos Jogos das Escolas Agrotécnicas e nos JIF, destacando-se o título de campeão brasileiro de futsal masculino em 2010, representando Barbacena, em Brasília.
Mais do que as vitórias em quadra, Papaulo valoriza as conexões humanas construídas ao longo dos anos. "As amizades que conquistei com meus alunos e colegas servidores são o maior troféu da minha vida", afirmou.
Após décadas de serviços prestados, Papaulo se despediu da ativa como professor do Campus Uberaba, deixando uma marca indelével na história do esporte e da educação federal.
Professor de Educação Física destaca superação e dedicação em depoimento sobre os JIF
O professor de Educação Física Romualdo Ferreira dos Santos compartilhou sua visão sobre os desafios e conquistas na organização e participação do IFTM Campus Uberaba nos JIF 2024. Coordenador técnico da COJIF (Comissão Organizadora dos Jogos Nacionais), ele revelou como o ano foi marcado por incertezas e dificuldades que exigiram resiliência e trabalho em equipe.
“Foi um ano cheio de idas e vindas. Greves, enchentes no Sul do país e outros fatores interferiram diretamente no nosso trabalho. Durante algum tempo, as informações que recebíamos do CONIF apontavam que os jogos não aconteceriam em 2024. Mesmo assim, contamos com o apoio constante do nosso reitor, Marcelo Ponciano da Silva e da Pró-Reitoria de Extensão, Danielle Freire Paoloni. Isso me fez acreditar no potencial da nossa equipe e continuar o trabalho de organização do evento e de preparação dos nossos alunos".
O professor destacou que o esforço valeu a pena: “Foi um ano intenso, mas o resultado final foi recompensador. Tivemos um evento lindo e impecável, graças a todos os colaboradores, parceiros e pessoas que se desdobraram para que tudo fosse perfeito".
Romualdo também enfatizou a dedicação dos alunos-atletas, que, segundo ele, passam por um longo e complexo processo de preparação. “Nosso sucesso se deve à seriedade com que encaramos esse processo. Ele começa com o projeto de oficinas esportivas, que abre oportunidades para todos os estudantes interessados no esporte. Durante o ano, vamos lapidando esses talentos para que estejam preparados física, psicológica, técnica e taticamente para os desafios da competição.”
O professor ainda ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos alunos: “Imagine estudantes que, muitas vezes, moram longe e chegam em casa depois das 22 horas para, no dia seguinte, estarem prontos para a rotina novamente. Ser estudante-atleta não é simples, e por isso é tão importante valorizar cada conquista e acolher cada frustração. Tudo isso é um aprendizado para a vida".
Esporte e integração - Etapa Institucional dos JIF 2024
Os Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2024, um dos mais importantes eventos realizados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, aconteceu na cidade de Uberaba/MG entre os dias 26 e 30 de novembro. Com a presença de aproximadamente 600 atletas de todos os campi do IFTM, a competição teve como propósito promover a integração entre os estudantes e o incentivo à prática de atividades físicas.
Os Jogos reuniram uma diversidade de modalidades esportivas, abrangendo tanto provas individuais quanto coletivas: atletismo (arremesso de peso, corrida rasa, lançamento de dardo e salto em distância); esportes coletivos: basquetebol, futebol, futsal, handebol e voleibol; esportes aquáticos e de raquete: natação e tênis de mesa e demais modalidades: judô, vôlei de praia e xadrez.
Notícias relacionadas
- Aberto o concurso para escolha da mascote dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2025
- A Odisseia, organizada pelo PETi Multiverso, com apoio da Equipe Maturana, promoveu integração e saúde no IFTM Campus Uberaba
- PETi Multiverso do IFTM Campus Uberaba e Equipe Maturana realizam evento que envolve caminhada e corrida, a Odisseia
- Projeto de ensino incentiva estudantes do IFTM Campus Uberaba a praticarem exercícios físicos
- Com várias modalidades esportivas, JIF IFTM 2024 será disputado em Uberaba
- IFTM conquista medalha inédita na Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais 2022