Publicação

IFTM apresenta sua história: capítulo sobre o Instituto Federal do Triângulo Mineiro integra coleção nacional

Lançamento da coleção de cinco volumes em Brasília celebra quase dois séculos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com destaque para o trabalho de 140 autores
Publicado em 10/10/2025 16:40 Atualizado em 10/10/2025 16:43
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia colorida da coletânea “Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: quase dois séculos mudando o Brasil”
Fotografia colorida da coletânea “Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: quase dois séculos mudando o Brasil”
Crédito: Danilo Almeida - Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM

A história de quase dois séculos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) foi celebrada em grande estilo no dia 9 de outubro, em Brasília (DF), com o lançamento da coleção “Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: quase dois séculos mudando o Brasil”. O evento, realizado durante a 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), reuniu dirigentes, autores e entusiastas da EPT.

A coletânea, organizada e produzida pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), é dividida em cinco volumes regionais, um para cada macrorregião do Brasil, destacando a capilaridade e o processo de interiorização da Rede. O lançamento marca a materialização de uma memória compartilhada que conecta a tradição e a inovação da política pública educacional.

IFTM encerra o volume da Região Sudeste

O Volume 1 da coletânea traz os textos das instituições da Região Sudeste, que tem seu encerramento com o capítulo “Gênese e memórias do Instituto Federal do Triângulo Mineiro”. O texto, de autoria dos servidores do IFTM Caio Resende, Danilo Silva de Almeida, Ednaldo Gonçalves Coutinho, Geandre de Carvalho Oliveira, Mariângela Castejon e Marvile Palis Costa Oliveira, apresenta a história da instituição, que teve início há mais de 70 anos.

O capítulo resgata a trajetória de criação e expansão do IFTM, identificando as escolhas, as dificuldades enfrentadas e os avanços pelos quais a instituição passou. Ele narra o surgimento e a consolidação de cada unidade que formaria o Instituto como é conhecido hoje, além de apresentar um panorama do futuro da instituição.

O coordenador de Comunicação Social do IFTM e um dos autores, Danilo Almeida, esteve presente no lançamento, representando a equipe. Ele reforçou a importância da obra para o registro da história dessas instituições. "É a partir da história que entendemos como chegamos até aqui e como podemos encontrar o melhor caminho para seguir em frente. No texto, são citados os desafios políticos e os contextos socioeconômicos nos quais o IFTM e as demais instituições da Rede se desenvolveram enquanto proporcionavam oportunidades de desenvolvimento social por meio da oferta educacional gratuita", afirmou. A participação no projeto, segundo ele, alinha-se às diretrizes de preservação da memória institucional que compõem a Política de Comunicação do IFTM.

Lançamento em números expressivos

O intenso trabalho de produção da coleção foi ressaltado por Lorena Rosa, Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, que comandou o lançamento. Ela destacou o engajamento coletivo: “mais de 140 pessoas se engajaram na escrita dos capítulos. Foram 20 meses de trabalho, entre o primeiro convite e a finalização dos cinco volumes regionais. Nesse percurso, reunimos 41 capítulos, 1.200 imagens e 33 mapas!”.

A coedição da obra envolveu a Editora IFG e outras sete editoras parceiras da Rede Federal (Colégio Pedro II, IFES, IF Goiano, IFMA, IFPB, IFSul e IFPA), constituindo um verdadeiro projeto em rede. A identidade gráfica da coletânea foi inspirada em espécies arbóreas brasileiras, simbolizando a diversidade e a longevidade da Rede, sendo o Jequitibá a inspiração para o volume Sudeste.

O Secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Marcelo Bregagnoli, saudou os autores e reforçou o papel transformador dos Institutos Federais: “todas as instituições da Rede Federal têm feito a diferença na vida de milhares de famílias Brasil afora.” E completou dizendo que “projetos se transformam em vidas e vidas se transformam em projetos”, destacando a atuação dos Institutos junto às comunidades.

Acesso à coleção

Com recursos da Setec/MEC, a coleção será distribuída com 5 mil exemplares impressos para as bibliotecas dos Institutos Federais, Cefets e Colégio Pedro II. A versão digital possui licença aberta e já está acessível nos repositórios das instituições.

A coleção completa já poderá ser acessada nos sites das editoras de todas as instituições da Rede Federal. No site do IFTM, ela estará disponível na seção de livros da página da Editora IFTM. As obras podem ser encontradas na página eletrônica da Editora do Instituto Federal de Goiás.

O lançamento durante a SNEPT reforça o vínculo entre o passado e o futuro da educação tecnológica, mostrando que as juventudes que hoje inovam são herdeiras de uma tradição educacional iniciada em 1909 e que até hoje transforma o país.


 

Compartilhe:

Notícias relacionadas