JIF

IFTM supera desafios e garante vaga no JIF Nacional na etapa sudeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIF Sudeste 2025)

Estudantes de diversos campi competem no Espírito Santo e trazem valiosas lições além dos pódios de ouro, prata e bronze
Publicado em 09/10/2025 10:50 Atualizado em 09/10/2025 14:49
Compartilhe:
Compartilhe:
Mosaico de quatro fotografias coloridas do JIF Sudeste 2025: 1. Delegação do Campus Patos de Minas desfilando na abertura dos jogos; 2. Parte dos atletas do IFTM reunidos na arquibancada; 3. Estudantes do IFTM na prova de Atletismo; 4. Equipe do Futsal feminino do Campus Uberaba
Mosaico de quatro fotografias coloridas do JIF Sudeste 2025: 1. Delegação do Campus Patos de Minas desfilando na abertura dos jogos; 2. Parte dos atletas do IFTM reunidos na arquibancada; 3. Estudantes do IFTM na prova de Atletismo; 4. Equipe do Futsal feminino do Campus Uberaba
Crédito: Divulgação/JIF Sudeste 2025

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) participou dos Jogos dos Institutos Federais – Etapa Sudeste (JIF Sudeste 2025), realizados entre os dias 30 de setembro e 5 de outubro no Sesc Guarapari, no Espírito Santo. A competição, sediada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), reuniu aproximadamente 1.200 estudantes atletas de oito instituições federais da região sudeste e do Colégio Pedro II (CPII). O  IFTM garantiu uma classificação para a edição nacional dos Jogos (JIF Nacional), que será em Natal, no Rio Grande do Norte, de 24 a 29 de novembro.

A força da união e os resultados do atletismo

O IFTM levou uma delegação de 107 estudantes de diversos campi para as disputas, que incluíram modalidades como Futebol, Futsal, Handebol, Basquete, Voleibol, Vôlei de praia, Tênis de mesa, Natação, Atletismo e Xadrez.

A professora Thays Martins Vital da Silva, do IFTM Campus Patos de Minas, destacou o valor da participação: “nós estivemos em Guarapari na última semana, acompanhando 107 estudantes do IFTM, de diversos campi. Uma das modalidades que nós participamos foi o Atletismo. E poder acompanhar ali tantos estudantes de tantos campi diferentes nessa modalidade, que é uma modalidade base, foi muito gratificante. Então a gente percebe a dedicação de cada estudante, a dedicação de cada professor que treinou esses estudantes. E nós trouxemos muitas medalhas para o Atletismo.”

A professora também ressaltou o desenvolvimento integral proporcionado pelo evento. “É um momento de disputa, de crescimento pessoal, de vitória, de superação, mas de aprender a lidar com as derrotas, com o medo, com a frustração. Então, eu falo que é um desenvolvimento, integral mesmo, de muitas coisas que às vezes a gente nem conseguiria trabalhar ali na sala de aula. E, claro, que a questão cultural, conhecer um outro estado e outras pessoas. Vivenciar tudo isso, tenho certeza que vai ficar na memória desses estudantes para sempre.”

O sucesso no Atletismo foi exemplificado pela estudante Marina Martins, do IFTM Campus Patos de Minas, que conquistou a medalha de ouro no lançamento de disco e bronze no lançamento de dardo. “Eu fiquei muito feliz de ter a minha aluna agora como representante do IFTM na Nacional, mas também de ver quanto o Atletismo está se fortalecendo no IFTM. Quantas medalhas nós conseguimos nesta edição. E eu acredito que agora a gente vai voar cada vez mais alto”, completou a professora Thays.

A surpresa e a superação de Marina Martins

A estudante Marina Martins compartilhou a emoção de sua vitória inesperada. “Eu passei para a Regional apenas pelo lançamento de dardo, mas a professora Thays me inscreveu em mais duas provas: o revezamento 4x100 e o lançamento de disco. A primeira prova foi o lançamento de disco. Todas as meninas estavam confiantes, menos eu, que tinha pegado em um disco apenas uma vez. Elas estavam lançando em torno de 14 a 15 metros, e uma chegou a lançar 16. Aí pensei: ‘Ah, não deve ser tão difícil.’ Olhei para a minha professora, e ela fez um sinal com o quadril para que eu usasse a força dele. Quando, de repente, lancei 16,99 metros e ganhei o primeiro lugar. Nunca imaginávamos que isso aconteceria.”

Apesar de um contratempo, Marina demonstrou garra na prova seguinte. “No dia seguinte, eu faria a prova pela qual havia passado. Estava tudo bem, mas acabei desmaiando e tive uma torção no joelho. Fui para o hospital e o médico me liberou. Infelizmente, fui lançar o dardo ainda meio abatida, mas cheguei ao ápice da minha marca e consegui o terceiro lugar, assim como no revezamento. Estou animada para a Nacional! Aprender algo novo para uma nova competição não vai ser fácil, mas vou com garra representar o IFTM e mostrar que todos são capazes.”

Destaques do IFTM no JIF Sudeste 2025

Marina Martins (Campus Patos de Minas), Atletismo: ouro no lançamento de disco e bronze no lançamento de dardo.

Ana Luísa Pereira (Campus Uberaba), Atletismo: prata nos 100m rasos.

Arthur Mendes (Campus Uberlândia), Atletismo: prata nos 200m rasos.

Anna Laura Barbosa (Campus Ituiutaba), Atletismo: prata nos 3000m e bronze nos 1500m.

Kauã Albuquerque (Campus Patrocínio), Natação: prata nos 50m borboleta e bronze nos 100m medley.

João Pedro Alves (Campus Paracatu), Atletismo: bronze nos 5000m.

Blenda Cunha (Campus Uberaba), Atletismo: bronze nos 800m.

Lígia Crispim (Campus Uberaba), Letícia Rocha (Campus Uberlândia), Marina Martins (Campus Patos de Minas) e Ana Luísa Pereira (Campus Uberaba), Atletismo: bronze no revezamento 4x100m.

Equipe de Futsal feminino (Campus Uberaba): prata.

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas