JIF

IFTM Campus Paracatu brilha nos JIF IFTM 2025 com medalhas, superações e espírito de equipe

Campus participou com uma delegação formada por 85 atletas e seis servidores
Publicado em 09/07/2025 10:00 Atualizado em 09/07/2025 13:34
Compartilhe:
Compartilhe:
Montagem de fotos da delegação e atletas do Campus Paracatu
Montagem de fotos da delegação e atletas do Campus Paracatu
Crédito: Comissão de Comunicação do IFTM Campus Paracatu - Raiane Sousa

O IFTM Campus Paracatu marcou presença de forma expressiva nos Jogos dos Institutos Federais (JIF) etapa institucional IFTM 2025, realizados em Ituiutaba. A delegação, composta por 85 estudantes atletas e seis servidores, participou das competições entre os dias 30 de junho e 4 de julho, demonstrando não apenas talento esportivo, mas também superação, união e dedicação.

Os atletas do campus competiram em nove modalidades: futsal masculino e feminino, handebol masculino e feminino, vôlei masculino e feminino, basquete masculino, xadrez e atletismo. O desempenho dos estudantes foi notável, com destaque para as medalhas de ouro conquistadas por João Pedro Rodrigues nas corridas rasas de 1500m e 5000m, Luiz Gustavo Pereira Borges no tênis de mesa masculino, Isadora Evillyn Gomes no xadrez feminino e a dupla Miguel Batista Neiva Gonçalves e Arthur Santos do Vale no vôlei de praia masculino.

Entre os momentos mais emocionantes dos jogos esteve a trajetória do time de basquete masculino que teve uma trajetória notável e conquistou medalha de prata. Segundo Igor de Oliveira, servidor do Campus Paracatu e membro da equipe técnica que acompanhou a delegação, os atletas se superaram. “O time de basquete fez uma excelente campanha, perdeu apenas um jogo que foi muito disputado. Os meninos se superaram porque não tiveram muito tempo para treinar. Precisaram treinar fora, porque nosso campus infelizmente não tem quadra de basquete e mesmo assim conquistaram uma posição satisfatória dentro dos jogos”, disse Igor.

Outro diferencial foi a atuação dos oito monitores selecionados pela professora Jucélia. Eles não só acompanharam as modalidades, oferecendo apoio logístico e técnico, como também participaram como atletas, sendo peças fundamentais no desempenho das equipes.

Para Igor, os jogos representam muito mais que competição. “Os JIF são um momento de confraternização e superação. Trabalham a disciplina, o esforço e o trabalho em equipe, contribuindo de forma essencial para a formação humana dos nossos estudantes”, afirmou, destacando o orgulho por integrar a segunda maior delegação dos jogos.

O estudante Arthur Bleyner também compartilhou sua experiência com entusiasmo. “Os JIF foram sensacionais! Estrutura excelente, torcida vibrante, arbitragem imparcial. Fomos vice-campeões no basquete, perdendo por apenas seis pontos na final. Esses JIF me inspiraram a ser uma pessoa mais competitiva, uma pessoa com mais garra, que briga mais pelas coisas, que, tanto é que eu fui atrás sempre de tentar ganhar o jogo, de tentar sempre estar ali na vitória, sabe? Estar sempre dentro do pódio”, disse o atleta.

A participação da delegação de Paracatu nos JIF IFTM 2025 evidencia o esporte como instrumento de integração, desenvolvimento pessoal e fortalecimento da identidade estudantil, proporcionando vivências que vão além das quadras e contribuem para uma educação integral.

Tags: JIF
Compartilhe:

Notícias relacionadas