Projeto de Ensino do Campus Ituiutaba envolve estudantes na cobertura jornalística dos JIF IFTM 2025
Crédito: Rogério de Castro Ângelo
Transformar os Jogos dos Institutos Federais (JIF) IFTM 2025 em uma grande oportunidade de aprendizagem prática. Foi com esse objetivo que nasceu o projeto de ensino “Cobertura Jornalística dos JIF 2025 – IFTM Campus Ituiutaba”, coordenado pelo professor de Língua Portuguesa Rogério de Castro Ângelo. A iniciativa mobilizou mais de 30 estudantes dos primeiros, segundos e terceiros anos do ensino médio, além do apoio de quatro docentes da área de linguagens e do professor Leandro Takao, da biologia, que coordenou as equipes de fotografia.
Inicialmente pensado como um pequeno jornal interno com os destaques dos jogos, o projeto ganhou novas proporções com o expressivo engajamento dos estudantes, que assumiram funções como reportagem, captação de imagens, entrevistas em áudio e vídeo, edição, diagramação e produção de conteúdos multimídia.
“Minha expectativa era grande, mas sabia que tudo dependeria do envolvimento dos estudantes e eles se superaram! Fizemos reuniões preparatórias, planos de trabalho, templates, divisão de tarefas. A cada dia, a produção ficou mais rápida e com melhor qualidade”, avalia o professor Rogério. Ele destaca ainda o protagonismo estudantil e o crescimento coletivo: “No início, estavam tímidos, mas logo entenderam o formato e foram se soltando. Agora, fazem entrevistas, escrevem textos e tiram fotos com muita desenvoltura.”
Durante o evento, a equipe produziu boletins da abertura, matérias sobre as modalidades, entrevistas com atletas e torcedores, além de conteúdos sobre a mascote dos jogos, o Juca. O resultado será consolidado em um jornal impresso e digital, que será compartilhado com toda a comunidade do IFTM, destacando os momentos mais marcantes da competição.
Além da prática jornalística, o projeto proporcionou uma rica experiência interdisciplinar, colocando em uso saberes de diversas áreas. “Foi uma forma de aplicar na prática os conteúdos de gêneros orais e escritos, textos verbais e não verbais, e ainda trabalhar aspectos de linguagem visual e organização editorial. Uma verdadeira vivência de linguagem e comunicação", complementa o professor.
A estudante Manuella Guimarães Tavares Marinho, uma das
voluntárias do projeto, resume a experiência com entusiasmo:
“Participar do projeto foi uma oportunidade cheia de aprendizados e
momentos marcantes. Conheci pessoas talentosas e comprometidas que
fizeram toda a diferença. Essa experiência, além de tudo,
evidenciou o quanto amo o jornalismo e impulsionou ainda mais a
minha vontade de seguir por esse caminho”, disse a estudante.
O projeto evidencia que os jogos desenvolvem diversas habilidades para além do esporte praticado nas quadras.
Notícias relacionadas
- IFTM Campus Uberaba conquista medalhas e se destaca pelo espírito coletivo na etapa institucional dos Jogos dos Institutos Federais
- Ituiutaba se despede do JIF 2025 com emoção, sucesso e protagonismo estudantil
- IFTM Campus Paracatu brilha nos JIF IFTM 2025 com medalhas, superações e espírito de equipe
- Da base ao pódio: Atletismo se destaca nos JIF IFTM 2025 com projetos de formação e inclusão
- Com ginásio lotado e festa do esporte, IFTM abre oficialmente os Jogos dos Institutos Federais 2025 em Ituiutaba
- Contagem regressiva: IFTM Campus Uberaba pronto para a etapa institucional dos Jogos dos Institutos Federais