Abertas as inscrições do processo eleitoral para escolha dos novos membros do Conselho Superior (CONSUP) do IFTM
Crédito: Alex Modolo - Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) anuncia a abertura do processo eleitoral para a escolha dos novos membros de seu Conselho Superior (CONSUP). O órgão, de caráter consultivo e deliberativo, é a instância máxima da instituição, responsável por analisar e regular as diretrizes acadêmicas e administrativas, zelando pela excelência educativa.
O novo mandato terá duração de três anos (no período de março de 2026 a março de 2029). Estão em disputa vagas para representantes de quatro categorias da comunidade:
Docentes: 3 titulares e 3 suplentes;
Técnico-administrativos: 3 titulares e 3 suplentes;
Discentes: 3 titulares e 3 suplentes;
Egressos: 2 titulares e 2 suplentes.
Inscrições e requisitos
Os interessados em se candidatar devem enviar a ficha de inscrição (Anexo II do edital) devidamente assinada para o e-mail dri@iftm.edu.br. No caso dos egressos, é necessário anexar um documento que comprove a conclusão de curso regular no IFTM.
Podem se candidatar servidores docentes e técnico-administrativos do quadro permanente (que não estejam afastados da instituição por período superior a 90 (noventa) dias, não ocupem cargos de direção ou funções gratificadas e não sejam membros representantes no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) ou no Conselho Gestor de campus), estudantes regularmente matriculados com mais de 16 anos e egressos que não possuam vínculo funcional ou estudantil vigente com o instituto.
Votação eletrônica
A votação será direta e secreta, realizada de forma virtual por meio do sistema Helios Voting, acessível pelo Virtual IF.
Para garantir a ampla participação, os eleitores que tiverem dificuldade de acesso à internet poderão solicitar o uso de equipamentos nas dependências de cada campus ou da Reitoria. Vale lembrar que cada eleitor só pode votar em candidatos de sua própria categoria (docente vota em docente, discente em discente, etc.).
Campanha e resultados
A campanha eleitoral deve seguir rigorosamente as normas do edital, sendo permitida a divulgação por e-mail institucional (com limites de texto e vídeo) e redes sociais. O descumprimento das regras pode acarretar em advertência pública ou cassação da candidatura.
A apuração será feita de forma automatizada pelo sistema Helios Voting. Na composição final do Conselho Superior será observado, além do resultado do processo eleitoral, a regra de que cada campus ou Reitoria tenha, no máximo, um representante por categoria (com exceção dos egressos). Em caso de empate, o edital estabelece critérios como rendimento acadêmico (para alunos) e tempo de instituição ou avaliação de desempenho (para servidores).
Cronograma e informações
Para conferir as datas detalhadas e mais informações sobre o processo eleitoral, os interessados devem consultar o edital completo, disponível na página de editais do IFTM.
Notícias relacionadas
- Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte completa 15 anos; inscrições até 20/02
- CAPES seleciona professores de Física para visita ao CERN, na Suíça
- Sua entidade no Conselho Superior (CONSUP) do IFTM: chamada pública convida sociedade civil para participar da gestão institucional
- Cursos de idiomas do IFTM Campus Uberaba ofertam mais de 100 vagas nos níveis pré-intermediário e intermediário em 2026
- IFTM Campus Uberaba está com inscrições abertas para cursos de idiomas no nível iniciante
- Abertas as inscrições para seleção de Coordenador de Curso, Coordenador de Plataforma e Tutor para o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Português como Língua Adicional (PLA) em Rede
