Editora

Editora IFTM: novo Conselho Editorial inicia Biênio 2025-2027

O Conselho Editorial possui um papel estratégico e indispensável para qualidade e credibilidade das publicações no IFTM
Publicado em 18/11/2025 15:20 Atualizado em 18/11/2025 15:27
Compartilhe:
Compartilhe:
Primeira  reunião do novo Conselho Editorial do IFTM
Primeira reunião do novo Conselho Editorial do IFTM
Crédito: Acervo pessoal - Mariângela Castejon

A Editora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) iniciou, de forma oficial, o trabalho de seu novo Conselho Editorial para o biênio 2025-2027. A nova composição, nomeada pela PORTARIA / REI Nº 1564 DE 24 de setembro de 2025 - REITORIA, se reuniu pela primeira vez ontem, 17 de novembro, para dar seguimento às atividades editoriais da instituição.

A reunião, realizada remotamente, foi marcada pela apresentação formal dos novos membros, destacando o caminho a ser trilhado pelo IFTM no fortalecimento da disseminação científica e cultural. O professor Wesley Antônio Gonçalves relata que “Participar do Conselho Editorial da Editora IFTM representa a continuidade natural de uma trajetória construída com profundo respeito à pesquisa científica, à ética e ao rigor acadêmico, aproveitando minha experiência já consolidada em docência e em avaliação institucional.” Gonçalves conclui que suas expectativas são de “colaborar de forma efetiva no aprimoramento das políticas editoriais e incentivar à divulgação do conhecimento produzido na área da Ciência Social Aplicada.”

O Conselho Editorial é o órgão colegiado de caráter consultivo, propositivo e deliberativo, responsável por propor e executar a política editorial da Editora IFTM. É composto por conselheiros titulares e suplentes, e também por membros natos. Carlos Paula Lemos, conselheiro desde 2023, diz que a experiência de estar no conselho tem sido muito enriquecedora: “Tem me ajudado inclusive nas próprias disciplinas e orientações de TCC. A difusão da ciência é muito importante e a editora é o caminho mais direto pra gente fazer isso. Além disso, a própria condução das reuniões é muito interessante. Os conselheiros tentam sempre contribuir de forma bem eficiente com as questões editoriais. A gente tem alguns desafios, por ser um trabalho voluntário, interdependente e que depende de muitas outras ações. Mas a gente tem tido um sucesso. A gente espera sempre contribuir com toda a comunidade para que ela entenda esse papel da editora junto à missão do próprio Instituto Federal de Ciência e Tecnologia. A missão dos dois andam em conjunto."

Com um mandato de dois anos, a principal missão do Conselho Editorial é guiar a atuação da Editora. Suas competências essenciais incluem: definir e aprovar a Política Editorial da Editora IFTM, estabelecendo as diretrizes para todas as publicações; aprovar as propostas de publicação submetidas, garantindo sua relevância e adequação; avaliar e supervisionar as publicações; e acompanhar as atividades desenvolvidas pela Editora.

Fernanda Faustino discorre que “Esse grupo é ativo dentro da instituição e fazer parte dele é muito gratificante. Como bibliotecária, considero que é uma oportunidade de demonstrar meu trabalho, sendo que minha contribuição vai além das demandas técnicas, pois agrega valor e qualidade às publicações produzidas em nossa instituição.”

Com a posse da nova composição, a Editora IFTM reforça seu compromisso com a disseminação do conhecimento científico, técnico e cultural produzido no IFTM. A coordenadora e presidente do Conselho Editorial, Mariângela Castejon, destaca a importância do papel deste conselho na promoção do saber acadêmico: “A constituição do Conselho marca um momento de valorização dos esforços coletivos em prol da divulgação científica e cultural no IFTM”.

Tags: EDITORA
Compartilhe:

Notícias relacionadas