Editora

Editora IFTM: novo Conselho Editorial inicia Biênio 2025-2027

O Conselho Editorial possui um papel estratégico e indispensável para qualidade e credibilidade das publicações no IFTM
Publicado em 18/11/2025 15:20 Atualizado em 19/11/2025 16:04
Compartilhe:
Compartilhe:
Primeira  reunião do novo Conselho Editorial do IFTM
Primeira reunião do novo Conselho Editorial do IFTM
Crédito: Acervo pessoal - Mariângela Castejon

A Editora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) iniciou, de forma oficial, o trabalho de seu novo Conselho Editorial para o biênio 2025-2027. A nova composição, nomeada pela PORTARIA / REI Nº 1564 DE 24 de setembro de 2025 - REITORIA, se reuniu pela primeira vez ontem, 17 de novembro, para dar seguimento às atividades editoriais da instituição.

A reunião, realizada remotamente, foi marcada pela apresentação formal dos novos membros, destacando o caminho a ser trilhado pelo IFTM no fortalecimento da disseminação científica e cultural. O professor Wesley Antônio Gonçalves relata que “Participar do Conselho Editorial da Editora IFTM representa a continuidade natural de uma trajetória construída com profundo respeito à pesquisa científica, à ética e ao rigor acadêmico, aproveitando minha experiência já consolidada em docência e em avaliação institucional.” Gonçalves conclui que suas expectativas são de “colaborar de forma efetiva no aprimoramento das políticas editoriais e incentivar à divulgação do conhecimento produzido na área da Ciência Social Aplicada.”

O Conselho Editorial é o órgão colegiado de caráter consultivo, propositivo e deliberativo, responsável por propor e executar a política editorial da Editora IFTM. É composto por conselheiros titulares e suplentes, e também por membros natos. Carlos Paula Lemos, conselheiro desde 2023, diz que a experiência de estar no conselho tem sido muito enriquecedora: “Tem me ajudado inclusive nas próprias disciplinas e orientações de TCC. A difusão da ciência é muito importante e a editora é o caminho mais direto pra gente fazer isso. Além disso, a própria condução das reuniões é muito interessante. Os conselheiros tentam sempre contribuir de forma bem eficiente com as questões editoriais. A gente tem alguns desafios, por ser um trabalho voluntário, interdependente e que depende de muitas outras ações. Mas a gente tem tido um sucesso. A gente espera sempre contribuir com toda a comunidade para que ela entenda esse papel da editora junto à missão do próprio Instituto Federal de Ciência e Tecnologia. A missão dos dois andam em conjunto."

Com um mandato de dois anos, a principal missão do Conselho Editorial é guiar a atuação da Editora. Suas competências essenciais incluem: definir e aprovar a Política Editorial da Editora IFTM, estabelecendo as diretrizes para todas as publicações; aprovar as propostas de publicação submetidas, garantindo sua relevância e adequação; avaliar e supervisionar as publicações; e acompanhar as atividades desenvolvidas pela Editora.

Fernanda Faustino discorre que “Esse grupo é ativo dentro da instituição e fazer parte dele é muito gratificante. Como bibliotecária, considero que é uma oportunidade de demonstrar meu trabalho, sendo que minha contribuição vai além das demandas técnicas, pois agrega valor e qualidade às publicações produzidas em nossa instituição.” A conselheira Gyzely Suely Lima complementa que “A experiência de participar do Conselho Editorial enriquece nossa percepção como pesquisadores na tarefa da divulgação científica ao conhecer detalhadamente os processos de publicação em diferentes canais, especialmente no formato de periódicos e livros. Durante esse trabalho colaborativo, percebi a relevância de oferecer oportunidades de formação para nossa comunidade acadêmica que tem efetivamente participado das ações do projeto Editora Capacita.”

Com a posse da nova composição, a Editora IFTM reforça seu compromisso com a disseminação do conhecimento científico, técnico e cultural produzido no IFTM. A coordenadora e presidente do Conselho Editorial, Mariângela Castejon, destaca a importância do papel deste conselho na promoção do saber acadêmico: “A constituição do Conselho marca um momento de valorização dos esforços coletivos em prol da divulgação científica e cultural no IFTM”.

Tags: EDITORA
Compartilhe:

Notícias relacionadas