Editora IFTM celebra a inovação com obra sobre projeto educacional do IFTM Campus Uberlândia Centro
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos/ Cinthia Franzin
A Editora do IFTM realizou, no dia 17 de setembro, em Uberlândia, o lançamento do livro "Caminhos da Politecnia: as UCPs no IFTM Campus Uberlândia Centro. A obra inaugura a série de publicações aprovadas pelo Edital de Demanda Espontânea de 2024, da Editora IFTM, que selecionou propostas inéditas com potencial para ampliar o acervo de conhecimento da instituição e da sociedade. A cerimônia de lançamento foi realizada no espaço Jardim Gastronomia e contou com a presença de servidores, estudantes, familiares e convidados, em um ambiente marcado pela celebração e pelo reconhecimento.
Neste primeiro lançamento, a Editora apresentou as Unidades Curriculares Politécnicas (UCPs), iniciativa pedagógica inovadora desenvolvida no Campus Uberlândia Centro. Organizado pelos professores Daniela Portes Leal Ferreira, Samira Daura Botelho, Breno Augusto de Oliveira Silva e Márcio Bonesso, o livro conta com 12 capítulos de autores variados, sendo que o primeiro aborda como se deu a criação das UCPs, da ideia à realização, e os demais relatam experiências de Unidades específicas. A publicação é resultado de um esforço coletivo que reuniu docentes, estudantes e técnicos do IFTM e pode ser acessada gratuitamente no catálogo de livros da Editora IFTM (https://editora.iftm.edu.br/index.php/editora/catalog/view/13/15/330).
As Unidades Curriculares Politécnicas constituem um eixo essencial da proposta pedagógica do IFTM Campus Uberlândia Centro. Ao promover a integração de saberes e a flexibilização curricular, colocam o estudante como protagonista de sua trajetória acadêmica. A proposta das UCPs é que professores de áreas distintas se reúnam para ofertar um conteúdo diferente daquele presente no currículo tradicional. As Unidades têm diferentes tempos de duração e os próprios estudantes podem se inscrever naquelas que mais despertam os seus interesses, sendo que numa mesma UCP pode haver alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio Integrado.
O estudante Ryan Lastier Moraes, do Campus Uberlândia Centro, que participou da cerimônia de lançamento, sintetiza o impacto da experiência: “Na minha opinião, as UCPs representam a liberdade de expressão e diversidade em nosso Campus. Elas são mais que uma oportunidade de aprender algo novo, mas, sim, um momento de abrir a visão para novas perspectivas, vivências e conceitos”, afirma.
Exemplos de UCPs
O livro relata a proposta de várias UCPs, entre elas “Pensamento Computacional: lógica matemática e programação integradas”, abordada no capítulo 4 da obra. Essa UCP integrou de forma interdisciplinar as áreas de Matemática e Computação e seu propósito foi “desenvolver nos estudantes o pensamento computacional, o raciocínio lógico e a capacidade de reconhecer e analisar sentenças dedutivas com clareza e precisão”, conforme descrito no capítulo.
Já a UCP “Introdução à Astronomia”, abordada no capítulo 6, reuniu professores das áreas de Física, Filosofia e Geografia e um dos temas trabalhados na unidade foi a diferença entre astronomia e astrologia. A partir desse gancho, os professores envolvidos trabalharam a diferença entre conhecimento científico e não-científico. A UCP ainda abordou temas como os movimentos da terra (translação, rotação, etc) e teorias físicas como os movimentos dos planetas, trazendo à baila as Leis de Kepler e as Leis de Newton para gravitação universal.
A metodologia, apresentada em Caminhos da Politecnia, reflete o compromisso do IFTM com uma formação que vai além da preparação para o mercado de trabalho, estimulando pensamento crítico, criatividade e capacidade de adaptação. Ao longo da obra, o leitor pode conhecer a proposta de mais de 10 UCPs ofertadas no Campus Uberlândia Centro desde 2020.
“...as UCPs promovem experiências educacionais em que as relações entre professores e alunos, bem como entre os próprios alunos, se tornam protagonistas. Elas buscam superar as estruturas rígidas e militarizadas da divisão espaço-tem-poral das salas de aula, as grades curriculares, os conteúdos segmentados das disciplinas, os exames tradicionais e a meritocracia das avaliações, além das práticas de ensalamento e serialização”, contam Daniela Portes e Márcio Bonesse no capítulo introdutório do livro.
Sobre a Editora IFTM
A Editora IFTM tem como missão promover a publicação e a difusão de produções científicas, acadêmicas, artísticas, culturais e tecnológicas, reafirmando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Ao incentivar a produção de conhecimento e assegurar acesso público e gratuito às obras, a Editora se consolida como agente fundamental na democratização do saber e no fortalecimento da cultura de pesquisa, inovação e desenvolvimento socialmente inclusivo e sustentável.
Foram aprovadas seis obras no edital de demanda espontânea publicado em 2024. As demais obras serão lançadas nos próximos meses. A Editora IFTM está com edital de 2025 aberto para recebimento de obras a´té o dia 31 de outubro.
Matéria elaborada pela estagiária de Comunicação, Sofia Bretas supervisionada pelo jornalista Guilherme Brasil.
Notícias relacionadas
- IFTM celebra o conhecimento com lançamento de novos livros digitais
- Vem aí a segunda edição do “Universo IFTM”, uma união dos eventos de ensino, pesquisa, inovação e extensão
- Qualificação e Conhecimento: IFTM encerra primeiras ações do Editora Capacita 2025 e anuncia continuação da programação
- IFTM lança programação 2025 do “Editora Capacita” para ciclo de formações em produção e publicação científica