JIF

IFTM Campus Uberaba conquista medalhas e se destaca pelo espírito coletivo na etapa institucional dos Jogos dos Institutos Federais

Meses de treinos garantiram participação nas finais e resultados expressivos nas provas individuais e coletivas
Publicado em 09/07/2025 11:45 Atualizado em 09/07/2025 12:44
Compartilhe:
Compartilhe:
Imagem colorida registrada dentro de um ginásio. Um grande grupo de pessoas posa para a foto, reunido em clima de celebração. A maioria está com medalhas no pescoço e troféus nas mãos, expressando alegria. Ao fundo, aparecem estruturas comuns a espaços esportivos, como quadra e arquibancadas. O ambiente transmite uma atmosfera festiva e de conquista coletiva.
Imagem colorida registrada dentro de um ginásio. Um grande grupo de pessoas posa para a foto, reunido em clima de celebração. A maioria está com medalhas no pescoço e troféus nas mãos, expressando alegria. Ao fundo, aparecem estruturas comuns a espaços esportivos, como quadra e arquibancadas. O ambiente transmite uma atmosfera festiva e de conquista coletiva.
Crédito: Geandre Oliveira

Foram meses de treino, planejamento e expectativas altas. Desde o início do ano letivo, a delegação do IFTM Campus Uberaba se preparou com afinco para disputar a etapa institucional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2025. A competição, realizada entre os dias 30 de junho e 4 de julho no Campus Ituiutaba, reuniu estudantes dos campi do IFTM, e a equipe de Uberaba fez história com sua atuação nas modalidades coletivas e individuais.

O processo de preparação foi conduzido pelo professor Romualdo Ferreira dos Santos, responsável pelas Oficinas de Práticas Esportivas no campus. Segundo ele, a participação dos estudantes superou todas as expectativas. “A presença dos nossos atletas em Ituiutaba foi muito acima do que imaginávamos. Graças ao comprometimento deles antes, nas oficinas, e durante o evento, conseguimos chegar a praticamente todas as finais, o que nos coloca como destaque da competição”, afirmou.

Romualdo informou que o campus levou 96 estudantes e obteve medalhas em quase todas as modalidades em que participou. “Na natação, tivemos dois ouros e uma prata no feminino; no masculino, três pratas e um bronze. No atletismo, vencemos os 200 metros no masculino e no feminino. Ainda conquistamos prata e bronze nas mesmas provas. Nos 800 metros, o feminino levou ouro, e o masculino, ouro e prata. Também conseguimos prata e bronze nos 1500 e 5000 metros. Só não participamos de algumas provas por conflitos de horário com outras modalidades, como o futebol”, explicou.

As modalidades coletivas também renderam ótimos resultados. O futsal conquistou ouro no masculino e no feminino. No handebol, o time masculino foi campeão e o feminino ficou com a prata. No basquete, a equipe feminina obteve prata, e a masculina, bronze. Já o vôlei de quadra conquistou ouro no masculino e prata no feminino. O revezamento 4x100 metros também trouxe duas medalhas de ouro. O xadrez rendeu duas pratas e, no tênis de mesa, não houve medalhas.

Romualdo afirmou que todas as conquistas obtidas carregam consigo muita dedicação e trabalho coletivo. “Gostaria de salientar que todas essas conquistas têm muita dedicação, têm muito trabalho por trás. Os nossos alunos têm se dedicado muito”, declarou.

O professor também agradeceu o apoio institucional, ressaltando a importância da colaboração para que o desempenho fosse possível: “Quero agradecer à gestão do campus, especialmente ao professor Bruno Pereira Garcês, que tem nos dado todo o suporte para que os alunos tivessem a oportunidade de participar das oficinas e, obviamente, estarem presentes nesta etapa.”

Na mesma linha de reconhecimento, Romualdo destacou a atuação dos bolsistas. “Não posso deixar de agradecer todos os bolsistas que estiveram envolvidos durante todo o processo, contribuindo para que os estudantes estivessem bem preparados para essa competição.”

Em complemento aos apoios recebidos, o professor fez questão de registrar o trabalho prestado por Claudemir Oliveira Souza, Mariana Duó Passerini, Giselle Romualdo Rodrigues Gonçalves e Geandre de Carvalho Oliveira, que contribuíram diretamente para o bom andamento das atividades durante o evento. Segundo ele, o suporte desses colaboradores foi essencial para que a equipe técnica pudesse se concentrar exclusivamente nas estratégias e na atuação esportiva dos estudantes, sem preocupações com a parte organizacional.

“Durante o evento, todos deram total apoio para que a gente pudesse trabalhar de forma mais tranquila, focando na parte técnica, sem nos preocuparmos com outras questões da organização”, destacou. Ele acrescentou que Rodolfo Almeida Prata Júnior foi o responsável pela negociação com o hotel, garantindo a hospedagem da delegação, enquanto Kelly Santos Costa Linhares coordenou os processos administrativos para que o auxílio estudantil fosse repassado aos estudantes em tempo hábil.

Agora, o foco se volta para a etapa Sudeste dos JIF, que ocorrerá de 13 a 18 de outubro em Guarapari (ES). Segundo Romualdo, apenas os medalhistas de ouro estão classificados. Entre as modalidades que avançaram estão atletismo (100m, 800m e revezamento, todos nos dois gêneros), natação (50m e 100m no feminino), futsal (masculino e feminino), handebol masculino e vôlei masculino.

A preparação para essa próxima fase já começou. “Estamos analisando a possibilidade de incorporar estudantes de outros campi em modalidades coletivas como futsal, handebol e vôlei. Também vamos intensificar os treinos das equipes classificadas e reduzir as cargas das que não avançaram”, detalhou o professor.

A dedicação dos atletas também se reflete em relatos emocionados. Sarah Ruggiero, aluna do 1º período de Zootecnia e medalhista de prata no vôlei feminino, afirmou: “Em tão pouco tempo, encontrei uma família. A dedicação de todos os atletas do IFTM foi inspiradora. O que mais me marcou foi a paixão do nosso professor e treinador. Ele vive o esporte intensamente, e isso me ensinou que não é apenas o resultado que importa, mas tudo o que conquistamos no percurso.”

Para Franklin Luiz da Silva Junior, do 3º ano de Técnico em Agropecuária, a medalha de bronze no basquete masculino foi apenas o começo. “Quando fui convocado, fiquei muito feliz. Me esforcei nos treinos e durante os jogos. Mesmo querendo o primeiro lugar, fiquei extremamente grato por, na minha primeira participação, já sair medalhista”, relatou. Ele destacou o apoio dos colegas como essencial: “O espírito competitivo, a interação e o apoio nos momentos difíceis marcaram minha experiência.”

Já Luiza Gabriela Laci, também do 3º ano de Técnico em Agropecuária, conquistou duas medalhas de ouro na natação, nos 50m e 100m. Ela ressaltou o orgulho de representar o campus: “Minha trajetória começou pouco antes do JIF, mas me esforcei muito. O que mais me marcou foram os laços criados com pessoas fora da nossa rotina. A prata no vôlei não era o que esperávamos, mas aprendi a lidar com a derrota. E na natação, pude provar a mim mesma que sou capaz.”.

Bruno Pereira Garcês, comentou sobre o desempenho da delegação: “As conquistas dos nossos atletas nos enchem de orgulho, não apenas pelas medalhas, mas pelo comprometimento, espírito de equipe e representação exemplar do IFTM Campus Uberaba. O esporte é uma ferramenta poderosa de formação cidadã, e ver nossos estudantes crescendo por meio dele é gratificante para toda a comunidade acadêmica.”

A próxima etapa dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) será realizada de 13 a 18 de outubro, na cidade de Guarapari (ES), correspondendo à etapa Sudeste. A etapa nacional ainda não possui data e local confirmados pela organização do evento. A campanha vitoriosa do IFTM Campus Uberaba no JIF 2025 não termina nas medalhas. Fica o legado da convivência, da superação e do fortalecimento dos laços entre estudantes e professores por meio do esporte., estando prevista para ocorrer no final do ano.

Compartilhe:

Notícias relacionadas