JIF

Projeto de Ensino do Campus Ituiutaba envolve estudantes na cobertura jornalística dos JIF IFTM 2025

Ação promove o protagonismo estudantil e desenvolve habilidades em produção textual, audiovisual e trabalho em equipe
Publicado em 09/07/2025 08:00 Atualizado em 09/07/2025 17:12
Compartilhe:
Compartilhe:
Equipe do Projeto de Ensino
Equipe do Projeto de Ensino "Cobertura Jornalística dos JIF 2025 – IFTM Campus Ituiutaba"
Crédito: Rogério de Castro Ângelo

Transformar os Jogos dos Institutos Federais (JIF) IFTM 2025 em uma grande oportunidade de aprendizagem prática. Foi com esse objetivo que nasceu o projeto de ensino “Cobertura Jornalística dos JIF 2025 – IFTM Campus Ituiutaba”, coordenado pelo professor de Língua Portuguesa Rogério de Castro Ângelo. A iniciativa mobilizou mais de 30 estudantes dos primeiros, segundos e terceiros anos do ensino médio, além do apoio de quatro docentes da área de linguagens e do professor Leandro Takao, da biologia, que coordenou as equipes de fotografia.

Inicialmente pensado como um pequeno jornal interno com os destaques dos jogos, o projeto ganhou novas proporções com o expressivo engajamento dos estudantes, que assumiram funções como reportagem, captação de imagens, entrevistas em áudio e vídeo, edição, diagramação e produção de conteúdos multimídia.

“Minha expectativa era grande, mas sabia que tudo dependeria do envolvimento dos estudantes e eles se superaram! Fizemos reuniões preparatórias, planos de trabalho, templates, divisão de tarefas. A cada dia, a produção ficou mais rápida e com melhor qualidade”, avalia o professor Rogério. Ele destaca ainda o protagonismo estudantil e o crescimento coletivo: “No início, estavam tímidos, mas logo entenderam o formato e foram se soltando. Agora, fazem entrevistas, escrevem textos e tiram fotos com muita desenvoltura.”

Durante o evento, a equipe produziu boletins da abertura, matérias sobre as modalidades, entrevistas com atletas e torcedores, além de conteúdos sobre a mascote dos jogos, o Juca. O resultado será consolidado em um jornal impresso e digital, que será compartilhado com toda a comunidade do IFTM, destacando os momentos mais marcantes da competição.

Além da prática jornalística, o projeto proporcionou uma rica experiência interdisciplinar, colocando em uso saberes de diversas áreas. “Foi uma forma de aplicar na prática os conteúdos de gêneros orais e escritos, textos verbais e não verbais, e ainda trabalhar aspectos de linguagem visual e organização editorial. Uma verdadeira vivência de linguagem e comunicação", complementa o professor.

A estudante Manuella Guimarães Tavares Marinho, uma das voluntárias do projeto, resume a experiência com entusiasmo:
“Participar do projeto foi uma oportunidade cheia de aprendizados e momentos marcantes. Conheci pessoas talentosas e comprometidas que fizeram toda a diferença. Essa experiência, além de tudo, evidenciou o quanto amo o jornalismo e impulsionou ainda mais a minha vontade de seguir por esse caminho”, disse a estudante.

O projeto evidencia que os jogos desenvolvem diversas habilidades para além do esporte praticado nas quadras.

 

 

 

 

Tags: JIF
Compartilhe:

Notícias relacionadas