mec

Prêmio MEC: 22% dos estudantes premiados são de Institutos Federais

Dos 54 estudantes reconhecidos no Prêmio MEC da Educação Brasileira, 12 são de Institutos Federais. Nordeste foi a Região que teve mais estudantes de IFs reconhecidos na premiação
Publicado em 18/08/2025 16:00 Atualizado em 18/08/2025 16:43
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia colorida do recebimento de premiação de aluna de Instituto Federal no Prêmio MEC da Educação Brasileira
Fotografia colorida do recebimento de premiação de aluna de Instituto Federal no Prêmio MEC da Educação Brasileira
Crédito: Divulgação/MEC

O Ministério da Educação (MEC) premiou 12 estudantes de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) na categoria Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do Prêmio MEC da Educação Brasileira. O número corresponde a 22% do total de 54 alunos que receberam medalhas pelo bom desempenho na redação do exame. A lista de premiados está disponível no portal do MEC. 

A Região Nordeste foi a que teve mais estados com estudantes de Institutos Federais premiados, com cinco estados. Já nas Regiões Norte, Sudeste e Sul, dois estados foram representados por estudantes de IFs na premiação, que reconheceu 116 premiados, entre redes públicas de ensino estaduais e municipais, escolas e estudantes de todo o país. 

O Brasil conta com 38 IFs presentes em todos estados e no Distrito Federal, o que totaliza mais de 600 campi. Eles oferecem qualificação profissional, cursos técnicos, cursos superiores e de pós-graduação a 1,8 milhão de estudantes. Os IFs são referência na oferta do ensino médio integrado ao curso técnico.

Além dos estudantes, também foram premiados quatro estados, 35 municípios e 20 escolas. Ao todo foram entregues 62 troféus e 54 medalhas em oito categorias: Educação Infantil; Alfabetização; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio; Enem; Educação em Tempo Integral; e Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Além disso, foram homenageados 49 professores que acompanham suas escolas e municípios premiados.  

Seleção dos premiados – Os vencedores da edição de 2025 do Prêmio MEC da Educação Brasileira foram selecionados com base em indicadores oficiais da educação básica, como o Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Avaliação da Alfabetização e o Enem, além do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todas as análises foram realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sem abertura de editais ou inscrição prévia.    

Prêmios– Troféus, medalhas, certificados e valores em dinheiro foram entregues a estados, municípios, escolas e estudantes. Os recursos deverão ser utilizados pelos entes federativos e escolas para melhorias de infraestrutura escolar, reconhecimento e valorização dos profissionais da educação, entre outros. Os recursos serão repassados conforme regulamento específico: para estados e municípios, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR); e, para as escolas, pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com prestação de contas prevista no âmbito dos programas.   

Conheça todos os agraciados do Prêmio MEC  

Fonte: Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Setec 

Tags: ENEM
Compartilhe:

Notícias relacionadas