PUBLICAÇÃO

Campus Ituiutaba: Estudantes publicam artigos em revista científica e se destacam na produção acadêmica

Estudantes do IFTM Campus Ituiutaba têm artigos publicados na Revista Brasileira de Educação e Cultura, destacando o protagonismo juvenil e o compromisso da instituição com a pesquisa científica.
Publicado em 23/10/2025 15:36 Atualizado em 23/10/2025 15:36
Compartilhe:
Compartilhe:
Os três estudantes e o professor posam sorrindo para a foto na sala de reunião do campus. Os estudantes vestem uniformes do IFTM e estão ao lado do professor, que usa camisa social clara e calça bege. Ao fundo, há mesas, cadeiras e quadros com fotos do campus na parede.
Os três estudantes e o professor posam sorrindo para a foto na sala de reunião do campus. Os estudantes vestem uniformes do IFTM e estão ao lado do professor, que usa camisa social clara e calça bege. Ao fundo, há mesas, cadeiras e quadros com fotos do campus na parede.
Crédito: Direção-geral IFTM Campus Ituiutaba

Dois trabalhos desenvolvidos por estudantes do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Ituiutaba foram recentemente publicados na Revista Brasileira de Educação e Cultura (v.16, n.1 e n.2, 2025), periódico acadêmico do Centro de Ensino Superior de São Gotardo. A conquista representa um marco importante na trajetória formativa dos alunos e reforça o compromisso do IFTM com a pesquisa científica, a reflexão crítica e a produção de conhecimento na educação básica e técnica.

Os artigos, intitulados “Inclusão no Ensino de Matemática no Pós-Pandemia: políticas públicas, recursos pedagógicos e formação docente” e “Escola no Campo, Vozes Silenciadas: um estudo sobre a educação dos trabalhadores rurais em Ituiutaba/MG”, foram elaborados no âmbito de projetos de pesquisa orientados pelo professor Dr. Marco Antônio Franco do Amaral, docente do campus e pesquisador na área de Educação.

No primeiro trabalho, os estudantes Pedro Henrick Souza Silva e Thaylla Cristinny Santana Coelho, do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, analisam os desafios da inclusão no ensino de Matemática após a pandemia. O artigo discute o papel das políticas públicas, a importância da formação docente e o uso de recursos pedagógicos acessíveis para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva. O estudo evidencia o quanto a ciência e a tecnologia podem contribuir para a construção de práticas pedagógicas mais equitativas e transformadoras.

Já o segundo artigo, assinado pelo estudante José Jovino da Silva Neto, também do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, investiga os processos de escolarização de trabalhadores rurais em Ituiutaba (MG) e propõe reflexões sobre a valorização dos saberes do campo e o direito à educação. O trabalho traz uma perspectiva humanista e crítica sobre as desigualdades históricas entre o meio rural e o urbano, apontando caminhos para uma educação mais justa e contextualizada.

De acordo com o professor Marco Amaral, orientador das pesquisas, a publicação dos artigos em uma revista científica indexada “demonstra a capacidade dos nossos estudantes de pensar a educação de forma ampla, crítica e socialmente comprometida, dialogando com temas atuais e relevantes para o país”.

Além do reconhecimento individual, as publicações evidenciam a força da iniciação científica no IFTM e o papel da instituição na formação de jovens pesquisadores capazes de articular teoria e prática. As produções são resultado do envolvimento dos estudantes em projetos de pesquisa financiados por editais internos, que estimulam o desenvolvimento de investigações voltadas às realidades locais e regionais.

O diretor-geral do Campus Ituiutaba, professor Jacson Hudson Ferreira, destaca que conquistas como essa “refletem a missão do IFTM de promover uma educação pública, gratuita e de excelência, que forma cidadãos conscientes e preparados para transformar a sociedade por meio do conhecimento científico”.

A presença de estudantes do ensino técnico em uma revista científica nacional reforça a qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido no campus e a importância de se criar espaços de escuta, escrita e protagonismo juvenil dentro da educação profissional e tecnológica.

Compartilhe:

Notícias relacionadas