IFTM lança edital para graduação com 300 vagas e inscrições gratuitas
Crédito: Danilo Almeida - Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM
Interessados em fazer graduação podem se inscrever no processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), para ingresso no segundo semestre de 2025. A instituição está ofertando 300 vagas em 8 cursos distribuídas nos campi Avançado Campina Verde, Paracatu, Patrocínio, Uberaba Parque Tecnológico e Uberlândia.
Podem participar do processo seletivo candidatos(as) com Ensino Médio completo, participantes do ENEM de 2015 a 2024, desde que não tenham obtido nota zero na redação e candidatos(as) já portadores de diploma de graduação.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 19 de maio a 22 de junho, pela página de Ingresso do IFTM. O(a) candidato(a) deverá informar durante a inscrição seu RG, CPF, e-mail e demais dados pessoais solicitados durante a inscrição, bem como os documentos referentes à modalidade de inscrição escolhida.
Cursos e vagas
As 300 vagas estabelecidas neste processo seletivo estão distribuídas da seguinte forma:
- 35 vagas para o curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, no IFTM Campus Avançado Campina Verde;
- 30 vagas para o curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica e 35 vagas para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no IFTM Campus Paracatu;
- 35 vagas para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e 35 vagas no curso de Tecnologia em Gestão Comercial, no IFTM Campus Patrocínio;
- 30 vagas para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico;
- 40 vagas para o curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica, no IFTM Campus Uberlândia.
Reserva de vagas
As vagas reservadas são divididas em grupos de concorrência, que estão listados no item 3 do edital. Somente podem concorrer para vagas reservadas os candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio (todos os anos – do 1º ao 3º ano) em escola pública em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.
As vagas reservadas levam em consideração a renda familiar bruta mensal per capita, a autodeclaração étnica e, também, se o candidato possui alguma deficiência. No ato da inscrição, o candidato deve optar se deseja concorrer em um dos grupos de concorrência, pela ampla concorrência ou ainda, pelas vagas para pessoas com deficiência independente de renda e de ter cursado o ensino fundamental em escola pública. São oito grupos de concorrência neste processo seletivo, por isso é muito importante que os candidatos façam a leitura atenta do edital para não errarem no momento da inscrição.
Forma de seleção
Os(as) candidatos(as) serão classificados(as) por ordem decrescente do percentual de pontos obtidos neste processo seletivo, observando-se o número de vagas ofertadas.
Para candidatos concluintes do Ensino Médio, a seleção ocorrerá por meio da média das notas obtidas em todos os blocos do ENEM, incluindo a nota obtida na redação. Para os portadores de diploma, será considerada a média das notas obtidas em cada semestre de curso.
Resultados
De acordo com o cronograma, o resultado preliminar está previsto para o dia 30 de junho e o resultado definitivo para o dia 2 de julho, após o período para interposição de recurso contra o resultado preliminar. Ambos serão divulgados na página de ingresso do IFTM.
Para mais informações sobre o processo seletivo, leia a íntegra do edital na página de ingresso do IFTM.
Notícias relacionadas
- Publicado edital do processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos concomitantes do IFTM para o 2º semestre de 2025
- IFTM Campus Uberaba oferece 300 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional, com inscrições abertas até amanhã, 22 de abril
- IFTM Campus Uberaba está com inscrições abertas para Mestrado Profissional em Educação Tecnológica
- IFTM Campus Uberaba abre inscrições para seleção de estudantes especiais no Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos
- Prorrogadas as inscrições do processo seletivo para Estágio Curricular Supervisionado no IFTM Campus Uberaba
- Inscrições para o Mestrado Profissional em Produção Vegetal do IFTM Campus Uberaba seguem abertas até o dia 13 de janeiro